CUIABÁ
Câmara realiza sessão solene em homenagem a professora
Na última audiência pública antes do recesso de julho, a Câmara de Cuiabá homenageou na segunda-feira (17) a professora Amélia de Arruda Lobo, que foi conhecida como professora Amelinha, e faleceu em 1977, aos 78 anos. A homenagem partiu do vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania).
 
O presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), a desembargadora Serly Marcondes Alves, procurador do estado Ubiratan Alves, engenheiro da Petrobras Ubirajara Alves, reverendo Nelson de Barros e Amélia Machado Lobo, sobrinha da homenageada, compuseram a Mesa de Honra.
 
O vereador Rodrigo de Arruda e Sá pediu ao presidente Chico 2000 para a Câmara reverter a injustiça que foi a mudança do nome na escola municipal no bairro Planalto, que levava o nome da professora Amelinha, mas que agora tem outra denominação. Ambos devem conversar sobre o tema com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. 
 
De imediato, Chico 2000 garantiu que providências fossem tomadas para reverter à situação.
 
“Eu já encaminhei mensagem ao secretário de apoio legislativo determinando a ele que amanhã traga este processo injusto e covarde para que possamos revertê-lo. Tenho certeza que será revertido pelo amor ou pela dor”, garantiu o presidente.
 
Professora Amelinha
 
A homenageada Amélia Constança de Arruda Lobo nasceu em 19 de setembro de 1898, em Cuiabá. Filha de Francisco Arruda Lobo e Amélia Inocência de Oliveira. Casou-se com Alencastro Maria Alves em 24 de novembro de 1923, passando a assinar Amélia de Arruda Alves. Eles tiveram 8 filhos.
 
Foi professora primária de 1916 até depois de 1920 professora de Didática, História da Educação e Geografia do Brasil na Escola Normal Pedro Celestino, e professora de Geografia no Colégio Estadual de Mato Grosso, cargo em que se aposentou no ano de 1961. Dimensionando, assim, vasta atividade educacional à nossa nação.
 
Publicou quatro livros didáticos, escreveu também para os jornais O Mato Grosso, O Social Democrata, e para a revista A Violeta. Nessa revista publicou textos curtos em prosa literária, de teor romântico, além de artigos jornalísticos de assuntos diversos, contribuindo, assim, à dimensão da informação no Estado.
 
Em A Violeta além do nome real assinou sua produção como Solange, Aurora, Dolores, A. Lobo, Amelinha, e Amelinha Lobo.
 
A professora Amelinha Lobo ganhou o Concurso Literário com a Obra sobre a Geografia do Estado de Mato Grosso. Ela faleceu em 10 de fevereiro de 1977, em sua cidade natal, com 78 anos.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura substitui tubulação para corrigir transbordamentos no Jardim Paulista
A Secretaria Municipal de Obras iniciou a substituição de aproximadamente 84 metros de tubulação na Rua Governador José Fragelli, no bairro Jardim Paulista. O serviço pretende corrigir um problema recorrente de obstrução e transbordamento registrado no trecho próximo à Avenida Carmindo de Campos, especialmente durante o período chuvoso.
A obra tornou-se necessária porque a rede apresentava uma redução de diâmetro ao longo do percurso. A tubulação maior desembocava em outra mais estreita, formando um ponto de estrangulamento que dificultava a passagem da água e dos resíduos carregados pelo fluxo, como garrafas plásticas e outros materiais descartados irregularmente.
O secretário municipal de Obras, Edson Brasil, destacou que a situação se arrastava havia décadas e que a escavação permitiu identificar a dimensão do problema.
“Aquele era um ponto problemático há décadas. Ao escavarmos, constatamos que uma tubulação maior havia sido emendada a outra menor. Com isso, toda a rede de águas pluviais que chegava ao local acabava sendo estrangulada. Também percebemos que a tubulação de 400 milímetros estava muito assoreada. Por isso, foi necessário fazer a substituição até a parte mais baixa da rede. Esta é uma obra que vai solucionar um problema que já dura décadas na Rua José Fragelli”, afirmou o secretário.
De acordo com o engenheiro Marcos Farias, da Secretaria Municipal de Obras, o acúmulo ocorria no poço de visita (PV), estrutura que permite o acesso à rede para inspeção e manutenção. Embora as equipes realizassem limpezas periódicas, o problema voltava a aparecer cerca de 15 dias depois e se intensificava durante as chuvas.
“Como a tubulação saía de um trecho maior para outro menor, toda a sujeira que passava pela primeira parte acabava parando na seção mais estreita. Por isso, vamos substituir essa tubulação até a Avenida Carmindo de Campos”, explicou o engenheiro.
A tubulação antiga será retirada e substituída por manilhas de maior diâmetro, permitindo a continuidade da vazão ao longo da rede. Segundo Marcos Farias, a estrutura existente está deteriorada e tomada por terra, o que inviabiliza sua recuperação e torna necessária a troca completa da seção comprometida.
Para a execução do serviço, a equipe abre uma vala de aproximadamente 80 centímetros de largura com o auxílio de uma retroescavadeira. O material retirado é transportado por caminhão e substituído, pois o solo saturado não oferece as condições de compactação necessárias para ser reaproveitado no mesmo local.
Seis profissionais participam dos trabalhos, entre servidores responsáveis pela instalação, operador da retroescavadeira e motorista do caminhão. A previsão é de que a intervenção seja concluída em até uma semana. O engenheiro esclareceu ainda que a rede em manutenção é separada do sistema de abastecimento de água potável e, portanto, não há risco de contaminação da água fornecida aos moradores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásNovo acesso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDepois de declaração de apoio de prefeito, Pivetta fecha asfalto em 100% de Rondonópolis e Cláudio diz: “Não é conversa fiada, é entregar de verdade” – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPedro Taques, irmão de Emanuel, Pedro Taques e Antero acumulam quase R$ 200 mil em multas após ataques contra Mauro Mendes – veja julgamento no TRE
-
POLICIAL3 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPrefeito de Rondonópolis, terra de Wellington, desafia coligação do PL, mantém apoio a Pivetta e avisa: “Vou pagar um preço”

