Sinop

Prefeitura de Sinop cria sistema digital para gestão e transparência nos repasses de recursos a entidades beneficentes

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamento e da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, realizou, na manhã de hoje (9), uma apresentação do Sistema de Gestão de Emendas Municipais (Sigem) para representantes de entidades sem fins lucrativos do município. O encontro ocorreu no Plenário da Escola de Governo, anexo à Secretaria Municipal de Administração e Modernização, e marcou também a etapa de capacitação para uso da ferramenta digital no cadastro dos Planos de Trabalho (etapa fundamental para formalização dos termos de fomento, com vistas ao recebimento dos recursos).

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Sinop, o Sigem tem como objetivo modernizar, digitalizar, promover a rastreabilidade e dar maior transparência a todo o processo de repasse de recursos públicos às entidades beneficentes, conforme regramento da Lei Federal nº 13.019/2014, especialmente aqueles oriundos de emendas impositivas dos vereadores.

Até dezembro de 2025, esses trâmites eram realizados de forma física e manual. O coordenador de convênios, Ronan Borba, mencionou um dos principais impactos dessa iniciativa. “Hoje, nós conseguimos transformar isso em um processo digital, no qual vamos eliminar o papel”, evidenciou.

De acordo com o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, a iniciativa representa um avanço significativo. “Além da parceria com as entidades, precisamos falar em transparência e segurança. São mais de R$ 28 milhões anuais destinados às entidades e, a partir de agora, o Sigem vai trazer uma facilidade para que elas acompanhem o status dos projetos de captação, facilitando todas as pontas envolvidas: Câmara Municipal, Prefeitura e entidades”, destacou.

Por meio de Termos de Fomento, a Prefeitura de Sinop realiza repasses anuais que variam entre R$ 28 milhões e R$ 30 milhões para cerca de 60 entidades beneficentes. Desse total, aproximadamente R$ 20,2 milhões são provenientes de emendas impositivas dos vereadores, sendo que 50% desses valores são obrigatoriamente destinados à área da saúde, enquanto o restante pode ser aplicado em outras áreas, conforme indicação parlamentar.

Leia Também:  Sinop é destaque estadual e exemplo para o Brasil em transparência nos processos licitatórios

Segundo o diretor de software da Prefeitura e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, Adilson Ronconi, a plataforma foi pensada para simplificar e dar mais eficiência ao processo. “A tramitação dos documentos era feita via e-mail e, na maior parte, de forma física [impressa], o que demandava muito tempo de análise. Juntamente com outros setores – Convênios, Orçamento, Controle Interno e Finanças – desenvolvemos o sistema desde dezembro e estamos implementando-o em etapas. O sistema é bem simples, para que a própria entidade consiga realizar todos os passos. Também disponibilizamos links e materiais de apoio para que consigam executar esse serviço de forma eficiente e rápida”, explicou.

Durante o encontro, as entidades participaram de um treinamento prático voltado ao cadastro dos planos de trabalho, etapa essencial para a formalização dos repasses. Borba também explicou que essa fase é determinante para a continuidade do processo. “Nós, hoje, repassamos 2% do valor da Lei Orçamentária Anual (LOA) para instituições sem fins lucrativos. Para que esse recurso chegue até a instituição, é necessário todo um processo administrativo estruturado, que garanta a rastreabilidade e a transparência da utilização desses recursos”, pontuou.

Ivan Schneider, procurador-geral do município, enalteceu a parceria entre a Prefeitura e as entidades. “Em Sinop, temos essa característica interessante e louvável, em que o Poder Público não trabalha sozinho. Temos entidades filantrópicas de grande relevância, com expertise em cada segmento e projeto que se propõem. Essa união de esforços, para atender a sociedade que precisa, agora recebe essa proposta de transparência e controle, o que também faz parte do ideal jurídico. Estamos seguindo, em nível de Brasil, a implementação de controles digitais mais eficientes, e Sinop está inovando ao trazer essa ferramenta para que o Poder Público e as entidades possam, de forma eficiente, controlar a aplicação do dinheiro público”, declarou.

Leia Também:  13ª Copa Marcelinho Boiadeiro tem início com recorde de equipes participantes em Sinop

Representando as entidades, o presidente da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (Adevas), João Carlos Machado, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Toda melhoria vem para contribuir, facilitar a questão de levar papéis e trazer documentos. Sem esses papéis impressos, também contribuímos com o meio ambiente. Há ainda a questão do desgaste de ir e vir, então o sistema facilita muito. Sem falar na agilidade que ele proporciona. Nós, enquanto entidades, somos parceiros do município. As entidades do terceiro setor vêm para somar. Precisamos, sim, do recurso para trabalhar, das emendas impositivas dos vereadores e de recursos próprios da Prefeitura. Estamos aqui para dar as mãos e trabalhar, para que tenhamos uma sociedade e uma Sinop melhores”, destacou.

Além de permitir o acesso das entidades, todas as informações e trâmites realizados no Sigem também estarão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura, possibilitando o acompanhamento por parte da população, vereadores e órgãos de controle.

Com a implantação do sistema e a capacitação das entidades, a Prefeitura de Sinop reforça o compromisso com a modernização da gestão pública, a transparência na aplicação dos recursos e o fortalecimento das parcerias com o terceiro setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop

A Prefeitura de Sinop segue avançando com mais uma importante frente do maior pacote de pavimentação em execução no município. As obras de extensão e duplicação da Rua Alberto Baranjak, uma das 13 frentes contempladas pelo pacote de investimentos em infraestrutura urbana, entraram na fase final de preparação para receber a camada asfáltica.

Com extensão de 3,7 mil metros quadrados, a obra vai ampliar a ligação viária entre a Avenida dos Jacarandás e a Rua Colonizador Ênio Pipino, fortalecendo a mobilidade urbana e melhorando o fluxo de veículos em uma região estratégica da cidade.

Nesta etapa, os serviços de imprimação, processo de impermeabilização do solo que antecede a pavimentação asfáltica, já foram concluídos. Com isso, a obra avança para a próxima fase, que será a aplicação da camada asfáltica.

A duplicação da Rua Alberto Baranjak integra o pacote de obras lançado pela Prefeitura de Sinop, com investimento superior a R$ 38,2 milhões para a execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, totalizando mais de 15,2 quilômetros de vias urbanas.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop já beneficiou cerca de mil mulheres com método contraceptivo Implanon

O prefeito Roberto Dorner destaca que o avanço das obras representa mais um passo importante dentro do compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessas obras, que representam um grande investimento em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população. A Rua Alberto Baranjak é um trecho estratégico, e essa melhoria vai trazer mais fluidez ao trânsito, mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos”, destacou.

As obras seguem sob fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, garantindo que todas as etapas sejam executadas dentro dos padrões técnicos exigidos.

Além da Rua Alberto Baranjak, o pacote de investimentos contempla intervenções em outras regiões estratégicas de Sinop, incluindo Bom Jardim (parcial), Estrada Dalva (parcial), Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial), Comunidade Águas Claras, Maria Carolina I, Comunidade Adalgisa, Estrada Cláudia (parcial), Cidade Jardim III (parcial), Maria Carolina II, Rua dos Caxins, Estrada Áurea e Chácaras Planalto.

O pacote representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária já realizados no município e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano, a melhoria da mobilidade e a ampliação da qualidade de vida da população.

Leia Também:  BALANÇO: Educação finaliza 2025 com ampliação da rede, efetivação de servidores e aumento no número de alunos atendidos em Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA