MATO GROSSO

Com apoio da Fapemat, alunos de escola estadual desenvolvem projeto de empreendedorismo e economia sustentável

Publicados

em

O Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) lançado ano passado (2022) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) tem alcançado resultados promissores. O programa busca incentivar a realização de projetos de pesquisas científicas e inovação tecnológica em escolas da Rede Estadual de Mato Grosso.

Um projeto que se destacou na primeira edição foi o desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Padre João Panarotto, localizada no bairro CPA IV, em Cuiabá. Sob a coordenação da professora Luzia Cardoso Neves, os estudantes se dedicaram ao projeto intitulado “Empreendedorismo, economia sustentável”. Utilizando materiais descartáveis e reciclados, eles produziram artesanatos, peças decorativas e souvenirs, explorando o uso de madeiras, plásticos e vidros.

Luzia ressaltou a importância das bolsas do programa para o sucesso do projeto. Conforme ela, o apoio financeiro e o incentivo fornecido pelas bolsas foram fundamentais para o apoio às pesquisas. Ela enfatizou que, embora o projeto possa parecer pequeno, ele estimulou de maneira notável a criatividade dos envolvidos, gerando maior interesse pela busca do conhecimento”.

Leia Também:  Nota MT já beneficiou 8 mil veículos com descontos no IPVA

Anteriormente, a professora acreditava que todas as pesquisas deveriam ser realizadas na universidade, porém, segundo ela, sua visão mudou ao perceber o potencial da escola como meio de divulgação e alcance de um público maior. “Os alunos se tornam multiplicadores, disseminando o conhecimento adquirido e se tornando agentes de mudança em suas comunidades. Investir em educação é o primeiro passo para qualquer iniciativa”, destacou.

Quanto ao futuro do projeto, a professora mencionou que os alunos estão entusiasmados com a experiência e têm planos de expansão, explorando o uso da madeira, o plástico, além do papelão e do vidro, com metas de ampliar a produção envolvendo a comunidade no projeto.

O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, enfatizou o papel transformador dos alunos ao se envolverem com projetos de pesquisa. Ele destacou que os estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento, impactando positivamente a comunidade escolar. “Ao incentivar a educação e a pesquisa desde a base, a Fapemat está construindo uma dinâmica sólida para o desenvolvimento futuro”, ressaltou Marcos de Sá.

Os resultados do Programa Pesquisa e Inovação na Escola demonstram a importância de investir na formação dos alunos desde cedo, promovendo a pesquisa científica e o empreendedorismo nas escolas públicas de Mato Grosso”.

Leia Também:  MT Hemocentro divulga o calendário de coletas para dezembro

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas

Publicados

em

Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.

No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.

Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em prédio comercial no centro de Sinop

Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Segue integra da nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS

Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.

A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.

Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.

Leia Também:  Projeto Olimpus impulsionou o esporte mato-grossense em 2021

As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.

Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.

Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT

Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT

Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT

Fonte: TCE

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA