TECNOLOGIA
MCTI lança programa Mais Ciência na Escola no Acre
O programa Mais Ciência na Escola chegou oficialmente ao Acre (AC) e receberá investimento de R$ 1 milhão. O anúncio foi feito pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta terça-feira (3), em evento no Instituto Federal do Acre (Ifac). “Queremos que esta também seja a terra de jovens cientistas, de meninas e meninos que criarão as soluções para os desafios do nosso tempo”, disse a chefe da pasta.
Já em execução pela Ifac, o projeto no estado já conta com cinco laboratórios Mão na Massa nas cidades Cruzeiro do Sul, Xapuri, Tarauacá, Sena Madureira e Rio Branco. Segundo a ministra, a iniciativa logo começará a ser executada também pela Universidade Federal do Acre (Ufac). “É ciência entrando na escola pública, é oportunidade chegando aonde muitas vezes ela demorou a chegar”, continuou Luciana Santos.
Para o reitor do Ifac, Fábio Storch, a iniciativa ajudará a enfrentar os diversos desafios sociais enfrentados pela região Norte. “A nossa juventude é uma juventude de coragem. Uma juventude que só precisa de uma oportunidade para mudar a própria realidade, como o programa Mais Ciência na Escola”, disse o representante.
Lançado em 2024, o programa tem o objetivo de promover o letramento digital e a educação científica com a implementação de laboratórios Mão na Massa, espaços montados dentro das escolas públicas em que os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, transformando teoria em prática. A iniciativa ainda oferece planos de atividades, formação de professores e bolsas para educadores e alunos.
“O Mais Ciência na Escola é um movimento para democratizar o acesso à educação científica na base, que é onde tudo começa. E tem sido muito bonito ver desabrochar nos estudantes o interesse pela ciência e tecnologia e ver essa aproximação entre as escolas públicas e as instituições de ciência e tecnologia contribuindo para uma educação mais inovadora, inclusiva e conectada aos desafios contemporâneos”, disse a ministra.
Para a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, o programa é uma forma de mostrar que a educação básica também faz ciência e pesquisa. “Nós queremos que vocês sejam os futuros cientistas do Brasil, brilhando nas feiras e nas olimpíadas científicas. É por isso que nós fazemos esse trabalho, para que vocês voem, porque a ciência brasileira precisa de vocês”, incentivou a representante.
A ministra citou que, em breve, o projeto O Futuro da Programação, da Ufac, também começará a ser executado. A iniciativa apoiará o desenvolvimento de habilidades de programação e de soluções digitais com os estudantes da capital Rio Branco, em oficinas mão na massa. “Um aspecto importante dessas iniciativas é que estamos garantindo que meninas, estudantes negros, indígenas, pessoas com deficiência e jovens em situação de vulnerabilidade tenham seu espaço assegurado”, destacou a chefe da pasta.
Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho; e o pró-reitor de Inovação e Tecnologia da Ufac, Humberto Monteiro.
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
MATO GROSSO7 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington não esconde mágoa de prefeito após deixar PL e apoiar Pivetta – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta sobe o tom contra adversários e questiona trajetória de Natasha e Wellington – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara


