CUIABÁ
Provas do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Cuiabá serão domingo (18)
As provas do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Cuiabá serão realizadas no próximo domingo (18), a partir das 8h. Os locais de realização do certame serão informados diretamente aos candidatos. As inscrições, que encerram no dia 04 de junho, contabilizaram 362 candidatos aptos a participar do processo seletivo após apresentação da documentação necessária.
A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá (CMDCA).
O processo de escolha é composto por vária etapas, sendo finalizada a inscrição preliminar e agora será a fase da prova preambular objetiva, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Selecon. Feito isso, haverá a Inscrição Definitiva e Registro de Candidatura, Eleição, Avaliação Psicológica e Homologação do Resultado Final, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A documentação comprobatória dos requisitos para ingresso na função de membro do Conselho Tutelar será apresentada apenas pelos candidatos convocados para a Inscrição Definitiva e o Registro de Candidatura, a qual será apreciada pela Comissão Especial Eleitoral.
Ao todo, serão 60 vagas distribuídas por região, sendo dez para cada unidade.
O Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) convocará os candidatos para a realização da Prova Preambular Objetiva, conforme o Cronograma de Atividades previsto no Anexo II, oportunidade em que serão informados os locais de prova e demais informações pertinentes.
Até 18 de agosto de 2023, os locais e horários de votação serão divulgados por meio de edital complementar. Cuiabá/MT, 24 de abril de 2023.
Função Conselheiro Tutelar – O membro titular do Conselho Tutelar eleito cumprirá uma jornada de trabalho de 40 horas semanais (das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira), ressalvado o acréscimo desta em razão de eventual plantão realizado. Os candidatos poderão escolher somente uma região de concorrência para participar do Processo de Escolha.
Mais informações podem ser obtidas no edital anexo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá muda rotina de agentes de saúde devido ao calor extremo
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), determinou mudanças temporárias na rotina dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devido às condições climáticas adversas registradas no município.
A medida foi adotada após o Boletim Semanal VIGIAR nº 25/2026, emitido pela Vigilância em Saúde Ambiental, classificar as condições meteorológicas de Cuiabá como de perigo, em razão das altas temperaturas, da baixa umidade relativa do ar e dos elevados índices de radiação ultravioleta.
Com a nova orientação, as visitas domiciliares e demais atividades externas dos agentes deverão ser realizadas preferencialmente das 7h às 11h, período em que as temperaturas são mais amenas. A medida busca reduzir a exposição dos profissionais ao calor intenso e preservar a saúde dos trabalhadores.
No período da tarde, das 13h às 17h, os ACS deverão priorizar atividades internas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), incluindo ações administrativas, planejamento e qualificação do processo de trabalho.
Entre as tarefas previstas estão a atualização dos cadastros da população, a correção de inconsistências, a resolução de duplicidades, a atualização do CPF, a organização dos cadastros familiares e individuais e a conferência das informações dos domicílios e territórios.
Excepcionalmente, os agentes poderão acompanhar ações realizadas pelas equipes de Saúde da Família e eMulti no território, quando houver necessidade assistencial ou planejamento prévio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a reorganização temporária foi estabelecida para proteger os profissionais sem prejudicar a continuidade da assistência à população. A atualização dos cadastros também contribui para melhorar o planejamento das ações da Atenção Primária, o acompanhamento das famílias e a integração entre as equipes.
A orientação permanece válida enquanto persistirem as condições meteorológicas adversas e poderá ser revista conforme a atualização dos boletins emitidos pelos órgãos competentes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL6 dias atrásOperação Mandato Espúrio mira ex-dirigentes do IMAFIR-MT por transferências suspeitas de mais de R$ 1 milhão
-
POLICIAL6 dias atrásEx-diretor de entidade do agro recebeu R$ 774 mil em transferências, aponta investigação da Polícia Civil
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia apreende coleção de Rolex com suplente de deputado durante operação em Cuiabá
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCapivara Play faz sátira com Janaina Riva “Djogando” com eleitores de Lula e Bolsonaro – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro dispara na 1ª vaga e Janaína lidera a 2ª na disputa pelo Senado em MT

