NACIONAL
MME debate com Petrobras avanços e perspectivas do mercado de biometano
O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nessa terça-feira (13/05), representantes da Petrobras para apresentação dos resultados da primeira Chamada Pública para aquisição de biometano. A reunião discutiu perspectivas de crescimento do mercado, com destaque para o mapeamento da oferta e o interesse de diferentes regiões no fornecimento do combustível renovável.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o papel estratégico da companhia na transição energética. “A Petrobras tem papel fundamental na construção de uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada. A consolidação do mercado de biometano é essencial para ampliar o uso de combustíveis renováveis e gerar novas oportunidades econômicas e sociais para o Brasil”, afirmou.
Durante a apresentação, a Petrobras elogiou a iniciativa do MME de submeter à consulta pública a minuta do decreto que cria o Programa de Incentivo ao Biometano, inovação trazida pela Lei do Combustível do Futuro (14.993/24). A companhia ressaltou a importância da celeridade no processo para a consolidação do mercado e a regulamentação do mandato do biometano no país.
O encontro contou com a presença do secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes; da diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Mariana Cavadinha, além da comitiva da empresa.
Consulta pública
A minuta do decreto que institui o Programa de Incentivo ao Biometano está em consulta pública até as 14h da próxima segunda-feira (19/05). A proposta estabelece diretrizes para fomentar a produção, o consumo e a infraestrutura do combustível em todo o país.
A audiência pública sobre o tema será realizada em 21 de maio. Para se inscrever, preencha o formulário aqui.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
NACIONAL
Último dia de inscrição no Enare para área profissional de saúde
Termina nesta quarta-feira, 15 de julho, as inscrições para participar do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 em Área Profissional de Saúde nas modalidades uni e multiprofissionais. O procedimento deve ser realizado no portal do processo seletivo. Nesta edição, 158 instituições ofertam mais de 5,9 mil vagas distribuídas em todas as regiões do país. A taxa de inscrição é de R$ 220 para todas as profissões contempladas pelo certame.
Para participar, é necessário que o candidato seja graduado em uma das áreas da saúde com vagas disponíveis e que possua registro ativo ou provisório no respectivo conselho de classe da sua profissão. As provas ocorrerão em 13 de setembro.
O Enare oferta vagas em programas de residências para as seguintes formações: biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; física médica; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; saúde coletiva; serviço social; terapia ocupacional. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no portal oficial do Enare. O edital completo pode ser acessado neste link.
Enare – Organizado pela HU-Brasil, o exame tem um sistema de classificação semelhante ao que é visto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que é utilizado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na residência em Área Profissional da Saúde – Multiprofissional e Uniprofissional, o candidato é avaliado primeiro e, depois, escolhe a especialidade e a instituição desejadas. Já na residência médica, o candidato se inscreve em uma especialidade e, posteriormente, escolhe a instituição onde deseja atuar.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU-Brasil
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
VÁRZEA GRANDE MT5 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
Sinop2 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
POLÍTICA MT6 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense
-
POLICIAL5 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes

