CUIABÁ
Secretárias recebem homenagem das Vereadoras da Câmara de Cuiabá
Durante uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (12), no Teatro Zulmira Canavarros, as secretárias e adjuntas da Prefeitura de Cuiabá foram agraciadas com moção de aplausos em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março. A homenagem foi promovida pelas vereadoras da Câmara Municipal de Cuiabá.
As oito vereadoras da Casa escolheram 40 mulheres para serem homenageadas, considerando tanto personalidades públicas quanto anônimas que contribuem significativamente para a sociedade cuiabana. A vice-prefeita de Cuiabá e secretária de Assistência Social, Vânia Rosa, representou as secretárias do Poder Executivo Municipal.
“É um prazer estar aqui com mulheres poderosas de diversas áreas, seja do lar, da política ou de outras esferas. Acredito que todas nós somos poderosas em nossa essência como mulheres. Cada uma de nós tem um papel importante a desempenhar, seja no poder executivo, legislativo ou judiciário. É nosso dever usar nossa força para fazer a diferença na sociedade”, declarou a vice-prefeita.
A vereadora e primeira-dama, Samantha Iris, foi responsável pela entrega das homenagens e escolheu ressaltar o trabalho feminino no Executivo de Cuiabá.
“Quero homenagear todas as mulheres que estão fazendo a diferença em nossas comunidades e na política. Destaco a importância da união e da representatividade feminina nos espaços de poder. As mulheres têm muito a oferecer, e sua participação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Samantha Iris.
Entre as secretárias homenageadas, estavam: a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Vânia Rosa; secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; secretária de Educação, Evanilda Solange Dias; secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio; secretária da Mulher, Hadassa Suzannah; secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares; secretária de Saúde, Lucia Helena; e secretária de Segurança Pública, Francyanne Chaves.
Também foram homenageadas as secretárias-adjuntas: Michelle Dreher, Thania Zanette, Ana Paula Morelli de Sales, Stefanya Paiva, Vilmara Vidica e a coordenadora do projeto Siminina, Ivete Carneiro de Souza.
A iniciativa foi promovida pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, composta exclusivamente por mulheres, com a execução da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, presidente da Câmara, Paula Calil, e das vereadoras Michelly Alencar, Katiuscia Manteli, Baixinha, Maria Avalone, Mara Araújo e Maysa Leão.
“Ao destacar este momento, quero ressaltar um marco histórico que enche de orgulho nossa cidade. Este não é apenas um registro simbólico, mas uma demonstração concreta da valorização da mulher na política e da força feminina na construção de um futuro mais justo e representativo. Este evento serve como exemplo para mulheres de todo o país, mostrando que elas têm voz, vez e competência para transformar a realidade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Paula Calil.
#PraCegoVer
A imagem mostra a primeira-dama e vereadora, Samantha Iris, a secretária de Educação, Evanilda Solange Dias, a secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, e a secretária-adjunta de Educação, Vilmara Vidica, durante a solenidade de entrega da Moção de Aplausos no Teatro Zulmira Canavarros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Alunas participam de Aulão Especial de Ritbox e fortalece projeto esportivo
Mesmo com a baixa temperatura registrada em Cuiabá na noite desta terça-feira (12), mais de 30 mulheres participaram do aulão especial do Projeto Escola na Comunidade. A atividade reuniu mães e filhas, ex-alunas, estudantes e moradores da região na Escola Municipal Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista.
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o projeto é desenvolvido desde 2025 e tem ampliado o acesso da população às atividades esportivas e fortalecendo os laços entre a unidade de ensino e a comunidade.
Moradora do bairro Bela Vista, Márcia Rodrigues participa das atividades desde o início do projeto e destaca os benefícios conquistados ao longo desse período. “Estou desde o começo, quando iniciou no ano passado. A melhora foi em tudo, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Quando surge um projeto como esse, ajuda demais. Eu eliminei cinco quilos, isso conta muito”, comemorou.
Ela ressalta ainda que o projeto vai além da prática esportiva. “Aqui não é só a aula, é o vínculo, é amizade. A gente conhece as pessoas do bairro, cria laços. É maravilhoso. Agradeço aos professores que passaram pelo projeto, como o professor Vítor, no ano passado, e atualmente a professora Mayara”.
Também moradora da região, Milene de Oliveira destacou os impactos positivos para a saúde e para o convívio social. Segundo ela, o projeto se tornou uma importante opção de lazer saudável para a comunidade. “A gente faz funcional, trabalha perna, braço e abdômen. Agora tem o Ritbox, que é exercício no ritmo da música e ajuda a queimar mais calorias. A respiração melhora bastante, assim como o desenvolvimento do corpo”, relatou.
Além das aulas de treinamento funcional, o projeto oferece atividades de vôlei às segundas e terças-feiras, às 17h. Já o funcional ocorre às segundas e terças, das 18h às 21h, e às quintas-feiras, das 17h às 21h, na unidade escolar.
A profissional de educação física Mayara Nunes explica que atualmente as turmas atendem entre 30 e 35 participantes, com faixa etária a partir dos 10 anos. Entre os principais resultados observados estão a redução do sedentarismo, além da melhora na flexibilidade, autoestima e humor das participantes.
“Muitas relatam perda de peso, melhora na saúde e mais disposição no dia a dia. Trabalhamos o treinamento funcional em circuito. Elas pediram muito e eu trouxe a experiência com o Ritbox, que é uma dança ritmada com exercícios acompanhando a música. Está dando super certo”, destacou Mayara.
O diretor da escola, Luiz Cézar Sales, lembra que a unidade foi uma das primeiras a aderir à iniciativa. Segundo ele, o objetivo inicial era abrir a escola para fortalecer a integração com a comunidade. “No começo, a proposta ainda estava em fase de experimentação. O funcional foi pensado como uma atividade que pudesse atrair principalmente o público feminino, e o resultado foi um sucesso desde o início”, afirmou.
A iniciativa desenvolvida Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, sob liderança do secretário Jefferson Neves, atende cerca de 2 mil pessoas em diferentes unidades da rede municipal. A previsão é expandir o projeto para até 22 escolas ao longo do ano, ampliando o acesso ao esporte, à saúde e à qualidade de vida da população cuiabana.
Confira abaixo as unidades escolares que atendem o Projeto Escola na Comunidade:
- EMEB Antônia Tita Maciel
Segunda, quarta e quinta: 18h30 às 21h | Sábado: 8h às 10h
- EMEB Gracildes Melo
Terça e quinta: 18h às 22h | Sábado: 8h às 12h
- EMEB Lenine de Campos Póvoas
Terça e quinta: 18h às 22h | Sábado: 7h às 11h
- EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte
Segunda a sexta: 18h às 20h
- EMEB Maria Ambrosio Pommot
Segunda, terça e sexta: 18h às 22h
- EMEB Ten. Octacílio Sebastião Cruz
Terça e quinta: 18h às 22h | Sábado: 6h às 10h
- EMEB Tereza Benguela
Segunda a quinta: 18h às 20h30 | Sexta: 18h às 20h
- EMEB Prof. Zeferino Leite
Segunda, quarta e sexta: 18h às 20h30
- EMEB Prof. Tereza Lobo
Terça: funcional às 18h30 e vôlei às 19h30 | Quinta: funcional às 18h30 | Sexta: funcional às 18h30
- EMEB Jean Carlos Pinho Santos
Segunda: funcional das 18h às 20h | Terça: capoeira | Quarta: futsal | Quinta: capoeira das 19h às 21h | Sexta: funcional das 18h às 20h | Sábado: 8h às 10h
- EMEB Cel. Octayde Jorge da Silva
Terça e quinta: 18h às 22h | Sábado: 8h às 12h
- EMEB Madre Marta Cerutti
Segunda, terça e quinta: 18h às 22h
- EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo
Horários em reorganização
- EMEB Dr. Orlando Nigro
Horários em reorganização
- EMEB Prof. Firmo José Rodrigues
Terça e quinta: 18h às 22h | Sábado: 8h às 12h
- EMEB Senador Gastão de Matos Miller
Terça e quinta: 18h às 22h | Sábado: 7h às 11h
- EMEB Prof. Francisval de Brito
Segunda, terça, quarta e quinta: 18h às 21h
- EMEB Esmeralda
Terça e quinta: 17h30 às 21h | Sábado: 8h às 11h
- EMEB Jescelino Reiners
Terça, quarta e quinta: 19h às 21h
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
ECONOMIA7 dias atrásDescarbonização industrial entra em nova etapa com foco em projetos e investimentos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre consultas públicas para atualizar tratamento da leishmaniose visceral no SUS
