POLÍTICA MT
Parceria entre ALMT e governo garante regularização fundiária a moradores do Itapajé
Casal contemplado, Marcos Siqueira da Silva e Jaqueciane
Foto: MAURÍCIO BARBANT
Localizado na região do Coxipó, moradores do bairro Itapajé,, na capital, receberam o título definitivo de seus imóveis registrados em cartório, numa parceira do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), da Assembleia Legislativa (ALMT) e governo do estado. No total, foram investidos R$ 9 milhões, beneficiando 104 famílias, na tarde de sexta-feira (18), no Centro Comunitário do bairro, onde o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) fez questão de entregar os documentos e parabenizar os moradores.
“É uma satisfação muito grande porque fazem 30 anos que moramos aqui no bairro e, agora, o deputado Botelho conseguiu nosso documento junto com o governo do estado. É muito grande esse sonho realizado. Quando chegamos aqui era só poeira, agora chegou asfalto, chegou a escritura que é muito importante. Aqui, no começo, não tinha água, era mais de semana sem agua. Com o título definitivo ficou completo”, disse o tapeceiro Marcos Siqueira da Silva, ao lado da esposa Jaqueciane. Radiantes, o casal comemorou o documento do imóvel onde criou um casal de filhos e desfruta de três netos.
Francisco Serafim, presidente do Intermat, destacou a alegria de levar segurança para os moradores através da certidão de registro feito em cartório, sem nenhum custo aos moradores. Informou que a intenção é a de acelerar o processo e entregar mais documentos em todo o estado, pelo menos duas vezes por semana, promovendo a regularização fundiária em parceria com Botelho. Assegurou que até o dia 4 de março, conforme previsto pela Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso, os títulos pendentes nos cartórios deverão despachados.
“Esse trabalho não seria completo se não tivéssemos o suporte financeiro, social e o apoio operacional. Fizemos uma parceria com a Assembleia Legislativa, quando o deputado Botelho era o presidente. Isso nos proporcionou entregar os documentos sem custo para o cidadão”, afirmou Serafim.
Botelho, que é presidente da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária da ALMT, disse que o trabalho vem dando bons frutos e destacou a importância de o documento ser entregue devidamente registrado para o cidadão.
“É uma parceria com resultado. Vamos acabar de vez com essa situação de as pessoas terem o patrimônio, mas sem o registro. Isso vai ser coisa do passado. Também estamos lutando para acelerar a emissão nos cartórios devido a grande demanda. Por isso, já tivemos uma reunião com a Corregedoria Geral de Justiça e Anoreg que nos garantiram prazo máximo de 90 dias para entregar as escrituras”, afirmou o deputado, ao entregar o título definitivo do imóvel da dona de casa Zilda Oliveira da Silva Correa. “Foi muito bom pegar o documento da minha casa, há muitos anos eu falava que não era minha casa, nem reformava por isso. Agora, tenho o documento da minha casa própria!”, comemorou.
POLÍTICA MT
Mauro chega a 48% e Janaína alcança 35%; os dois lideram disputa pelo Senado a 13 dias das eleições
Levantamento mostra ex-governador na primeira colocação e deputada estadual em segundo lugar; Mauro concentra 33% das indicações de primeiro voto, enquanto Janaína registra 19% e também aparece com 16% no segundo voto
A menos de duas semanas das eleições de 2026, o ex-governador Mauro Mendes (União Brasil) e a deputada estadual Janaína Riva (MDB) aparecem nas duas primeiras colocações da disputa pelas vagas de Mato Grosso no Senado Federal. A mais recente pesquisa do instituto MT Dados, realizada entre os dias 11 e 17 de setembro, mostra Mauro com 48% das intenções de voto, enquanto Janaína registra 35%.
O levantamento, divulgado a 13 dias da votação de 4 de outubro, revela que os dois candidatos mantêm posições de destaque na corrida eleitoral, com vantagem numérica sobre os demais concorrentes.
Mauro Mendes aparece na primeira colocação, com 13 pontos percentuais de vantagem sobre Janaína Riva. A deputada, por sua vez, registra nove pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, José Medeiros (PL), que soma 26%.
Na sequência aparecem o senador Carlos Fávaro (PSD) e o ex-governador Pedro Taques (PSB), empatados numericamente com 15%. Antônio Galvan (Avante) registra 10%.
O levantamento permitiu que cada entrevistado indicasse dois candidatos, já que Mato Grosso elegerá dois representantes para o Senado Federal.
MAURO CONCENTRA PRIMEIRO VOTO E JANAÍNA APARECE ENTRE AS PRINCIPAIS ESCOLHAS PARA O SEGUNDO VOTO
Um dos pontos apresentados pela pesquisa é a distribuição das intenções de voto entre a primeira e a segunda indicação dos entrevistados.
Mauro Mendes concentra 33% das indicações de primeiro voto e outros 15% de segundo voto, totalizando 48%.
Janaína Riva registra 19% no primeiro voto e 16% no segundo, alcançando 35% das intenções de voto.
Os números mostram que o ex-governador possui uma parcela expressiva de eleitores que o indicam como primeira opção para o Senado, enquanto a deputada estadual reúne intenções de voto nas duas posições.
A distribuição é relevante porque, diferentemente da eleição de 2022, quando Mato Grosso escolheu apenas um senador, em 2026 cada eleitor poderá votar em dois candidatos diferentes para o cargo.
CRESCIMENTO NAS PESQUISAS
A evolução dos levantamentos do MT Dados também apresenta mudanças nas intenções de voto ao longo dos últimos meses.
Mauro Mendes passou de 45% em agosto para 48% em setembro, crescimento de três pontos percentuais.
Janaína Riva, que registrava 29% em julho, chegou aos atuais 35%, avanço de seis pontos percentuais no período.
Os resultados de setembro colocam Mauro e Janaína nas duas primeiras posições da pesquisa, com ambos registrando crescimento em relação às medições anteriores do instituto.
José Medeiros também apresentou crescimento na série histórica, passando de 18% para 26%.
INDECISOS AINDA REPRESENTAM PARCELA EXPRESSIVA DO ELEITORADO
Apesar da definição de parte das intenções de voto, o levantamento aponta que 35% dos entrevistados ainda se declaram indecisos, percentual que caiu em relação aos 53% registrados em maio.
Os votos brancos e nulos somam 10%.
O número de indecisos demonstra que a disputa ainda possui uma parcela significativa do eleitorado sem escolha declarada, especialmente diante da possibilidade de indicação de dois nomes para o Senado.
A pesquisa registra Mauro Mendes com 48% e Janaína Riva com 35%, mas os percentuais representam intenções de voto no momento das entrevistas, não o resultado definitivo da eleição.
SOBRE A PESQUISA
O levantamento do instituto MT Dados foi realizado entre os dias 11 e 17 de setembro de 2026, com 3.080 eleitores.
A pesquisa utilizou entrevistas presenciais em 45 municípios e recrutamento pelas redes sociais em 131 municípios.
A margem de erro informada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00691/2026, conforme informado na publicação da pesquisa.
As eleições acontecem no próximo dia 4 de outubro, quando os eleitores de Mato Grosso escolherão os dois representantes do estado para o Senado Federal.
-
POLÍTICA MT5 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO6 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
NA CAPITAL6 dias atrásSete nomes ficam separados por apenas 0,3 ponto em pesquisa para deputado estadual em MT; veja quem são
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásQuatro mulheres podem fazer história na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
