NACIONAL

MEC seleciona empresas para oferta de serviços a docentes

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira, 29 de agosto, o Edital de Chamamento Público nº 12/2025 para selecionar empresas interessadas em conceder a docentes — com desconto — serviços financeiros; de alimentação; cultura; educação; moradia; saúde; transporte; entre outros. 

As empresas participantes receberão em troca o selo “Empresa Parceira dos Professores”, criado pelo MEC, e terão sua marca veiculada no portal do programa Mais Professores para o Brasil. O chamamento é mais uma das ações promovidas pelo MEC para valorizar e promover o reconhecimento social e institucional da atividade docente. 

Podem participar empresas com abrangência nacional ou regional, desde que atendam às condições previstas no edital. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses. 

A iniciativa é destinada a todos os professores em exercício no país, independentemente da área de atuação, do nível de ensino (básico ou superior) ou da natureza da instituição em que trabalha (pública ou privada).   

Leia Também:  MEC ouve mais de 57 mil educadores sobre educação matemática

Para utilizar o benefício, o professor deverá comprovar a condição de docente por meio da apresentação de um dos documentos: Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) — a ser lançada em breve pelo MEC; carteira de identificação funcional válida; ou contracheque atualizado acompanhado de documento oficial de identificação com foto.   

Cronograma – As empresas interessadas têm entre 28 de agosto e 14 de setembro para se inscrever. As propostas submetidas serão analisadas por uma comissão de seleção composta por representantes das secretarias do MEC. 

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 29 de setembro. Após essa data, haverá um prazo de três dias úteis para apresentação de recurso. A análise dos questionamentos será publicada em 8 de outubro.  

Os termos de adesão serão disponibilizados para assinatura e devem ser enviados ao MEC, juntamente com a logomarca ou a identidade visual das empresas, entre os dias 8 e 10 de outubro. O resultado final com a lista das empresas selecionadas será divulgado em 15 de outubro, no site do MEC. 

Leia Também:  Presidente Lula e ministro Silvio Costa Filho participam de anúncio de investimentos na Bahia

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.         

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.    

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Último dia de inscrição no Enare para área profissional de saúde

Termina nesta quarta-feira, 15 de julho, as inscrições para participar do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 em Área Profissional de Saúde nas modalidades uni e multiprofissionais. O procedimento deve ser realizado no portal do processo seletivo. Nesta edição, 158 instituições ofertam mais de 5,9 mil vagas distribuídas em todas as regiões do país. A taxa de inscrição é de R$ 220 para todas as profissões contempladas pelo certame. 

Para participar, é necessário que o candidato seja graduado em uma das áreas da saúde com vagas disponíveis e que possua registro ativo ou provisório no respectivo conselho de classe da sua profissão. As provas ocorrerão em 13 de setembro. 

O Enare oferta vagas em programas de residências para as seguintes formações: biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; física médica; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; saúde coletiva; serviço social; terapia ocupacional. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no portal oficial do Enare. O edital completo pode ser acessado neste link.  

Enare – Organizado pela HU-Brasil, o exame tem um sistema de classificação semelhante ao que é visto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que é utilizado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na residência em Área Profissional da Saúde – Multiprofissional e Uniprofissional, o candidato é avaliado primeiro e, depois, escolhe a especialidade e a instituição desejadas. Já na residência médica, o candidato se inscreve em uma especialidade e, posteriormente, escolhe a instituição onde deseja atuar. 

Leia Também:  Presidente Lula e ministro Silvio Costa Filho acompanham anúncio de Hub internacional no Aeroporto do Galeão (RJ)

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU-Brasil 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA