VÁRZEA GRANDE MT
Noventa e cinco agentes estão visitando bairros de Várzea Grande
É preciso que os moradores permitam a entrada dos profissionais em suas residências e comércios. O chamamento vale também para administradores de prédios e condomínios. Só o combate ao mosquito pode reduzir doenças até óbitos
Três grandes regiões de Várzea Grande – Cristo Rei, Centro Sul e Mapim – estão recebendo nesta semana a visita de agentes de endemias, de vigilância sanitárias e comunitários, que estão fazendo o trabalho de conscientização da população para a importância do combate à dengue, zika e chicungunya.
A ação faz parte de uma estratégia realizada pelo município – e que segue determinação do Ministério da Saúde -, para minimizar as notificações de casos de arboviroses. Noventa e cinco agentes estão a campo.
Os agentes já percorreram o bairro Cristo Rei e bateram na porta de 1.442 imóveis, destes 1.030 receberam os agentes para a inspeção. “A ação tem tido um bom resultado, porém, ainda encontramos dificuldades em fazer o nosso trabalho. Ainda encontramos resistência dos moradores, mas a maioria entende o nosso propósito”, destacou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Rosimeire Fernandes de Souza.
Na terça-feira (11), os agentes atuaram na região centro sul, onde percorreram uma área com 2.155 imóveis, entre casas, prédios residenciais, comércios e até terrenos sem edificações. Em residencial de prédios, o zelador não só abriu o portão como fez questão de mostrar o espaço, bem conservado e as caixas tampadas e bem protegidas. “Sabemos da importância do trabalho realizado por essas pessoas, por isso todas as vezes que eles vêm aqui, recebemos e fazemos questão que entrem e que certifiquem todos os espaços”, destacou o zelador do residencial, João Pedro da Costa Campos.
Para a agente de endemias, Ana Rita do Nascimento, essa colaboração, seja de moradores, seja predial, residencial ou comércio em geral, agiliza o trabalho dos agentes. “Se o local está fechado temos de visitar outras vezes. É importante que todos tenham essa consciência, e que respeitem o nosso trabalho. Nem sempre a recepção é calorosa, mas é importante que os moradores saibam que estamos aqui para ajudar no combate ao mosquito”, reforçou.
Nesta quarta-feira (12), os agentes estarão percorrendo o bairro Mapim onde 1.827 imóveis serão visitados.
Além dos servidores da secretaria de Saúde, profissionais que atuam nas secretárias de Serviços Públicos (Código de Postura) e Educação também estão concentrados nesta ação estratégica.
VÁRZEA GRANDE MT
Várzea Grande celebra 159 anos com extensa programação de eventos, obras e ações sociais
A Várzea Grande comemora seus 159 anos com uma programação ampla e diversificada, que se estende por todo o mês de maio. A agenda reúne eventos culturais, esportivos, institucionais e uma série de entregas e lançamentos de obras, marcando um novo ciclo de desenvolvimento para o município.
Entre os destaques está a EXPOVG, realizada de 14 a 17 de maio, com shows, rodeio e atrações culturais no Chapéu do Sol. Paralelamente, ocorre a AGRIFAM VG, evento voltado ao fortalecimento da agricultura familiar, com debates técnicos, painéis e troca de experiências entre produtores.
No dia 15 de maio, data oficial do aniversário da cidade, um dos momentos mais simbólicos da programação será o desfile cívico-militar, na Avenida Couto Magalhães, reunindo estudantes, forças de segurança e diversas instituições em celebração à história e identidade várzea-grandense.
A programação também contempla ações voltadas ao bem-estar e à participação popular, como a VGRUN, corrida de 7 quilômetros realizada no dia 17, e a Caminhada Faça Bonito, no dia 18, que chama a atenção para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
Ao longo do mês, a Prefeitura realiza ainda importantes entregas e lançamentos de obras em áreas estratégicas. Entre elas, a reinauguração do CMAEAPI João Ribeiro e da sede do Previvag, além da inauguração de unidades educacionais, como a CMEI Gervaldo Bueno de Barros e uma nova EMEB na região do Chapéu do Sol.
Na área da saúde, estão previstos o lançamento da obra de adequação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o início da construção do CAPS III e melhorias no Pronto-Socorro Municipal, incluindo a implantação da Sala Lilás, voltada ao atendimento humanizado.
A programação se encerra no dia 30 de maio com o Acelera Mais VG, uma ação integrada que leva serviços essenciais diretamente à população da região Oeste do município.
Com uma agenda que une celebração, investimentos e ações sociais, os 159 anos de Várzea Grande reforçam o compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
ECONOMIA7 dias atrásSem política industrial, o Brasil não avança na geração de emprego e renda’, afirma Márcio Elias Rosa
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
ECONOMIA6 dias atrásDescarbonização industrial entra em nova etapa com foco em projetos e investimentos

