CUIABÁ

Vereador Marcrean realiza audiência pública para discutir rebaixamento da fiação elétrica e de telefonia no Centro Histórico

14/06/2024
Vereador Marcrean realiza audiência pública para discutir rebaixamento da fiação elétrica e de telefonia no Centro Histórico
O vereador Marcrean Santos (MDB) convida toda a sociedade para participar da audiência pública para debater o rebaixamento da rede elétrica e de telefonia do Centro Histórico de Cuiabá. A audiência será realizada na segunda-feira (17/06), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Cuiabá.
O parlamentar destaca que essa discussão já foi feita em outros momentos, mas nenhuma medida concreta foi tomada. Marcrean chegou a apresentar um projeto de lei que obrigava a concessionária de energia elétrica Energisa a retirar todos os postes e fiação aérea transferindo para um sistema subterrâneo de cabeamento. O projeto tinha como base os trabalhos técnicos do Instituto de Planejamento Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU) e uma tese de pós-graduação do economista Luiz Alberto Gomes.
“É fato que alguma coisa precisa ser feita. O Centro Histórico precisa ser valorizado e o rebaixamento da fiação e retirada dos postes pode ser um grande passo neste sentido”, destaca o parlamentar.
Marcrean reforça que o rebaixamento da rede elétrica e demais fiações das operadoras de telefonia, além de resolver a poluição visual do Centro Histórico de Cuiabá, também é uma garantia de segurança para a população.
“Vamos conseguir evitar interrupção do fornecimento de energia devido à queda de galhos na rede elétrica, além de ampliar o espaço de circulação nas calçadas com a remoção de postes, dando mais segurança para os pedestres”, acrescenta.
O vereador acrescenta que a medida também vai favorecer o comércio, que terá suas fachadas mais expostas. Além que a medida também deve atrair mais pessoas para o centro comercial da capital.
A proposta é abordar estratégias juntamente com o Executivo Municipal, autoridades estaduais, Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e toda a sociedade cuiabana, bem como traçar metas e alcançar possíveis soluções.&nbsp
“O projeto de rebaixamento da rede elétrica na área central da cidade de Cuiabá é antigo, debatido pela prefeitura de Cuiabá desde a década de 1990. Também está previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá em 2007 e ganhou fôlego com o lançamento do Programa de Aceleração de Crescimento – Cidades Históricas. Entretanto, é preciso dar uma encaminhamento prático para que este trabalho se torne realidade”, finaliza.
CONVIDADOS
O vereador Marcrean reforçou que convidou todos os envolvidos direta e indiretamente na questão para participarem da audiência pública, que é aberta a toda a sociedade. “Temos que unir conhecimento, unir forças, para conseguirmos avançar, para alcançarmos melhorias”.
Entre os convidados estão o senador Jayme Campos, o deputado federal Emanuelzinho, os deputados estaduais Júlio Campos e Wilson Santos. Foram convidados representantes&nbsp Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), do Muxirum Cuiabano, dos cursos de Urbanismo e Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade de Cuiabá (Unic) e da Universidade de Várzea Grande (Univag), das secretariais municipal e estadual de Cultura, da secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária, do IPDU, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, da Energisa, do Ministério da Cultura, da Petrobrás, das empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e OI, da Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab),&nbsp da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam) e Instituto Cidade Legal.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Promotor valida atendimento por demanda espontânea nas UBS para desafogar UPAs
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura reforça rede de acompanhamento a adolescentes em medidas socioeducativas

A integração entre os serviços da assistência social e o fortalecimento das ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foram os principais temas debatidos durante a Reunião Ampliada “Adolescência: um Compromisso de Todos, Avanços e Desafios da PSC”, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. O encontro ocorreu na quarta-feira (3), no auditório da pasta, reunindo profissionais que atuam diretamente na execução da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

A atividade reuniu representantes dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais profissionais da rede socioassistencial para discutir estratégias de atendimento, alinhar procedimentos e compartilhar experiências relacionadas ao acompanhamento de adolescentes encaminhados pela Justiça para o cumprimento de medidas em meio aberto.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o município mantém uma atuação articulada entre as políticas de assistência social, saúde e educação para garantir acompanhamento aos adolescentes e suas famílias.

“As medidas socioeducativas são acompanhadas pelas equipes técnicas dos CREAS, que desenvolvem um trabalho contínuo de orientação, apoio e fortalecimento de vínculos”, disse, ressaltando a busca por parcerias voltadas à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho, incluindo ações do Programa Acessuas Trabalho, que oferece oficinas e orientações relacionadas ao mundo do trabalho.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá promove ação de saúde para idosos no CCI Padre Firmo

A palestrante e gerente do CREAS Norte, Vera Lúcia Martins Pereira, explicou que a reunião ampliada teve com

De acordo com ela, além dos 14 CRAS, o município conta atualmente com quatro Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), que atuam como unidades executoras da Prestação de Serviços à Comunidade. O alinhamento entre os profissionais busca garantir que os adolescentes cumpram as medidas determinadas pela Justiça de forma adequada e com acompanhamento técnico qualificado.o principal objetivo aproximar as equipes da Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica, fortalecendo a atuação conjunta entre CREAS e CRAS.

Durante a apresentação, Vera detalhou o fluxo de atendimento realizado pela rede. Após a determinação judicial, o adolescente é encaminhado ao CREAS, onde uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, pedagogo e orientador social elabora, juntamente com o jovem e sua família, o Plano Individual de Atendimento (PIA). Quando a medida aplicada é a Prestação de Serviços à Comunidade, o adolescente passa a desenvolver atividades supervisionadas em unidades do CRAS de seu território.

A psicóloga e gerente do CRAS Centro, Dariane Melo, ressaltou que o serviço de medidas socioeducativas conta com uma equipe técnica exclusiva responsável pelo atendimento dos adolescentes e de seus familiares. Ela explicou que, além do acompanhamento psicossocial, são realizados encaminhamentos para áreas como saúde, educação e qualificação profissional, em articulação com a rede de proteção e o Poder Judiciário.

Leia Também:  Gabinete Itinerante realiza 48 atendimentos e colhe reivindicações

Para Dariane, momentos de capacitação são fundamentais para a qualificação do serviço. “A assistência social não trabalha sozinha, trabalha com todos, e estar ali junto faz parte do processo de trabalho”, afirmou, ao destacar a importância da troca de experiências entre os profissionais que atuam diretamente no atendimento.

A perspectiva prática do trabalho desenvolvido nos territórios também foi abordada pelos participantes. O orientador social Marcelo Lima Martins, do CRAS Doutor Fábio, destacou que o acolhimento é um dos pilares do atendimento aos adolescentes. Segundo ele, compreender as particularidades de cada jovem e respeitar seu tempo são fatores essenciais para transformar o período de cumprimento da medida em uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

Na mesma linha, o gerente do CRAS Pedregal, João Vítor Souza dos Santos, afirmou que o maior desafio das equipes é conquistar a confiança dos adolescentes durante o primeiro contato. Ele destacou que o trabalho desenvolvido pelos profissionais busca identificar potencialidades e estimular habilidades que contribuam para a ressocialização e a construção de novas perspectivas de vida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA