VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande entra na era da inovação; Pivetta e Flávia anunciam chegada da SECITECI em VG

Várzea Grande vive um novo momento de transformação. Nesta terça-feira (12), o governador Otaviano Pivetta e a prefeita Flávia Moretti visitaram o Novo Parque Tecnológico de Mato Grosso, localizado no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, espaço que promete reposicionar o município como referência em inovação, qualificação profissional e atração de empresas de tecnologia.

A obra foi tocada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, e deverá receber diversas empresas privadas fomentando a economia e o desenvolvimento industrial.

A prefeita Flávia Moretti reforçou que o parque inaugura uma nova era para a cidade, marcada por inovação e oportunidades para atrair empresas que antes não consideravam investir em Mato Grosso.

“É uma nova era para Várzea Grande, uma era de inovação e tecnologia, onde a gente está trazendo empresas que nunca pensaram em estar no estado de Mato Grosso e vão estar aqui.”, disse.

Segundo Flávia, diversas empresas já demonstraram interesse em se instalar no parque e aguardam apenas a inauguração e a modelagem definitiva de gestão para iniciar o processo de habilitação.

“A gente tem várias empresas já que acenaram para estar presentes no parque, só esperando a inauguração e a modelagem de gestão para se habilitarem aqui.”, destacou.

Flávia Moretti ainda anunciou que a Prefeitura irá encaminhar à Câmara Municipal, já na próxima semana, um projeto de lei com medidas para tornar o município mais atrativo às empresas que pretendem se instalar no parque.

Entre os principais incentivos está a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para 2%, incluindo benefícios para empresas de tecnologia e também para construtoras e incorporadoras que realizarem obras dentro do espaço.

Leia Também:  Alunos vivenciam a agricultura familiar em assentamento de Várzea Grande

Durante a visita, Pivetta destacou que o parque representa um divisor de águas para a cidade e reforçou que a iniciativa projetará o município para o desenvolvimento. O governador determinou que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC) passe a funcionar no local, sendo a primeira secretaria estadual instalada oficialmente em Várzea Grande.

“Esse espaço marca um novo ciclo para Várzea Grande. A demonstração da importância que nós damos para isso é que nós determinamos o nosso secretário de ciência e tecnologia agora. A SECITEC vai mudar para cá, provavelmente até metade de junho.”, declarou Pivetta.

O governador ainda ressaltou que a presença da secretaria no parque irá fortalecer parcerias com a iniciativa privada e ampliar oportunidades de qualificação e formação de talentos, com foco em tecnologia e desenvolvimento regional.

“A SECITEC fomentará as parcerias necessárias para cursos de qualificação, formação de talentos e a implantação de um hub de tecnologia que vai dar para Várzea Grande uma nova perspectiva.”, afirmou.

Pivetta também destacou que o Governo do Estado está avançando na estruturação do parque com apoio técnico especializado. Conforme anunciado, está sendo firmado contrato com a empresa responsável pela gestão do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, para transferir experiência e know-how ao projeto mato-grossense.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, explicou que o parque representa uma estrutura estratégica para impulsionar o desenvolvimento do município fortalecendo a pesquisa, a inovação e a atração de empresas.

Leia Também:  Conselho da Mulher promove manhã de conhecimento e cuidado em Várzea Grande

“Parques tecnológicos no mundo inteiro são estruturas que promovem desenvolvimento, avanços em pesquisa, em tecnologia, em inovação. Esse equipamento na nossa cidade abre novas oportunidades para o Estado como um todo. Se torna uma porta de entrada, trazendo muito mais empresas que antes não habitariam a nossa cidade”, celebrou Fabyane.

Conforme a secretária, o espaço será um ambiente de integração entre poder público, universidades e iniciativa privada, promovendo avanços econômicos e tecnológicos que refletirão diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

“A tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas. E é isso que um parque tecnológico traz, avanços em melhorias para desempenho tecnológico, profissional, econômico e especialmente para a vida das pessoas”, concluiu.

Estavam presentes na visita os vereadores: Lucas Chapéu do Sol, Bruno Rios, Clayton Sardinha, Carlinhos Figueredo, Joaquim Antunes e Rosy Prado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

11ª Conferência Municipal de Saúde debate futuro do SUS em Várzea Grande nos dias 2 e 3 de julho

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realiza nos dias 2 e 3 de julho, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do complexo educacional Uniceib, localizado na rua Manoel de Paula, 360, no bairro do Ipase. Os participantes devem se inscrever de forma prévia e totalmente online, por do link: https://mndnbrasil.org/wp-content/themes/mndn/inscricao-conferencia.php .

A organização da Conferência frisa que é importante a inscrição antecipada, mas quem não puder fazê-la de maneira online, poderá realiza-la no local do evento, entre 13h30 às 13h55.

Em Várzea Grande, a Conferência será centralizada em quatros eixos temáticos para discussão: “Democracia, Saúde como direito e soberania nacional”, “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”, “Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e socioambiental” e “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”.

O evento é um espaço dedicado ao debate e à avaliação da real situação da saúde local. É também um momento oportuno para planejar as políticas públicas do município para os próximos anos. Todas as deliberações da CNS de Várzea Grande farão parte da conferência estadual e da nacional.

CONFERÊNCIA EM VÁRZEA GRANDE – Além dos debates dos eixos temáticos e das propostas que serão deliberadas ao longo da Conferência, ao final, serão eleitos os representantes que levarão as demandas do Município para as etapas estadual e nacional da conferência.

Leia Também:  Prefeitura instala novos abrigos de ônibus para maior conforto aos passageiros

Os certificados serão encaminhados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição.
PROGRAMAÇÃO:

DIA 2 DE JULHO

14H às 14h25 – Solenidade de abertura oficial e apresentação cultural
14h30 às 15h – Leitura e aprovação o do Regimento Interno
15h às 15h45 – Coffee Break de boas-vindas
15h50 às 16h10 – PAINEL TEMÁTICO – EIXO I: “Democracia, Saúde como direito e soberania nacional”. Palestrante: Valéria Nogueira – Secretária Municipal de Saúde de Várzea Grande.
16h10 às 16h30 – DEBATE
16h30 às 16h50 – PAINEL TEMÁTICO – EIXO II: “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na Justiça tributa ria e na sustentabilidade fiscal e social. Palestrante: Marcos Tertuliano, servidor de carreira da SMS.
16h50 às 17h DEBATE
17h – Encerramento do primeiro dia e orientações para as salas de trabalho do dia seguinte.

DIA 3 DE JULHO

08h30 às 08h40 – Acolhimento e abertura dos trabalhos do dia
08h45 às 09:05 horas PAINEL TEMÁTICO – EIXO III: “Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: Emergências climáticas e justiça socioambiental”. Palestrante: Matheus Anthony Mendes, Especialista em Saúde e Médico Veterinário do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
09h05 às 09h10 DEBATE
09h10 às 09h30 – PAINEL TEMÁTICO – EIXO IV: “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”. Palestrantes: Presidente do Movimento Nacional das Doenças Negligenciadas/MNDN/CIEDDS – João Victor Pacheco e Prof.ª Closeny Maria Soares Modesto, Adjunto IV da FAEN/UFMT, Coordenadora da Rede Universitária para o Enfrentamento da hanseníase em MT (Rede HANS MT) e Coordenadora do Núcleo Estadual do MNDN em MT.
09h30 às 09h40 – DEBATE
09h40 às 10h30 – TRABALHO EM GRUPOS – Discussão dos 4 eixos e elaboração das propostas
10h30 às 10h45 – COFFEE BREAK – Intervalo rápido para networking
10h45 às 11h30 horas PLENÁRIA FINAL – Votação das propostas aprovadas nos grupos e eleição dos delegados
11h30 às 12h – Leitura da ata e homologação dos delegados eleitos
12h – Encerramento oficial e encerramento

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA