DISPUTA ACIRRADA
Max Russi lidera votação para a Assembleia Legislativa, seguido de perto por Lúdio Cabral
Podemos se consolida como maior bancada da ALMT ao eleger seis deputados; disputa de 2026 também marca chegada de novos nomes ao Legislativo estadual
O deputado estadual Max Russi (Podemos) confirmou o favoritismo nas eleições de 2026 e terminou a disputa como o parlamentar mais votado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Com 98,67% das urnas apuradas, Russi contabilizava 85.756 votos, correspondentes a 4,51% do eleitorado mato-grossense.
Na segunda colocação apareceu Lúdio Cabral (PT), que surpreendeu na disputa e alcançou 85.407 votos. O terceiro mais votado foi Gilberto Cattani (PL), com 69.062 votos.
Outro nome de destaque foi Ulysses Moraes (Podemos), que estava sem mandato e retornou à Assembleia após conquistar 55.816 votos.
A eleição também marcou a chegada de novos nomes ao Legislativo estadual. Entre eles estão Alessandra Ferreira (Podemos), primeira-dama de Rondonópolis, que recebeu 50.619 votos, e Léo Bortolin (MDB), ex-prefeito de Primavera do Leste, eleito com 50.457 votos.
Um dos resultados que chamaram atenção foi o desempenho do prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo (Podemos), eleito deputado estadual com 21.131 votos.
NOMES CONHECIDOS FICAM DE FORA
A eleição também deixou pelo caminho alguns nomes que já ocuparam posições de destaque na política mato-grossense. Entre os chamados “candidatos badalados” que não alcançaram votação suficiente para conquistar uma cadeira estão o ex-secretário de Educação Alan Porto, com 24.361 votos, e o ex-secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, com 10.693 votos, ambos filiados ao Republicanos.
Já Wilson Santos (PSD) conseguiu garantir mais quatro anos de mandato, sendo reeleito com 19.768 votos.
PODEMOS TERÁ A MAIOR BANCADA
O resultado das urnas também alterou a correlação de forças dentro da Assembleia Legislativa. O Podemos terminou a eleição como o partido com a maior bancada, elegendo seis deputados estaduais.
O PL conquistou quatro cadeiras, enquanto o Republicanos ficou com três. PT, MDB e União Brasil elegeram dois parlamentares cada.
LISTA DOS ELEITOS
A nova composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá:
- Max Russi (Podemos)
- Lúdio Cabral (PT)
- Gilberto Cattani (PL)
- Samantha do Abílio (PL)
- Ulysses Moraes (Podemos)
- Dr. João (MDB)
- Beto Dois a Um (Podemos)
- Dilmar Dal Bosco (União)
- Alessandra Ferreira (Podemos)
- Léo Bortolin (MDB)
- Faissal (PL)
- Thiago Silva (MDB)
- Diego Guimarães (Republicanos)
- Dr. Eugênio (Republicanos)
- Fabinho Tardin (Podemos)
- Valmir Moretto (Republicanos)
- Nininho (Republicanos)
- Sebastião Rezende (União)
- Valdir Barranco (PT)
- Carlos Avallone (PSDB)
- Alcino Barcelos (PL)
- Adelcino Lopo (Podemos)
- Wilson Santos (PSD)
- Chico Guarnieri (PSDB)
Segundo o levantamento apresentado na matéria, os eleitos representam uma renovação de 25% dos parlamentares da ALMT, indicando uma mudança parcial na composição da Casa para os próximos quatro anos.
POLÍTICA MT
Wellington Fagundes reconhece derrota e parabeniza Pivetta: “Respeito a decisão das urnas”
Candidato ao Governo de Mato Grosso agradeceu os mais de 430 mil votos recebidos e afirmou que continuará atuando na política e na campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência
O candidato ao Governo de Mato Grosso Wellington Fagundes (PL) reconheceu o resultado das eleições deste domingo (4) e parabenizou Otaviano Pivetta (Republicanos), eleito para comandar o Estado.
Fagundes recebeu 430.442 votos, correspondentes a 23,19% dos votos válidos, enquanto Pivetta alcançou 1.128.099 votos, ou 60,77%.
Em uma publicação nas redes sociais, Wellington agradeceu aos eleitores que apoiaram sua candidatura e afirmou respeitar a decisão expressa nas urnas.
“A vontade da população se manifestou nas urnas. Respeito essa decisão e agradeço de coração a todos que estiveram ao nosso lado e confiaram em mim”, declarou.
Além de reconhecer a vitória de Pivetta, o candidato também cumprimentou os eleitos para o Senado, Mauro Mendes (Republicanos) e José Medeiros (PL).
“Parabenizo o governador eleito, Otaviano Pivetta, pela vitória ao governo do Estado, e Mauro Mendes para o Senado. E também cumprimento José Medeiros, eleito pelo nosso partido PL e a nossa coligação”, afirmou.
CONTINUIDADE NA POLÍTICA
Apesar da derrota na disputa pelo Palácio Paiaguás, Wellington Fagundes sinalizou que pretende permanecer ativo na política. Segundo ele, o trabalho agora também estará voltado à campanha de Flávio Bolsonaro (PL) para a Presidência da República.
Flávio Bolsonaro disputa o segundo turno contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Continuarei firme na luta para elegermos Flávio Bolsonaro presidente e recolocar o Brasil nos trilhos. Obrigado pela confiança e por cada voto”, concluiu Wellington.
O resultado encerra a disputa pelo Governo de Mato Grosso e consolida Pivetta como o próximo governador eleito do Estado.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaína Riva apresenta propostas para mulheres, segurança e famílias de Mato Grosso
-
POLICIAL5 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEm áudio Medeiros admite força de Janaína e diz que adversária está “quase eleita” ao Senado
-
CIDADES4 dias atrásGisela diz que Oeste está no radar de Pivetta com novas diretrizes de desenvolvimento
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia identifica mulher suspeita de integrar grupo que torturou vereador em MT
-
ESPORTES6 dias atrásBrasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta cobra Wellington após promessa de renúncia: “Vai renunciar ou mentiu de novo?”
