CUIABÁ

Programa Piano Gente encanta crianças em escola de Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realiza na primeira semana de novembro à segunda etapa de apresentação do programa “Piano Gente”. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que apresenta balé, saxofone e clássicos musicais infantis tocados em piano aos estudantes das séries iniciais e ensino fundamental.

Essa segunda etapa abrange escolas da área urbana e zona rural. Confira a relação completa no final do texto.

Nesta terça-feira (4), mais de 100 crianças com idades de 0 a 5 anos matriculadas no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Paulo Ronan Ferraz, localizada no bairro Ilza Terezinha Piccoli, assistiram ao espetáculo.

A apresentação cultural, com duração de uma hora, foi conduzida pelo músico Dário Scherner, idealizador do programa “Piano Gente”, o saxofonista Juscimar Vida, o pianista Arthur Scharneski e a bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos “Flor Ribeirinha” e “Flauta Mágica”.

Desenvolvimento

A diretora do Centro de Educação Infantil, professora Maria do Carmo Martins, elogiou o projeto Piano Gente, classificando como essencial ao desenvolvimento das crianças.

“É a primeira vez que nossa escola recebe essa exibição. Só devemos agradecer a Secretaria de Educação porque as crianças estão com os olhos saltitando. É um presente às crianças que tem a oportunidade de conhecer a cultura e ter uma melhor visão mais abrangente do que é música”.

Leia Também:  Semana Municipal do Paradesporto avança e reforça compromisso com inclusão em Cuiabá

Em determinado momento do espetáculo, os estudantes interagiram com a bailarina, abraçando-a em meio à emoção durante a apresentação. “Fico encantada a cada ida nas escolas. As crianças ficam emocionadas e é um momento muito especial”, comenta a bailarina Julia Fernandes.

Cultura e inclusão

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia que o projeto “Piano Gente” serve para promover a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental a partir de experiências musicais significativas no ambiente escolar.

“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte que tanto envolve emoção, imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Idealizador do projeto, o músico Dário Scherner explica que a ideia do “Piano Gente” surgiu quando era ainda criança, nos momentos em que tocava piano com seu pai, que também tinha a identidade de Dário Schnerner.

Ele explica que a ideia do projeto é garantir acesso à cultura, e, ao mesmo tempo, promover interação social.

“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. o Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza ‘Grande Arraiá’ entre os dias 15 e 17 de julho na Praça Santos Dumont

Confira as datas, horários e locais do programa Piano Gente:

3/11/2025

Escola Dr. Estevão Alves Correa – 9h

Escola Nossa Senhora da Penha de França – 15h

4/11/2025

Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Ronan Ferraz – 9h

Escola Aristotelino Alves Praeiro – 15h

5/11/2025

Centro de Educação Infantil Jean Carlos Pinho Santos – 9h

Escola Senador Gastão de Matos Muller – 15h

6/11/2025

Centro de Educação Infantil Auro Ida – 9h

Escola Francisco Pedroso da Silva – 15h

7/11/2025

Escola Hilda Caetano de Oliveira Leite – 9h

Escola Nossa Senhora Aparecida – 15h

#PraCegoVer

A foto ilustra um piano de cor laranja no pátio de uma escola. Um homem de camisa verde, do lado esquerdo, toca saxofone. À frente, está uma bailarina de blusa preta. Diversas crianças estão sentadas e em pé prestando atenção na apresentação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura reforça equipes para limpeza de bocas de lobo após chuva e pontos de alagamento em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras, vai reforçar as ações preventivas para reduzir os impactos das chuvas na Capital. Cerca de 10 equipes serão mobilizadas para auxiliar a Defesa Civil na limpeza e desobstrução de bocas de lobo, com atuação prioritária nos pontos que registraram alagamentos após a chuva desta terça-feira (1º).

A chuva foi registrada durante a tarde em diversos pontos de Cuiabá e provocou alagamentos pontuais. A Secretaria de Obras já vinha realizando serviços preventivos de manutenção da rede de drenagem, mas, diante da retomada das chuvas, a estrutura será ampliada para garantir maior agilidade no atendimento e minimizar novos transtornos.

Além da limpeza e desobstrução, as equipes também deverão realizar o mapeamento dos locais que apresentam maior necessidade de intervenção. A medida permitirá direcionar os trabalhos de forma mais eficiente e antecipar possíveis problemas durante os períodos de chuva.

A ocorrência foi registrada em meio ao alerta de baixa umidade emitido pela Defesa Civil de Cuiabá. De acordo com o Boletim Oficial divulgado nesta terça-feira (1º), a atuação de uma massa de ar quente e seca sobre o Centro-Oeste favorece a redução da umidade relativa do ar em Cuiabá e região. O alerta, classificado como de perigo potencial, é válido até segunda-feira (7).

Leia Também:  EducaPet leva conscientização sobre bem-estar animal a estudantes de escola municipal em Cuiabá

Apesar da chuva registrada, a previsão indica predomínio de tempo seco entre quarta e sexta-feira, com aumento da nebulosidade. Para esta quarta-feira (2), a possibilidade de chuva é de 48%, mas sem volume previsto. Na quinta-feira (3), a probabilidade é de 42%, também sem previsão de volume significativo. Já na sexta-feira (4), a chance é de 41%.

A possibilidade de chuva aumenta no fim de semana. Para sábado (5), o boletim aponta 46% de probabilidade, com volume estimado em 3,3 milímetros. No domingo (6), a possibilidade sobe para 71%, com previsão de 18,7 milímetros.

Umidade acima de 40%

Embora o boletim destaque uma variação de umidade entre 20% e 97% no período, a previsão diária indica índices mínimos acima de 40% a partir desta quarta-feira, reduzindo a condição de baixa umidade registrada no início da semana. A Defesa Civil orienta a população a manter os cuidados com a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais.

Rios seguem em estiagem

Leia Também:  Prefeitura amplia campanha "Todos Contra a Dengue" e reforça alerta de prevenção em Cuiabá

O Boletim Hidrológico aponta que os rios Cuiabá e Coxipó permanecem em condição de estiagem, abaixo das respectivas cotas de atenção. A última atualização oficial consolidada disponível, de 17 de agosto, registrou nível de 2,48 metros no Rio Cuiabá e 1,12 metro no Rio Coxipó, ambos com tendência estável.

A Barragem de Manso também permanece em situação operacional normal, com 84,6% do volume útil armazenado e tendência estável. A Defesa Civil recomenda o uso consciente da água e orienta a população a acompanhar possíveis alterações nos níveis dos rios e córregos.

A Prefeitura também reforça a orientação para que a população não descarte lixo nas ruas, calçadas, terrenos ou próximo às bocas de lobo. O descarte irregular pode obstruir o sistema de drenagem e dificultar o escoamento da água, aumentando o risco de alagamentos.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA