CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá realiza 43 procedimentos em um único dia e intensifica mutirões para reduzir filas na saúde

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste final de semana uma série de mutirões que resultaram na realização de 43 procedimentos e exames na rede municipal de saúde. As ações ocorreram em diferentes unidades da capital e fazem parte da estratégia da gestão para ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera por procedimentos.

No Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) promoveu um mutirão de 25 exames de ultrassonografia transvaginal, voltado à saúde da mulher. A ação integra as atividades da campanha Março Lilás, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

As pacientes atendidas já estavam previamente reguladas pela Central de Regulação do município e aguardavam na fila para a realização do exame. Dessa forma, os atendimentos ocorreram com agendamento prévio e sem livre demanda, garantindo organização no fluxo e prioridade para quem já aguardava pelo procedimento.

Leia Também:  Secretaria de Meio Ambiente emitiu mais de 400 licenciamentos ambientais nos últimos seis meses

O exame transvaginal é um importante aliado na identificação de doenças ginecológicas e pode auxiliar no diagnóstico precoce de alterações no aparelho reprodutor feminino, incluindo sinais relacionados ao câncer do colo do útero, além de cistos, miomas e outras condições que afetam a saúde da mulher.

Também no sábado, o Hospital Municipal São Benedito realizou um mutirão com 10 procedimentos de vasectomia, ampliando o acesso da população masculina aos serviços de planejamento familiar ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Já no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), foram realizados oito procedimentos de cirurgia geral, entre eles hérnioplastias, colecistectomias e colecistectomia por videolaparoscopia. Durante o período do mutirão, a unidade também realizou três atendimentos cirúrgicos de urgência, mantendo o atendimento emergencial mesmo durante a força-tarefa.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que os mutirões fazem parte de um planejamento estratégico para acelerar o atendimento aos pacientes que aguardam na fila por procedimentos.

“Nosso compromisso é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir o tempo de espera por procedimentos. Esses mutirões permitem dar mais agilidade aos atendimentos e garantir que os pacientes que já aguardavam na regulação possam finalmente realizar seus exames ou cirurgias”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Novo sistema integra áreas estratégicas e moderniza gestão em Cuiabá

As ações integram um conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal para ampliar a capacidade de atendimento na rede pública. Entre agosto de 2025 e fevereiro de 2026, o Hospital Municipal de Cuiabá registrou aumento de 364% no número de procedimentos cirúrgicos, ampliando significativamente a capacidade assistencial da unidade.

Outro indicador importante mostra que, ao comparar o período de janeiro a julho de 2025 com o intervalo entre agosto de 2025 e fevereiro de 2026, houve crescimento de 105% no número de cirurgias realizadas, evidenciando o impacto das medidas implantadas pela gestão municipal para ampliar a resolutividade das unidades e reduzir o tempo de espera por procedimentos na capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Estado lançam videomonitoramento simultâneo no Parque das Águas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso lançaram, na noite desta sexta-feira (28), o novo sistema de videomonitoramento do Parque das Águas. A iniciativa amplia a integração entre município e Estado na prevenção de ocorrências e reforça a segurança de moradores, famílias e turistas que frequentam um dos principais espaços de lazer e turismo da capital.

O lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini e da representante do Governo de Mato Grosso, coronel Susane Tamanho, que apresentaram o funcionamento integrado do sistema. As imagens captadas pelas câmeras poderão ser acompanhadas simultaneamente pelos órgãos de segurança, ampliando a capacidade de resposta diante de eventuais ocorrências.

O Parque das Águas passa a contar com 34 câmeras de alta resolução, integradas ao programa Vigia Mais Mato Grosso e ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A estrutura também estará conectada à Central de Monitoramento da Prefeitura, permitindo o acompanhamento da movimentação no espaço.

Segundo o prefeito Abilio Brunini, a implantação do sistema faz parte de uma estratégia para ampliar o videomonitoramento nos parques e em outras regiões de Cuiabá. A meta da gestão é chegar a 4,3 mil câmeras instaladas no município, por meio de parcerias com o Governo do Estado e também com a iniciativa privada.

Leia Também:  Secretaria de Meio Ambiente emitiu mais de 400 licenciamentos ambientais nos últimos seis meses

“Esse instrumento que a gente quer colocar em todos os nossos parques. A nossa meta é chegar a 4.300 câmeras instaladas apenas no município de Cuiabá. Isso é uma extensão do programa Vigia Mais MT, que está abrangendo o Estado todo. Cuiabá nunca teve uma cobertura de monitoramento como está tendo agora”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que o sistema poderá contribuir para a proteção das famílias, dos frequentadores e também dos animais silvestres que vivem no parque. A gestão municipal também prevê a instalação de um botão de emergência em pontos estratégicos, permitindo que usuários acionem o atendimento em situações de risco.

Para a coronel Susane Tamanho, a iniciativa fortalece a sensação de segurança e a atuação integrada entre os órgãos públicos. “Muitas famílias passam por aqui, muitas pessoas, todo tipo de público. Nós, que somos mulheres, também pensamos na segurança. É muito importante ter esse policiamento, esse cuidado e essa atenção, porque as famílias se sentem mais seguras e conseguem aproveitar mais o local”, destacou.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento, Fellipe Corrêa, ressaltou a importância da parceria para garantir mais tranquilidade aos frequentadores. “São câmeras que estão ligadas ao Ciosp e à Central de Monitoramento da Prefeitura para garantir a segurança das famílias que frequentam o parque e também dos animais silvestres que aqui estão. A parceria do Governo do Estado com o município está dando mais segurança à população”, afirmou.

Leia Também:  Servidoras e secretárias compartilham desafios, saudade e aprendizados com a maternidade

Além do prefeito, da coronel Susane Tamanho e do secretário Fellipe Corrêa, participaram do lançamento outros secretários municipais e representantes das forças de segurança e dos órgãos envolvidos na implantação do sistema.

A Prefeitura também trabalha para ampliar o monitoramento para outros parques da capital. A proposta é utilizar a tecnologia como ferramenta de prevenção, proteção e resposta rápida, fortalecendo a segurança nos espaços públicos e contribuindo para que a população possa utilizar os locais de lazer com mais tranquilidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA