CUIABÁ
Força-tarefa da Semob mantém orientação constante sobre interdição na Av. da Prainha
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública informa que, atendendo à solicitação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), mantém uma força-tarefa de orientação aos motoristas devido à interdição total da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), no trecho entre a Praça Ipiranga e a Avenida Dom Bosco. A decisão é necessária para corrigir problemas estruturais existentes no sistema de drenagem no local, a fim de possibilitar o avanço das obras do BRT, considerando que há risco de desmoronamento. A orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública é para que os condutores se atentem às instruções e optem pelas rotas de desvio sempre que possível, fato que contribui para a fluidez do trânsito na região.
Segundo estimativas da empresa responsável pela obra, a interdição deve se prolongar por 15 dias. Após a conclusão dos serviços neste lado da pista, será interditado o outro lado da Prainha, no sentido contrário (Porto–Centro), para a realização do mesmo serviço, com tempo estimado semelhante.
Devido às obras, a Estação Ipiranga permanece fechada, e o fluxo do transporte coletivo municipal está sendo desviado pela Rua 13 de Junho, aos fundos da estação, como tem sido feito desde o último sábado (24).
No caso do transporte intermunicipal (exceto a linha 08, que desviará pela Rua 13 de Junho), segue desviado pela Rua Clóvis Hugueney, sendo que, ao chegar ao semáforo do cruzamento da Prainha com a Avenida Generoso Ponce, converge à esquerda para acessar a Rua Clóvis Hugueney (lateral da Santa Casa) e depois à direita para entrar na Rua Dom Aquino e acessar a Avenida 15 de Novembro, no Porto. O sistema semafórico já opera com as adequações necessárias para atender às mudanças.
Os problemas foram observados durante escavações para implantação de redes de drenagem e sistema coletor de esgoto. Algumas tubulações que deveriam levar a água da chuva captada pelas bocas de lobo até o Córrego da Prainha estão posicionadas a cerca de 40 centímetros de distância da parede do canal, ou seja, a água não estava sendo levada para dentro do córrego canalizado.
As informações são de que a água está sendo despejada diretamente no solo, o que acaba por carregar material do aterro (a terra embaixo da pista) para dentro do canal, resultando na criação de buracos por baixo da pista, com risco de colapso e, consequentemente, de desmoronamento.
Conforme a Sinfra, os serviços de correção começam de forma imediata por parte do Consórcio Integra BRT, responsável pelas obras no trecho. Será realizado o aterro manual das caixas de drenagem, as pistas serão recortadas para fazer novo aterro nos locais com erosão e será feito o remendo profundo nesses pontos. Depois disso, o asfalto do trecho será raspado e será feita uma nova camada de asfalto.
Rotas de desvio
Opção 1: Para quem vem pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), para chegar ao bairro Porto, acessar a Avenida Getúlio Vargas e, em seguida, acessar pela esquerda a Rua 13 de Junho até a Rua Thogo Pereira (Hospital Geral), virando à esquerda para pegar a Avenida 15 de Novembro.
Opção 2: Vindo pela Avenida Tenente Coronel Duarte, no semáforo da Avenida Generoso Ponce, virar à esquerda e subir a Rua Clóvis Hugueney até o semáforo do Hospital Santa Casa, acessar à direita a Rua Dom Aquino até a Avenida 15 de Novembro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Programação do Dia das Crianças mobiliza comunidade do Distrito do Sucuri
A programação alusiva ao Dia das Crianças movimentou toda a comunidade escolar do Ceic Elzira Cavalcante da Silva, localizada no Distrito do Sucuri, em Cuiabá. A iniciativa foi organizada com a participação dos pais, servidores e moradores do local para proporcionar uma semana especial às 126 crianças atendidas pela unidade, que funciona em período integral e recebe alunos do berçário, maternal, Jardim I e Jardim II, sendo em idades de 6 mesess a 3 anos. Além do apoio imprescindível do Conselho Deliberativo da Unidade Escolar (CDUE).
O envolvimento começou com a doação de duas bicicletas por um pai, utilizadas em uma rifa para arrecadar recursos destinados à realização da festa. Com a mobilização coletiva, foi possível preparar diversas atividades recreativas para as crianças no decorrer da semana, entre os dias 05 e 09, antecedendo o Dia das Crianças, comemorado em 12 de Outubro. As bicicletas foram sorteadas entre as crianças atendidas no local, sendo os sortudos o pequeno Levi e a Letícia. Além disso, todas as crianças receberam presentes/brinquedos que foram doados por pessoas amigas da diretoria.
A participação coletiva transformou a comemoração em um momento de integração, alegria e fortalecimento dos vínculos entre escola, famílias e comunidade. Uma demonstração que independente da escola ser na cidade ou área rural, todas as crianças são bem acolhidas e recebem o mesmo atendimento.
“Aqui temos uma procura grande por vagas. Nossas crianças são de moradores do Distrito do Sucuri, e região como da Ambev, do Bandeira, estrada que dá acesso ao Distrito da Guia, de conjuntos habitacionais e cohab aqui próximas”, pontuou a diretora da unidade, Cristiane Corrêa Ribeiro.
Segundo Cristiane, a programação tinha outros motivos para ser comemorados, como o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que este ano, realizou a cobertura do refeitório e a instalação de ventiladores, conjunto de mesas e cadeiras infantis para o refeitório, entre outros itens, que muito contribuíram para oferecer mais conforto durante as atividades da rotina escolar.
“Só agradecer o prefeito Abilio Brunini e o secretário Reginaldo Teixeira, pela presteza em resolver as demandas solicitadas”, pontuou a diretora, ao destacar ainda, a importância da união entre o poder público e a comunidade escolar na construção de experiências significativas para as crianças.
A Emeb Hilda Caetano, coladinha com o Ceic Elzira, optou por realizar a programação na próxima semana, entre os dias 13 e 15, onde são atendidas 320 crianças, incluindo os períodos matutino e vespertino.
Estão previstos dia do cabelo e da mochila maluca na segunda-feira (13), brincadeiras variadas no dia 14 e festa da fantasia no dia 15.
De acordo com o diretor Vilson Messias Aguiar, a alegria, a união e a criatividade vão garantir momentos inesquecíveis para os participantes, tudo também com apoio da comunidade escolar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPesquisa Veritá aponta Flávio com 61,1% e Lula com 28,1% em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCabo eleitoral é preso em Sinop com R$ 1,8 mil e santinhos de Sheila Pedroso, Juarez Costa e Wellington Fagundes durante suspeita de compra de votos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro atinge 60% na soma do 1º e 2º votos ao Senado, aponta instituto
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil vence a Índia por 4 a 0, mas atuação segue abaixo do esperado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEm video: Ex-secretário de Temer acusa Medeiros de fraude na ata, diz que candidato procurou Dias Toffoli para tentar resolver caso e desafia: “Se tiver coragem, me processe”
-
POLÍTICA MT7 dias atrásQuaest aponta Mauro e Janaina nas duas vagas ao Senado; Medeiros fica em terceiro na véspera da eleição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta bate 54% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno neste domingo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta comemora reeleição no 1º turno e diz que já começa nesta segunda a planejar próximos quatro anos
