AGRONEGÓCIO

Com expectativa de exportação para a China, farelo de soja se valoriza no Brasil

Mesmo com a desvalorização do grão no Brasil e do derivado nos Estados Unidos, os preços internos do farelo de soja estão em alta. O cenário ocorre após a China decidir recompor e expandir o rebanho de suínos, abrindo, dessa forma, em julho, o mercado para recebimento do farelo de soja brasileiro. 

Conforme os pesquisadores do Cepea, a valorização tem como base além das expectativas de exportação do derivado para a Ásia a partir das próximas semanas a firme demanda doméstica pelo farelo. 

 

Fonte: AgroPlus

Leia Também:  Entidades pedem R$ 597 bilhões para o próximo Plano Safra e fortalecimento do Proagro
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Gergelim: o novo trunfo do produtor mato-grossense para garantir o lucro

Mato Grosso, tradicionalmente reconhecido pela hegemonia na produção de soja e milho, diversificou sua matriz produtiva e consolidou o gergelim como uma cultura estratégica para o desenvolvimento econômico estadual. Com uma participação de 73% na produção nacional, o estado deixou de ser um produtor de nicho para se tornar o principal fornecedor do mercado brasileiro, com reflexos diretos na balança comercial.

Dados comparativos entre as safras 2018/19 e a projeção para 2025/26 revelam a velocidade da expansão: a produção estadual cresceu 465%, enquanto a área cultivada avançou 588%. Esse movimento é resultado da adaptação da oleaginosa à janela da safrinha, período em que o gergelim demonstra maior resiliência a condições climáticas adversas em comparação a outras culturas, garantindo estabilidade produtiva.

A escala alcançada por Mato Grosso permitiu a conquista de mercados externos exigentes. Entre 2020 e 2025, o volume de exportações de gergelim teve alta de 600%. A demanda é sustentada principalmente pela China e pela Índia, países que utilizam o grão tanto para o consumo in natura quanto para a extração de óleo e processamento industrial.

Leia Também:  SOJA/CEPEA: Indicadores avançam 4% na semana

Para o produtor rural, a adoção do gergelim atua como um mecanismo de proteção de receita. A cultura oferece uma alternativa de fluxo de caixa que reduz a dependência exclusiva das oscilações de preços internacionais da soja e do milho, permitindo a manutenção da rentabilidade mesmo em ciclos de retração das commodities principais.

O próximo estágio do setor, segundo analistas, é a elevação do valor agregado. Embora o estado domine o volume exportado, o desafio atual é a industrialização. A transformação do grão em derivados, como óleo e farelos, dentro de Mato Grosso, é vista como o passo necessário para maximizar a captura de margens na cadeia produtiva e encerrar a dependência da exportação da matéria-prima bruta.

Fonte: Pensar Agro

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA