TRANSPARÊNCIA NA ALMT

Paulo Araújo comemora decisão do TJMT que acaba com voto secreto em vetos na Assembleia

Deputado afirma que medida fortalece a democracia, amplia a transparência e aproxima a população das decisões do Parlamento Estadual

A decisão unânime do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que declarou inconstitucional o voto secreto na análise de vetos do Governo do Estado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi comemorada pelo deputado estadual Paulo Araújo (Republicanos).

Segundo o parlamentar, a medida representa um avanço histórico para a democracia e para a transparência do Poder Legislativo, ao garantir que a população tenha acesso direto ao posicionamento dos deputados em votações consideradas estratégicas e de grande interesse público.

“Essa decisão do Tribunal de Justiça acaba com o voto secreto na ALMT e fortalece a transparência do processo legislativo. Sempre defendi esse entendimento, inclusive com apresentação de proposta para extinguir votações secretas. O voto aberto dá clareza para a população, fortalece a democracia e evita interpretações equivocadas sobre a atuação parlamentar”, declarou Paulo Araújo.

O TJMT entendeu que o trecho da Constituição Estadual que previa “escrutínio secreto” para derrubada de vetos contraria princípios constitucionais ligados à publicidade dos atos públicos, à transparência e à soberania popular.

Leia Também:  Deputados estaduais representam Mato Grosso no 13º Fórum Jurídico de Lisboa

Paulo Araújo também relembrou que, ainda em 2019, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) defendendo o fim das votações secretas na Assembleia Legislativa. Na avaliação do deputado, a decisão do Judiciário reforça um movimento de modernização institucional e amplia o controle social sobre os mandatos parlamentares.

Nos bastidores políticos, a decisão é vista como um marco importante para aumentar a cobrança popular sobre os posicionamentos dos deputados estaduais, especialmente em matérias consideradas sensíveis ou de grande impacto político e administrativo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

“CORJA, PETULANTE E DITADOR”: JÚLIO CAMPOS DETONA MAURO MENDES E DISPARA ” ELE ESTAVA QUEBRADO EM 2018 NÓS BANCAMOS A CAMPANHA DELE ” – Assistam 

Deputado estadual sobe o tom contra grupo ligado ao governador, acusa aliados de tentarem tomar o controle do partido e expõe crise interna que pode redefinir o cenário eleitoral de 2026 em Mato Grosso

A crise interna dentro do União Brasil em Mato Grosso ganhou novos capítulos e elevou ainda mais a temperatura da disputa política visando as eleições de 2026. Durante entrevista ao programa Opinião, da TV Pantanal, o deputado estadual Júlio Campos disparou duras críticas contra o ex-governador Mauro Mendes, o deputado federal Fábio Garcia e aliados do grupo político que atualmente domina a sigla no estado.

Sem economizar nas palavras, Júlio classificou o grupo de Mauro Mendes como uma “corja”, além de acusar os aliados do governador de agirem de maneira “petulante” e “ditatorial” dentro do partido.

Segundo o parlamentar, o União Brasil teria cometido um “grave erro” ao aceitar a entrada de Mauro Mendes e seu grupo político ainda na época do Democratas, antes da fusão que originou a atual legenda.

“Cometemos esse erro grave de aceitar essa corja. Vieram não para ser parceiros ou companheiros, mas inimigos”, disparou Júlio Campos durante a entrevista.

A fala repercutiu fortemente nos bastidores políticos de Mato Grosso e evidencia o racha interno que cresce dentro do União Brasil, principalmente diante da possível pré-candidatura do senador Jayme Campos ao Governo do Estado.

Leia Também:  CCJR analisa 17 projetos de lei em reunião ordinária

Nos bastidores, aliados da família Campos alegam que o grupo ligado a Mauro Mendes estaria tentando assumir o controle definitivo do partido para fortalecer projetos políticos visando 2026, deixando de lado lideranças históricas que ajudaram a construir a antiga base do Democratas no estado.

As declarações de Júlio Campos também reforçam um rompimento cada vez mais evidente entre antigos caciques da legenda e o núcleo político ligado ao governador Mauro Mendes, considerado atualmente uma das figuras mais influentes da política mato-grossense.

O embate interno promete esquentar ainda mais o cenário político estadual nos próximos meses, principalmente com a aproximação das articulações para a disputa ao Governo de Mato Grosso e ao Senado Federal.

Veja o video 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA