VÁRZEA GRANDE MT
“Com Fila Zero, Várzea Grande reduz filas históricas e devolve esperança a pacientes”, diz prefeita
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, destacou a importância do Programa Fila Zero para reduzir a demanda reprimida de cirurgias e garantir mais agilidade no atendimento à população. A declaração foi feita durante o lançamento da segunda etapa do programa, nesta quinta-feira (23), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Segundo a gestora, o município somente no primeiro ano de convênio, conseguiu avançar em procedimentos que estavam há anos aguardando na fila, trazendo alívio aos pacientes e às famílias.
“Eu conheci o Fila Zero no ano passado. Para nós prefeitos, é um respiro do nosso município junto à saúde pública. Várzea Grande conseguiu respirar e dar esperança ao cidadão. Aquele cidadão que tanto esperava cirurgia bariátrica, aquele cidadão que precisava operar da catarata, que já esperavam pelo menos 10 anos”, afirmou.
A prefeita relatou que ouviu depoimentos de moradores emocionados após finalmente conseguirem atendimento.
“Eu ouvi muitos depoimentos, emocionados e satisfeitos. Assim que vemos a necessidade desse programa”, completou.
Flávia Moretti também defendeu que o Fila Zero se torne permanente e seja consolidado como política pública em Mato Grosso.
“Ele não pode ser apenas um programa, tem que ser política pública regida inclusive por lei. É uma forma do Estado distribuir a renda diante do que arrecada e nos tirar o fardo que é a saúde pública”, disse.
A prefeita ainda reforçou que a adesão ao programa foi uma das primeiras medidas adotadas em sua gestão e avaliou que a iniciativa teve impacto direto na melhoria da saúde municipal.
“Foi a primeira coisa que eu fiz na minha gestão: aderir ao programa Fila Zero. E esse programa salvou o ano de 2025 em Várzea Grande, na saúde pública do município. Eu quero agradecer pelo programa, governador, parabenizar toda a equipe do Estado por conduzir essa forma da tabela, melhorar os valores, para a gente poder ter mais parceiros. Isso foi muito importante”, concluiu.
A nova fase do programa, chamada de Fila Zero 3.0, prevê investimento estadual de R$ 400 milhões para a realização de 588 mil procedimentos eletivos em 2026, com apoio de municípios, consórcios intermunicipais e instituições parceiras.
Desde sua criação, em abril de 2023, o programa já realizou mais de 667 mil procedimentos em Mato Grosso, entre exames, consultas e cirurgias, contribuindo para diminuir o tempo de espera e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Galeria de Fotos (5 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Sábado também é dia de manutenção e reparos nas escolas da Rede Municipal
Sábado também é dia de trabalho nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande. Enquanto os alunos aproveitam o fim de semana, equipes de manutenção utilizam o período para realizar pequenos reparos e serviços necessários nas unidades escolares.
A iniciativa é uma oportunidade para executar intervenções que, durante os dias letivos, muitas vezes não podem ser realizadas devido à presença das crianças e ao funcionamento normal das atividades pedagógicas. Com as salas e demais espaços livres, os profissionais conseguem trabalhar com mais segurança e tranquilidade.
Entre os serviços estão pequenos reparos, ajustes e manutenção de estruturas e equipamentos, contribuindo para a conservação dos prédios e para a melhoria do ambiente escolar. Na EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, foi realizada a limpeza da caixa-d’água. Já na EMEB Ângela Jardim Botelho, foi feita a troca da vela do filtro do bebedouro.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destaca que a manutenção contínua das unidades é fundamental para garantir espaços adequados para toda a comunidade escolar.
“Cuidar das nossas escolas é também cuidar dos nossos alunos e dos profissionais que nelas trabalham”, comentou.
Maria Fernanda disse ainda que essas intervenções fazem parte do trabalho permanente de cuidado, prevenção e valorização dos espaços escolares, garantindo ambientes mais seguros e adequados para todos.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT7 dias atrásExclusivo: Wellington corre atrás de Flávio Bolsonaro, erra aldeias e cobra Medeiros após ficar fora de agenda reservada em MT – veja fotos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça Eleitoral suspende propaganda de Taques por acusações falsas contra Mauro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT5 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video

