LUTO NA CULTURA
Morre Dona Pretinha: referência histórica no apoio às manifestações culturais de Cuiabá
Dona Clemance Saldanha Pimenta, mais conhecida como Dona Pretinha está sendo velada desde às 10 horas, na Capela Jardins, na Sala Hortência
Faleceu neste domingo (28), as 21h40 em Cuiabá, Dona Clemance Saldanha Pimenta. Dona Pretinha como era carinhosamente conhecida sempre foi um ícone da cultura cuiabana, sobretudo, do carnaval.
Ex-miss, viúva do saudoso criminalista e professor de Direito Constitucional, Renato de Arruda Pimenta e mãe do empresário de comunicação e promotor de eventos, Palmiro Pimenta, Dona Pretinha há anos era referência histórica no incentivo às manifestações culturais.
Assim, bem para além dos concursos de beleza, dedicou boa parte de sua vida à valorização das tradições populares. Dando um apoio gigante aos blocos carnavalescos, artistas e projetos culturais que ajudaram a moldar a identidade cuiabana ao longo das décadas. Assim, claro, teve um papel decisivo no crescimento e cristalização do Carnaval da capital mato-grossense.
Natural de Guiratinga (MT), Dona Pretinha construiu uma trajetória marcada por elegância, carisma e compromisso permanente com a cultura.
Recentemente, recebeu uma honraria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura cuiabana e à preservação de sua memória e tradições. A homenagem foi proposta e entregue pelo deputado estadual Carlos Avalone, ao lado de sua esposa, a vereadora Maria Avalone.
Ao longo de sua trajetória, Dona Pretinha também atuou como conselheira de Cultura em âmbito estadual e municipal, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento institucional do setor cultural em Mato Grosso.
A notícia de sua morte gerou comoção entre familiares, amigos, artistas e representantes da cultura, que destacam sua personalidade forte, generosa e presença constante — tanto nos bastidores quanto na linha de frente dos eventos culturais que ajudaram a construir a identidade cuiabana.
Ela deixa um legado que vai além das festas e homenagens: deixa memória, tradição, resistência cultural e um amor incondicional pela cultura popular. Valores que permanecem vivos na história de Cuiabá e de Mato Grosso.
CUIABÁ
UPAs de Cuiabá contam com 64 médicos por dia para atendimento à população
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, mantém uma estrutura de 16 médicos por dia em cada uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, totalizando 64 profissionais diariamente na rede de urgência e emergência. O quantitativo considera os profissionais que atuam diretamente no atendimento clínico e no box de emergência, além do reforço médico no período da tarde.
Atualmente, Cuiabá conta com quatro UPAs em funcionamento: Morada do Ouro, na região Norte; Leblon, na região Leste; Pascoal Ramos, na região Sul; e Verdão, na região Oeste. Todas funcionam 24 horas por dia.
Em cada unidade, a escala conta, por plantão, com quatro médicos clínicos gerais durante o dia e quatro no período noturno, além de dois médicos clínicos infantis durante o dia e dois à noite. O box de emergência dispõe de um médico emergencista durante o dia e um no período noturno.
No período das 13h às 19h, a estrutura ainda recebe dois médicos adultos de reforço, ampliando a capacidade de atendimento justamente em um dos períodos de maior demanda. Os médicos visitadores que atuam nas enfermarias não entram nesse cálculo.
Com essa composição, cada UPA dispõe de nove médicos durante o período diurno, sendo sete da escala regular e dois profissionais de reforço, e sete médicos no período noturno, chegando a 16 médicos por unidade ao longo de 24 horas.
Somadas as quatro unidades, são 64 médicos disponibilizados diariamente para atendimento direto nas UPAs, sem considerar os profissionais visitadores das enfermarias.
“Nosso objetivo é garantir que as UPAs tenham equipes estruturadas para atender a população durante 24 horas, respeitando a classificação de risco e priorizando quem realmente precisa de atendimento imediato. A organização das escalas permite que os profissionais estejam distribuídos de acordo com a demanda e a complexidade dos casos”, destacou a secretária interina de Saúde, Loicy Cunha.
Segundo a SMS, as unidades atendem, em média, entre 380 e 420 pacientes por dia. A UPA Leblon apresenta uma demanda ainda maior e, em alguns dias, chega a registrar cerca de 550 atendimentos, o que levou a unidade a adotar, desde fevereiro deste ano, o sistema Fast Track.
“Temos uma demanda muito expressiva na rede de urgência e, por isso, trabalhamos para organizar o atendimento de acordo com a gravidade de cada paciente. No Leblon, que em alguns dias chega a 550 atendimentos, o Fast Track ajuda a dar mais agilidade aos casos de menor complexidade, sem comprometer a prioridade dos pacientes que chegam em situação de urgência ou emergência”, explicou o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça.
O modelo, cujo termo significa “via rápida”, cria um fluxo específico para pacientes com quadros leves, permitindo que casos de menor complexidade sejam avaliados e resolvidos com maior agilidade, enquanto os atendimentos de urgência e emergência continuam sendo priorizados.
A classificação de risco adotada nas UPAs organiza os pacientes conforme a gravidade do quadro clínico, e não pela ordem de chegada. A classificação vermelha corresponde a casos de emergência, com necessidade de atendimento imediato. A laranja identifica situações muito urgentes, que precisam ser atendidas o mais rapidamente possível. A amarela contempla casos urgentes, enquanto a verde é destinada a situações de menor gravidade. A azul identifica casos não urgentes.
As UPAs também utilizam a classificação roxa para identificar pacientes que possuem direito a atendimento prioritário previsto em lei, considerando essa condição juntamente com a avaliação clínica realizada pela equipe.
A organização do fluxo permite que os profissionais direcionem os recursos de acordo com a gravidade de cada caso, garantindo prioridade aos pacientes que apresentam maior risco clínico.
No Fast Track da UPA Leblon, os pacientes com quadros leves passam por um fluxo diferenciado. Após a consulta, o médico pode fornecer orientações para a continuidade do cuidado na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, fortalecendo a integração entre a atenção secundária e a Atenção Básica.
A iniciativa também busca dar maior fluidez ao atendimento diante do volume elevado registrado pela unidade, especialmente nos dias em que a demanda se aproxima de 550 pacientes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL6 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO5 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO6 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
MATO GROSSO4 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrefeita de VG chama de “inverdade” fala de Wellington sobre R$ 300 milhões e expõe novo racha no partido
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi reúne mais de 5 mil pessoas em lançamento de campanha e recebe apoio para 2030
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVirgínia Mendes recebe associação e assume compromisso com pacientes de fibromialgia
