CUIABÁ
Prefeitura promove Dia Mundial da Água com vasta programação
O Dia Mundial da Água celebrado em 22 de março será comemorado com uma vasta programação voltada para a reflexão sobre o assunto. Trata-se do Projeto Água Viva, idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMURB), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A maioria das que acontecerão no Parque das Águas.
Atividades alusivas ao tema já estão em andamento em parceria com outras secretarias municipais, como a Educação, que encampou a proposta para desenvolver o concurso de desenho para incentivar a conscientização ambiental nas escolas. Já na semana do Dia Mundial da Água as ações serão intensificadas, com palestras, exposições e oficinas.
O objetivo é sensibilizar comunidade em geral sobre a importância da água para a vida, estimular práticas de uso consciente, incentivar a participação da sociedade na conservação e “abordar a relação de uso consciente da água e divulgar informações sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos”, explicou de secretário adjunto de Meio Ambiente, Valdenir Piazza Topanotti, que também é arquiteto e urbanista. “Nosso público-alvo abrange os estudantes e a comunidade em geral. Todos nós temos responsabilidades com o Meio Ambiente”, frisa.
Especialmente no dia 22, haverá atividades lúdicas para as crianças no Parque das Águas. A ação proporciona um aprendizado interativo e divertido sobre o uso consciente dos recursos hídricos.
Em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria de Serviços Urbanos (Limpurb) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também serão desencadeadas ações de limpeza de área verde e plantio de mudas nativas e frutíferas da região.
A iniciativa, segundo Piazza, visa reforçar a relação entre a conservação dos espaços públicos urbanos naturais e o bem-estar da população, incentivando práticas sustentáveis que refletem sobre o solo, reduz a poluição e valoriza os recursos no ambiente urbano.
O secretário da SMURB, José Afonso Portocarrero, também defende mudanças de comportamentos da sociedade. “Ao proteger e recuperar, estaremos prevenindo impactos ambientais negativos. As pessoas precisam ter em mente que o Meio Ambiente é o reflexo das nossas ações. Essa conscientização é primordial para causarmos menos danos e colhermos melhorias”.
PREMIAÇÃO
Haverá premiações e medalhas para os 10 melhores trabalhos do concurso de desenhos das escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A definição dos melhores será feita por uma comissão envolvendo profissionais das Secretarias de Meio Ambiente, idealizadora da ação, e da Educação, responsável pela execução da proposta junto aos estudantes.
Após a análise da comissão, público poderá votar para escolher os melhores. Todos os desenhos finalistas serão expostos no site oficial da Prefeitura de Cuiabá e também das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação e das entidades parceiras para amplo conhecimento e votação, no Dia Mundial da Água, no Parque das Águas.
PROGRAMAÇÃO
– Concurso de Desenho em andamento nas escolas municipais.
21/03 – Período matutino
– Limpeza e plantio de árvores no bairro Nova Esperança
– Limpeza do Rio Cuiabá
– Oficinas de artes no Museu de História Natural
22/03 – Período matutino – No Parque das Águas
– Atividade lúdica com pintura livre sobre o tema “Água Viva”
– Exposição Mosaico de “Águas em Cuiabá, sobre “Água Viva”
– Distribuição de mudas frutíferas
– Exposição dos desenhos do concurso “Água Viva” das escolas municipais
– Entrega da premiação aos vencedores do concurso
#PraCegoVer
A imagem mostra uma das pistas do Parque das Águas. O enquadramento mostra parte da ciclovia e a pista de caminhada, além do lago ao fundo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Quatro ruas são escolhidas para receber telões da Prefeitura durante jogo da Seleção Brasileira na Copa
A Prefeitura de Cuiabá definiu as quatro ruas vencedoras da quarta etapa da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira, marcada para segunda-feira (29), às 13h.
As contempladas foram a Rua F, no bairro Jardim Passaredo, com 241 curtidas; a Rua 05, no bairro São João Del Rey, com 234 curtidas; a Rua 10, no Jardim Aroeira, com 233 curtidas; e a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que somou 196 curtidas durante o período de votação realizado no perfil oficial da Prefeitura de Cuiabá no Instagram.
Além da instalação dos telões para a transmissão do jogo, as comunidades vencedoras receberão uma estrutura de apoio composta por tendas, cadeiras, banheiro químico, freezer com água gelada e toda a estrutura necessária para garantir mais conforto aos moradores durante o evento.
Entre as ruas contempladas está a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que ainda possui trecho não pavimentado. Mesmo com as características da via, a Prefeitura levará toda a estrutura da campanha ao local, permitindo que os moradores acompanhem a partida em um espaço organizado e preparado para receber a comunidade.
A seleção das ruas foi definida pelo número de curtidas nos vídeos e fotos enviados pelos moradores, que mostraram a decoração das vias, a mobilização da vizinhança e a organização para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.
A campanha foi criada para incentivar a participação comunitária e fortalecer a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Seleção Brasileira. Desde o início da iniciativa, diferentes bairros da capital vêm sendo contemplados com a instalação de telões e estrutura de apoio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES7 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL5 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

