POLÍCIA FEDERAL
PF cumpre seis mandados de busca e prende responsável por desmatar e incendiar 953 hectares em gleba pública da União
Rio Branco/AC. A Polícia Federal no Acre, nesta segunda-feira, 30/9, deflagrou operação para combater os crimes de desmatamento, impedimento de regeneração e provocação de incêndio em uma área de aproximadamente 950 hectares, situada em gleba pública federal.
Além do cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, foram realizadas prisões de dois indivíduos e apreendidas 1.100 cabeças de gado, um veículo automotor, duas armas de fogo, entre outros itens relevantes para a investigação.
Durante o cumprimento das medidas, em um dos alvos, a equipe de policiais se deparou com uma vasta área rural, localizada em área da União, completamente devastada pelo uso recente de fogo.
As medidas visam não apenas identificar os responsáveis e financiadores dos ilícitos ambientais, mas também prevenir que novas ações criminosas sejam perpetradas na região amazônica.
Além dos policiais federais que foram mobilizados para a ação, a operação contou com o apoio de equipes da Força Nacional e da Polícia Civil de Boca do Acre/AM.
A Operação Smoke faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas e reforça o compromisso das autoridades em combater os ilícitos praticados na Amazônia. As ações conjuntas realizadas entre a Polícia Federal, outras forças policiais e órgãos ambientais são fundamentais para garantir a preservação do Bioma Amazônico e assegurar a responsabilização dos envolvidos nos desmates e queimadas ilegais.
Com essas ações, a Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a preservação da Amazônia Legal, atuando de maneira firme e coordenada para garantir que o patrimônio natural brasileiro seja resguardado para as futuras gerações.
Comunicação Social da Polícia Federal no Acre
Fone: (68) 99912-8812
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
Nota à imprensa
Brasília/DF. A Polícia Federal informa que encaminhou, na manhã deste domingo (13/9), ao Supremo Tribunal Federal, resposta ao despacho do ministro Edson Fachin, no âmbito da PET 16.704/DF, referente à custódia e ao estado do material extraído do aparelho celular apreendido de Daniel Bueno Vorcaro.
Em resposta ao STF, a Polícia Federal esclareceu que o material original permanece integralmente nas dependências da instituição, dentro de cadeia de custódia formalmente documentada, com os respectivos lacres íntegros e mecanismos de verificação de integridade digital.
A PF esclareceu, ainda, que a cópia dos dados extraídos encaminhada ao gabinete do ministro André Mendonça, em março deste ano, não corresponde ao material original, que jamais deixou a custódia da instituição. O envio daquela cópia ocorreu mediante solicitação do próprio gabinete, conforme documentação constante do processo administrativo correspondente.
Por fim, a Polícia Federal informou que dispõe de plenas condições técnicas para produzir e encaminhar cópia idêntica da extração aos demais gabinetes que a solicitaram, observadas as determinações da Corte e as cautelas de sigilo aplicáveis.
A instituição reafirmou seu compromisso com a preservação da cadeia de custódia, a estrita observância do devido processo legal e se colocou à disposição do Supremo Tribunal Federal para a prestação de quaisquer esclarecimentos complementares, bem como para eventual verificação da integridade do conteúdo custodiado.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLICIAL3 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta vistoria abastecimento de água e acompanha chegada às casas do Cristo Rei
-
MATO GROSSO3 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
MATO GROSSO2 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
