CUIABÁ
Prefeito, primeira-dama e secretário lamentam o falecimento de servidor da Cultura
O prefeito Abilio Brunini, a primeira-dama Samantha Iris e o secretário Municipal de Cultura, Johnny Everson lamentam o falecimento do servidor Thiago Marques, carinhosamente conhecido como “Thiagão do estúdio Inca”, ocorrido nesta segunda-feira (19), em Cuiabá, em decorrência de pneumonia.
Thiago era diretor de projetos e parcerias, da Secretaria Municipal de Cultura, e responsável pelo estúdio musical inaugurado recentemente, no Museu de Imagem e Som (Misc).
Um dos últimos trabalhos de Thiago Marques foi realizado no mês passado, para o músico cuiabano Ebinho Cardoso, que reside nos Estados Unidos.
“Nesse momento de tristeza nos solidarizamos com a dor da família, amigos e da comunidade cultural cuiabana, pela perda irreparável para nossa administração e para o cenário musical. Seu talento, generosidade e alegria deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, lamentou o prefeito.
O secretário Johnny Everson também expressou seus sentimentos. “É uma perda muito grande para a cultura, por seus relevantes serviços prestados para músicos de Cuiabá. Thiagão possuía uma bagagem imensa. Que a família e amigos sintam-se abraçados nesse momento difícil”, declarou.
O velório será realizado nesta segunda-feira, das 13h às 16h, na Funerária Santa Rita, em Cuiabá.
#PraCegoVer
A foto que ilustra a nota mostra Thiago Marques, em preto e branco, com crachá da Prefeitura de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura substitui tubulação para corrigir transbordamentos no Jardim Paulista
A Secretaria Municipal de Obras iniciou a substituição de aproximadamente 84 metros de tubulação na Rua Governador José Fragelli, no bairro Jardim Paulista. O serviço pretende corrigir um problema recorrente de obstrução e transbordamento registrado no trecho próximo à Avenida Carmindo de Campos, especialmente durante o período chuvoso.
A obra tornou-se necessária porque a rede apresentava uma redução de diâmetro ao longo do percurso. A tubulação maior desembocava em outra mais estreita, formando um ponto de estrangulamento que dificultava a passagem da água e dos resíduos carregados pelo fluxo, como garrafas plásticas e outros materiais descartados irregularmente.
O secretário municipal de Obras, Edson Brasil, destacou que a situação se arrastava havia décadas e que a escavação permitiu identificar a dimensão do problema.
“Aquele era um ponto problemático há décadas. Ao escavarmos, constatamos que uma tubulação maior havia sido emendada a outra menor. Com isso, toda a rede de águas pluviais que chegava ao local acabava sendo estrangulada. Também percebemos que a tubulação de 400 milímetros estava muito assoreada. Por isso, foi necessário fazer a substituição até a parte mais baixa da rede. Esta é uma obra que vai solucionar um problema que já dura décadas na Rua José Fragelli”, afirmou o secretário.
De acordo com o engenheiro Marcos Farias, da Secretaria Municipal de Obras, o acúmulo ocorria no poço de visita (PV), estrutura que permite o acesso à rede para inspeção e manutenção. Embora as equipes realizassem limpezas periódicas, o problema voltava a aparecer cerca de 15 dias depois e se intensificava durante as chuvas.
“Como a tubulação saía de um trecho maior para outro menor, toda a sujeira que passava pela primeira parte acabava parando na seção mais estreita. Por isso, vamos substituir essa tubulação até a Avenida Carmindo de Campos”, explicou o engenheiro.
A tubulação antiga será retirada e substituída por manilhas de maior diâmetro, permitindo a continuidade da vazão ao longo da rede. Segundo Marcos Farias, a estrutura existente está deteriorada e tomada por terra, o que inviabiliza sua recuperação e torna necessária a troca completa da seção comprometida.
Para a execução do serviço, a equipe abre uma vala de aproximadamente 80 centímetros de largura com o auxílio de uma retroescavadeira. O material retirado é transportado por caminhão e substituído, pois o solo saturado não oferece as condições de compactação necessárias para ser reaproveitado no mesmo local.
Seis profissionais participam dos trabalhos, entre servidores responsáveis pela instalação, operador da retroescavadeira e motorista do caminhão. A previsão é de que a intervenção seja concluída em até uma semana. O engenheiro esclareceu ainda que a rede em manutenção é separada do sistema de abastecimento de água potável e, portanto, não há risco de contaminação da água fornecida aos moradores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásNovo acesso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDepois de declaração de apoio de prefeito, Pivetta fecha asfalto em 100% de Rondonópolis e Cláudio diz: “Não é conversa fiada, é entregar de verdade” – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPedro Taques, irmão de Emanuel, Pedro Taques e Antero acumulam quase R$ 200 mil em multas após ataques contra Mauro Mendes – veja julgamento no TRE
-
POLICIAL3 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPrefeito de Rondonópolis, terra de Wellington, desafia coligação do PL, mantém apoio a Pivetta e avisa: “Vou pagar um preço”

