NACIONAL
Sinop (MT) alcança 100% de cobertura com Teleperícia

Com a implantação da Perícia Conectada na Agência da Previdência Social (APS) de Matupá, a Gerência-Executiva do INSS em Sinop atingiu 100% de cobertura com a modalidade de teleperícia em todas as suas unidades. A novidade representa um marco para a região, que agora conta com atendimento remoto para perícia médica em todas as agências da abrangência da gerência.
Além de Matupá, as agências de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juína, Colíder, Guarantã do Norte, Juara, Nova Mutum, Colniza e Peixoto Azevedo já operam com o modelo de telemedicina para a concessão do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.
A Perícia Conectada é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social em parceria com o INSS. O objetivo é ampliar o acesso da população à perícia médica, especialmente em regiões com escassez de profissionais peritos, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados enfrentem longos deslocamentos para obter atendimento.
Com o uso de recursos tecnológicos, a modalidade permite que o atendimento seja feito remotamente, por meio de videoconferência.
O gerente-executivo do INSS em Sinop, Tarcisio dos Passos, comemorou a conquista: “A implantação da teleperícia foi um marco na GEX Sinop. Há cerca de um ano, estávamos com os piores indicadores do país, com um tempo médio de espera por perícia (TMEA) de 220 dias. Hoje, com a implantação em Matupá, fechamos 100% de nossas 12 unidades com Perícia Conectada. É a realização de algo inimaginável até pouco tempo.”
Tarcísio também destacou o empenho das equipes envolvidas: “Sou imensamente grato a todos os gestores que abraçaram a causa e fizeram acontecer, mesmo diante de tantas dificuldades com estrutura e equipamentos. O serviço tem fluido muito bem. Agradeço aos gestores da Perícia Médica Federal e do INSS que estreitaram os laços e revolucionaram esse método de atendimento, aproximando o serviço do cidadão por meio da tecnologia. Também é preciso enaltecer o trabalho dos peritos, que têm atuado de forma humanizada, digna de reconhecimento.”
A ampliação da Perícia Conectada reforça o compromisso do INSS com a modernização dos serviços e com a promoção de um atendimento mais acessível e eficiente à população, especialmente nas áreas mais remotas do estado.
Por: Nathalia Lima, Comunicação Social do INSS no Mato Grosso


NACIONAL
MME promove Mutirão da Transição Energética para a COP30

O Ministério de Minas e Energia realiza, nesta segunda-feira (13), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica Onshore e Offshore e Novas Tecnologias (ABEEólica), o evento “Mutirão da Transição Energética para a COP30”. Durante todo o dia, serão debatidos temas como a expansão e resiliência de redes elétricas, mineração para a transição e circularidade, soluções da indústria de óleo e gás, acesso à energia, combustíveis sustentáveis e planejamento energético.
A assessora especial do MME, Mariana Espécie, ressaltou durante o painel de abertura a importância do evento em trazer para o debate assuntos que servirão de insumos para a consolidação de uma agenda energética ambiciosa, justa e inclusiva. “Nós teremos o dia inteiro para compartilhar diversas iniciativas que vão apoiar a presidência brasileira da COP30. Temos como base o que começamos no G20 ano passado e no BRICS este ano. Ao longo da programação, poderemos mergulhar um pouco nas principais motivações e começar esse debate entendendo que há muitos desafios pela frente e muitas boas oportunidades que poderão ser exploradas, sempre nesse esforço de tentar aproximar setor privado, governo e academia. Nós estamos conduzindo sete planos de soluções diferentes e cada um presente aqui poderá contribuir de acordo com sua área”, afirmou Espécie.
O diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, João Marcos Paes Leme, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com o MME e outros órgãos, com o objetivo de fazer desta a COP da implementação, aproveitando tudo o que já foi reunido até agora sobre a transição energética.
Foto: Tauan Alencar/MME
O painel contou também com a presença da Enviada Especial de Energia para a COP30, Elbia Gannoum, que destacou a importância de o Brasil apresentar seus avanços e fortalecer a liderança na transição energética “É o momento do Brasil levar a experiência que tem, aprender de forma global e trabalhar de forma sólida o conceito de economia de baixa emissão de carbono”, destacou.
O Mutirão da Transição Energética para a COP30 busca articular o conhecimento técnico nacional e internacional, criando um espaço de troca entre governo, especialistas e sociedade civil organizada. A iniciativa também pretende engajar o setor privado brasileiro, fundamental para viabilizar investimentos, inovação e escala, no mapeamento das principais barreiras que ainda impedem a implementação dessas soluções em larga escala.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Edna Sampaio propõe políticas para órfãos do feminicídio e mulheres no mercado de trabalho
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT amplia inclusão com guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos propõe destinar 20% do Fethab à habitação popular em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite encerra atividades com resultados e experiências internacionais
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT instala Câmara Setorial Temática para enfrentar feminicídio
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
CST da Enfermagem debate direitos trabalhistas e valorização da categoria
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado Thiago Silva participa do anúncio de construção de viadutos no Trevão e obras de infraestrutura