CUIABÁ

Secretaria Municipal da Mulher participa do lançamento da campanha Agosto Lilás

Publicados

em

A Secretaria Municipal da Mulher, participou na manhã de quarta-feira (3), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), do lançamento da campanha Agosto Lilás, em alusão ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulheres.

De acordo com a secretaria-adjunta da pasta da Mulher, Elis Regina Prates, a Lei Maria da Penha nasceu do clamor de uma mulher, que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica. Ela ainda destaca que o trabalho deve ser em conjunto com toda a rede de proteção e intensificada diariamente.

“Infelizmente nossa luta não é apenas no mês de agosto, são todos os dias, em que recebemos mulheres machucadas fisicamente e psicologicamente. Tirando os casos em que essas mulheres não tem nem a oportunidade de pedirem ajuda e são mortas. Por isso a importância de nos unirmos e trabalharmos por todas que precisam sair deste ciclo de violência”, afirma.

Leia Também:  Dídimo rebate insinuações de Abílio, mas adota tom conciliador com a Mesa Diretora da Câmara

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que na ocasião representou o presidente da instituição, Neurilan Fraga, destacou a importância da parceria da instituição com essa iniciativa, por se tratar de uma questão desafiadora e de conscientização. “Mato Grosso está à frente dos outros estados nessa questão. Há muitos desafios e a AMM é parceira para organizar de forma estruturada iniciativas que contribuam para o combate à violência. Gratidão pela parceria da Secretaria Municipal da Mulher”, destacou.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, essas ações buscam sensibilizar e conscientizar a sociedade, divulgando os serviços especializados da rede de enfretamento que já existe no município e os mecanismos de denúncia.

“Este evento é uma marca de que temos que estar juntos para solidificar, cada vez mais, as políticas públicas que estamos desenvolvendo para as mulheres, ainda mais no combate à violência contra a mulher”, finaliza.

Participaram do seminário a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher-CEDM-MT, Plantão de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes Sexuais-PVDM, Polícia Judiciaria Civil-PVDM e a Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá. Além da presença de representantes de diferentes instituições e parceria como o Tribunal de Justiça, Secretaria do Trabalho e Assistência Social-Setas e a Associação Mato-grossense dos Municípios.

Leia Também:  Projeto piloto do Plano Diretor Municipal de Arborização avança no bairro Dom Aquino

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Novo espaço do CEIC José Nicolau Pinto começa a atender 96 crianças

Publicados

em

O CEIC José Nicolau Pinto iniciou, nesta quarta-feira (2), o atendimento em sua nova sede, após a transferência para um espaço reformado e adaptado para receber as 96 crianças, com idades entre 1 e 3 anos, em período integral.

A mudança atende a uma determinação do prefeito Abilio Brunini e busca oferecer melhores condições para crianças e profissionais da unidade. A nova estrutura conta com ambientes mais amplos e arejados, banheiros e materiais adaptados à altura das crianças, além de uma cozinha ampliada e adequada para o preparo das refeições.

No primeiro dia de atendimento, a nova estrutura despertou a curiosidade e a alegria das crianças. Os preparativos para recebê-las deram um toque especial ao ambiente e também foram recebidos com entusiasmo pelas famílias.

“Eu, como mãe, gostei muito da alteração do CEIC. A instalação é ampla, os banheiros e materiais são adaptados para a altura das crianças, o local é arejado. O novo espaço também traz confiança e maior dignidade não só para os pequeninos, como também para os profissionais da educação, as professoras. Nossa comunidade realmente precisava dessa mudança. Está aprovada”, declarou Luísa Helena, mãe da pequena Lívia.

Natália Sibelis, mãe de um menino e uma menina da unidade, também aprovou a mudança. “É um espaço amplo e arejado, que foi adaptado para todas as crianças. Estou muito feliz que agora eles estão em um espaço digno, tanto as crianças como todos os colaboradores. Ficou muito bonito e bem organizado. Agradeço ao secretário Reginaldo Teixeira e ao prefeito Abilio pela atenção e por esse cuidado com todos nós”, declarou.

Leia Também:  Sine tem mais de 400 Vagas de Emprego que não exigem experiência e incluem salários de até R$ 4 mil

“Se o atendimento já era bom, será ainda melhor na nova unidade”, avaliou outra mãe.

Para seis crianças atípicas, a mudança provocou desconforto inicial. Segundo a diretora, Marioneth Ribeiro da Silva, o processo de adaptação à nova rotina deverá ocorrer de forma gradual, respeitando o tempo e as necessidades individuais de cada uma. “Fizemos o melhor possível. Está tudo lindo”, declarou.

A adaptação também envolve os profissionais da unidade. As Técnicas em Nutrição Escolar (TNEs) passaram pelos primeiros ajustes para acompanhar a nova dinâmica de atendimento e preparar as refeições na nova cozinha. “É para o bem de todos”, destacou uma das profissionais.

O secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, acompanhou o início das atividades e explicou que a antiga sede não apresentava as condições necessárias para o atendimento.

“Foi uma determinação do prefeito Abilio Brunini para que encontrássemos um espaço adequado. Depois de alguns meses de procura, ajustamos a mudança da Casa dos Conselhos, que já tinha interesse em retornar para o prédio do bairro Bandeirantes, e reformamos este espaço com as adaptações necessárias para receber as crianças da creche. Ficou um ambiente aconchegante e agradável tanto para o atendimento quanto para os profissionais que trabalham na unidade”, explicou o secretário.

Leia Também:  Lei que cria Semana Municipal de Conscientização sobre Cerol e Linha Chilena nas escolas públicas é aprovada em Cuiabá

A nova sede também marcou um reencontro com a história da unidade. Janete Griggi Taborelli, de 80 anos, foi a primeira diretora da antiga Escola Padre Agostinho Colli, onde também atuou como professora durante 31 anos.

Emocionada ao conhecer a nova estrutura, Janete relembrou os anos de dedicação à educação. “Ficou muito lindo. Gosto muito deste local, tenho boas lembranças da minha vida profissional. Foram muitos anos de dedicação, trabalhei na Pe. Agostinho Colli desde os meus 17 anos”, afirmou.

O encontro reuniu a primeira diretora do espaço e a atual diretora do CEIC, que hoje ocupa o prédio, simbolizando a continuidade da história construída no local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA