ELEIÇÕES 2026 | PESQUISA VERITÁ
Pivetta amplia liderança, chega a 39,1% e abre 6,8 pontos sobre Wellington, que tem 32,3%
Governador cresce sete pontos desde agosto e consolida virada na série do Instituto Veritá; Natasha aparece com 15% e disputa entra na reta final com redução do número de indecisos
A nova rodada da pesquisa do Instituto Veritá aponta ampliação da vantagem numérica do governador e candidato à reeleição Otaviano Pivetta (Republicanos) na disputa pelo Governo de Mato Grosso. No levantamento realizado entre os dias 20 e 24 de setembro, Pivetta aparece com 39,1% das intenções de voto, contra 32,3% do senador Wellington Fagundes (PL).
A diferença entre os dois primeiros colocados é de 6,8 pontos percentuais. A candidata Doutora Natasha aparece em terceiro lugar, com 15%.
Na sequência estão Sargento Laudicério, com 1,3%; Rafaell Milas, com 0,7%; e Maurício Coelho, com 0,5%. Brancos e nulos somam 5,8%, enquanto 5,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O levantamento mostra uma mudança importante no cenário registrado pelo próprio Veritá ao longo da campanha. Pivetta, que começou o ano numericamente atrás de Wellington, passou à frente na rodada de agosto e agora ampliou a distância entre os dois.
PIVETTA CRESCE SETE PONTOS DESDE AGOSTO
Na rodada realizada entre 19 e 23 de agosto, Pivetta registrava 32,1%, Wellington tinha 28,8% e Natasha aparecia com 10,6%.
Agora, Pivetta chega a 39,1%, crescimento de sete pontos percentuais. Wellington avançou 3,5 pontos, alcançando 32,3%, enquanto Natasha subiu 4,4 pontos e chegou aos 15%.
Com isso, a vantagem numérica de Pivetta sobre Wellington, que era de 3,3 pontos em agosto, passou para 6,8 pontos em setembro.
A série histórica apresentada pelo instituto ajuda a dimensionar a alteração do cenário. Em março, Wellington aparecia com 40,5%, enquanto Pivetta registrava 24,1%, diferença de 16,4 pontos a favor do senador. Natasha tinha 7,7%.
Na rodada realizada entre 26 e 30 de abril, Wellington chegou a 45,4%, Pivetta tinha 29,8% e Natasha, 8,3%.
Entre março e setembro, Pivetta passou de 24,1% para 39,1%, avanço de 15 pontos percentuais. No mesmo intervalo, Wellington passou de 40,5% para 32,3%, enquanto Natasha saiu de 7,7% para 15%. A comparação deve considerar que os cenários apresentados aos entrevistados sofreram alterações ao longo do período.
MENOS ELEITORES INDEFINIDOS
Outro dado da pesquisa é a redução do contingente de eleitores que ainda não indicam um candidato.
Em agosto, 16,3% não sabiam ou não responderam, enquanto 6,5% declaravam voto branco ou nulo. Na nova rodada, esses percentuais caíram para 5,3% e 5,8%, respectivamente.
Somados, brancos, nulos, indecisos e eleitores que não responderam representam agora 11,1%, indicando um cenário com maior definição das intenções de voto na reta final da campanha.
VOTOS VÁLIDOS
O relatório do Instituto Veritá também apresenta uma projeção considerando somente os votos válidos, retirando brancos, nulos e aqueles que não souberam ou não responderam.
Nesse recorte, Pivetta aparece com 44,1% dos votos válidos, Wellington com 36,3% e Natasha com 16,9%. Laudicério registra 1,4%, Milas, 0,8%, e Maurício Coelho, 0,6%.
Os percentuais de votos válidos são uma conversão dos resultados da pesquisa e não constituem previsão do resultado da eleição.
PESQUISA OUVIU 1.220 ELEITORES
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 24 de setembro, com 1.220 eleitores. Segundo as informações divulgadas, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O material encaminhado informa que o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números MT-09975/2026 e BR-04418/2026 e foi contratado pelo Sistema de Comunicação Pantanal/Rede Brasil de Televisão. Uma fonte pública consultada também registra levantamento do Veritá realizado entre 20 e 24 de setembro, com 1.220 entrevistas e o registro BR-04418/2026.
A fotografia desta rodada do Veritá, portanto, mostra Pivetta numericamente à frente com 39,1%, Wellington com 32,3% e Natasha com 15%, enquanto a disputa pelo Governo de Mato Grosso entra em seus últimos dias antes da votação.
POLÍTICA MT
TikTok muda estratégia eleitoral e leva candidatos de MT a apostar em vídeos curtos
Peças com humor, bastidores, frases de impacto e conteúdos polêmicos buscam prender a atenção do eleitor nos primeiros segundos
As campanhas eleitorais de 2026 em Mato Grosso têm ampliado o uso de vídeos curtos nas redes sociais, especialmente conteúdos adaptados à linguagem popularizada pelo TikTok. A estratégia combina cortes rápidos, humor, bastidores, frases de impacto e temas capazes de provocar reações entre os usuários.
Para Antônio Guimarães, fundador da agência Real Oficial, especializada em produção de conteúdo para redes sociais com inteligência artificial, a mudança acompanha uma transformação no consumo de informação. Segundo ele, os vídeos verticais e curtos, com ganchos nos primeiros segundos, passaram a disputar diretamente a atenção do público.
“Hoje em dia, a maior parte do consumo de vídeos é vertical, vídeos curtos com ganchos rápidos nos primeiros segundos de vídeo”, explicou.
Entre os candidatos que adotaram esse formato está o deputado federal José Medeiros (PL), que disputa uma vaga ao Senado. Em uma das peças, o parlamentar utiliza uma frase relacionada à crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), sem mencionar diretamente os envolvidos.
A candidata ao Governo de Mato Grosso, Doutora Natasha Slhessarenko (PSD), também recorreu à linguagem direta. Em um vídeo, afirmou que seus adversários seriam “farinha do mesmo saco” e pediu que o eleitor tivesse atenção antes de escolher seu voto. A candidatura de Natasha ao governo está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Já o candidato à reeleição ao Governo, Otaviano Pivetta (Republicanos), aparece em conteúdos que exploram momentos mais descontraídos durante a campanha. Em uma das produções, o governador é mostrado ao som de lambadão, tentando andar de bicicleta com jovens, utilizando o celular durante compromissos e fazendo alongamentos ainda com o traje usado em atividades oficiais.
De acordo com Guimarães, a lógica das redes sociais faz com que as campanhas não dependam apenas de seus próprios seguidores. Os vídeos podem alcançar usuários que ainda não conhecem determinado candidato, enquanto o sistema de recomendação das plataformas distribui conteúdos conforme hábitos de consumo, curtidas, comentários e compartilhamentos.
O especialista também aponta que conteúdos capazes de provocar debate tendem a receber mais atenção. Nesse cenário, peças polêmicas podem alcançar públicos maiores, mas também aumentam os riscos de interpretações fora de contexto e de repercussões negativas.
Outro desafio é conquistar o usuário rapidamente. Segundo Guimarães, os primeiros segundos são decisivos para impedir que a pessoa deslize para o próximo vídeo. Por isso, mensagens diretas, personalidades marcantes e situações inusitadas podem ganhar espaço nesse formato.
A estratégia também permite que candidatos ultrapassem o público que já acompanha suas páginas. Em vez de falar somente com eleitores já identificados com determinada candidatura, os vídeos podem chegar a pessoas que ainda não seguem o político ou sequer tinham contato anterior com seu conteúdo.
Para Guimarães, essa característica exige que a comunicação seja pensada para quem não conhece o candidato. “Não basta só esse conteúdo agradar a própria base que já o conhece”, argumentou.
O especialista ressalta, porém, que a busca por alcance pode trazer riscos quando cortes ou vídeos são retirados de contexto. Por isso, recomenda que o eleitor procure o conteúdo completo antes de tirar conclusões a partir de uma publicação isolada.
A utilização das redes sociais ganhou espaço significativo na campanha deste ano e passou a integrar a estratégia de diferentes candidaturas em Mato Grosso. Com vídeos cada vez mais curtos e direcionados ao consumo pelo celular, candidatos tentam disputar não apenas o voto, mas também os poucos segundos de atenção disponíveis no feed.
Com informações Folha Max
-
MATO GROSSO7 dias atrásEx-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
-
TCE MT5 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO6 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
-
MATO GROSSO6 dias atrásJustiça determina retorno de seis servidores afastados por suspeita de fraude em concurso em MT
-
MATO GROSSO5 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLICIAL7 dias atrásHomem escapa de agressão e polícia prende quatro suspeitos de possível “tribunal do crime” em Cáceres
-
ESPORTES6 dias atrásCuiabá vence o Náutico por 3 a 0 na Arena Pantanal
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Wellington propõe avanço da bioenergia com foco em empregos e industrialização de MT
