CUIABÁ

Hoje (07) será realizado o ‘Pedal da Semob’ para todos que curtem ciclismo

Publicados

em

Toda terça-feira às 19h30, a Prefeitura de Cuiabá realiza o ‘Pedal da Semob’, com ponto de partida na Orla 2, no bairro Porto, o maior pedal de Mato Grosso que visa incentivar a prática esportiva, ajudar o próximo com a arrecadação de alimentos, brinquedos e outros bens e ainda divulgar os pontos turísticos da Capital. Hoje por exemplo, os ciclistas vão percorrer 23 quilômetros. O ponto de visita desta terça-feira é a Praça da Vanguard, no Bairro Bom Clima.

Um dos coordenadores do evento, Raimundo Alves Ribeiro, explica que pessoas de todas as idades participam e que é uma oportunidade para que muitas famílias participem juntas. Semanalmente, uma média 350 pessoas marcam presenças.

“Nosso objetivo é atrair pessoas que gostem de ciclismo para deixar o sedentarismo. A Semob garante o suporte e toda a segurança no trânsito”, comentou Raimundo ao informar que os participantes recebem gratuitamente, água, açaí, frutas e um momento muito agradável de interação social, saúde, bem-estar físico e mental.

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, enfatiza que a proposta do Pedal da Semob é um exemplo de ação social, tendo em vista que é um incentivo à prática esportiva, a doações e arrecadação de alimentos. “O maior evento de ciclismo da nossa cidade e do Estado já tem cinco anos. Uma iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro que visa o bem estar físico e social da população, além disso, o modal ameniza o volume de pessoas nos transportes públicos e não polui o ambiente”, reconhece o secretário.

Leia Também:  Prefeito ouve permissionários e reforça intenção de romper contrato do novo mercado

O Pedal da Semob não tem custo e as pessoas interessadas em participar, podem ir à Orla com sua bicicleta ou locar uma com as equipes de ciclismo parceiros, que ficam no local.

Para mais informações: siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

TRAJETO DE HOJE:

SAIDA Às 19h30: Orla do Porto, Av. Beira Rio

PONTO DE HIDRATAÇÃO: Praça Vanguard

Encerramento: por volta das 22 horas

Quais os benefícios do ciclismo?

Andar de bicicleta traz diversos benefícios à saúde, tanto física quanto mental. Além de ser uma atividade física que auxilia na perda de peso e na melhora da condição cardiovascular, o ciclismo também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, além de aumentar a produtividade no trabalho. Outros benefícios do ciclismo são: melhora da postura, diminuição da pressão arterial, controle da diabetes, prevenção do câncer de próstata, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação recupera rede e avança na limpeza de bocas de lobo no Jardim Paulista

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá concluiu a substituição de 84 metros de tubulação danificada na Avenida Governador José Fragelli, no Jardim Paulista, e avança na limpeza da pista e das bocas de lobo do trecho. A intervenção corrigiu um estrangulamento na rede de drenagem que comprometia o escoamento da água, provocava vazamentos sobre o asfalto e contribuía para a deterioração do pavimento.

O problema foi identificado durante tentativas de desobstrução realizadas com caminhões hidrojato. Segundo o coordenador das equipes, Natal Carvalho, os bicos do equipamento não conseguiam avançar porque as manilhas estavam quebradas, deterioradas e obstruídas por terra, lama, lixo e pedras.

“A equipe tentou fazer a desobstrução com o hidrojato, mas não obteve êxito porque a tubulação estava danificada. A partir desse trabalho, conseguimos identificar o problema real da rede e acionar os profissionais responsáveis pela substituição das manilhas”, explicou Natal.

A avaliação técnica constatou ainda que uma rede construída posteriormente havia sido conectada, no trecho de saída, a uma tubulação de menor diâmetro. Essa redução limitava a vazão, especialmente durante chuvas mais intensas, e provocou o colapso de parte da estrutura. Uma tubulação antiga, anteriormente desativada, também permanecia sob a avenida.

Leia Também:  Com acompanhamento das famílias, Ranalli propõe campanha contra gravidez precoce na capital

Após o diagnóstico, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras mobilizou máquinas e equipes para escavar o trecho, retirar as peças comprometidas e instalar uma nova tubulação com maior capacidade de vazão. Os trabalhos duraram mais de três semanas e envolveram profissionais das áreas de drenagem, alvenaria e engenharia, sob acompanhamento do engenheiro Marco Farias.

A operação reuniu mais de 20 trabalhadores e contou com retroescavadeira, caminhão hidrojato e dois caminhões-pipa. Enquanto uma equipe executava a troca da rede, os equipamentos faziam a limpeza contínua das caixas de drenagem, da pista e das calçadas, retirando os resíduos acumulados durante a obra.

“Foi um trabalho integrado, desde a identificação da obstrução até a retirada da estrutura antiga e a instalação da nova rede. Agora, estamos finalizando a limpeza das bocas de lobo e de toda a avenida para manter o sistema funcionando e reduzir os transtornos nos dias de chuva”, afirmou o coordenador.

Com a drenagem recuperada, a próxima etapa prevista é a aplicação de microrrevestimento asfáltico em uma extensão estimada entre 200 e 300 metros. A camada, de até dois centímetros, deverá cobrir fissuras, regularizar a superfície da pista e ampliar a vida útil do pavimento, sem concentrar o serviço apenas nos pontos que foram abertos para a substituição da tubulação.

Leia Também:  Morre Dona Pretinha: referência histórica no apoio às manifestações culturais de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA