Sinop

Prefeitura de Sinop amplia cobertura vacinal contra Gripe Influenza com ações itinerantes

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem registrado índices positivos de cobertura vacinal no município, impulsionados, principalmente, pelas ações itinerantes realizadas aos finais de semana. Além dos imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI), as ações itinerantes estão aplicando vacinas da Gripe Influenza aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

O relatório do MS — com dados inseridos até 10 de abril no sistema — apontam que, somente nesse mês, já foram aplicadas 3.906 doses contra Gripe Influenza. Diversas vacinas do calendário nacional já superam a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, reforçando a efetividade da estratégia adotada pela gestão municipal. O resultado reflete o avanço das estratégias de vacinação fora das unidades de saúde. A descentralização do serviço facilita o acesso da população e amplia a cobertura vacinal no município.

O coordenador de imunização, João Breganó, reforça que os números são consequência direta das ações itinerantes. “Quando levamos a vacinação para locais estratégicos e em horários alternativos, conseguimos alcançar um público maior. Esses índices acima de 100% que temos em vacinas do PNI, por exemplo, mostram que estamos conseguindo não apenas manter, mas recuperar esquemas vacinais atrasados, o que é fundamental para a proteção coletiva”, afirmou.

Leia Também:  Reunião entre Prefeitura e Senac define novas estratégias para impulsionar o turismo de Sinop em 2026

Ele também destacou a importância da continuidade das ações. “Nosso objetivo é avançar ainda mais. Seguimos intensificando as ações aos finais de semana e levando a vacinação para mais perto da população”, acrescentou.

As ações itinerantes seguem ao longo de todo o mês de abril, sempre aos finais de semana, em diferentes regiões da cidade. No último sábado (11), a vacinação foi realizada no Super Atacado Machado Vitória Régia, com oferta de todas as vacinas do calendário nacional e também da influenza para grupos prioritários.

A programação continua com novas oportunidades para a população atualizar a caderneta vacinal, incluindo ações no Shopping Sinop nos dias 18 e 19 de abril (sábado e domingo), das 14h às 20h, e no Residencial Nico Baracat no dia 25 (sábado), das 8h às 15h30.

A Prefeitura reforça que todas as vacinas do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão disponíveis durante as ações, contemplando crianças, adolescentes, adultos e idosos. A orientação é que os moradores compareçam aos pontos de vacinação com documento oficial e carteira de vacinação.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop participa de audiência pública da ANTT para duplicação e investimentos na BR-163 até Miritituba (PA)

Grupos prioritários para vacina contra Influenza

Segundo a cartilha do Ministério de Saúde, os grupos são definidos da seguinte maneira e ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença:

  • Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal;
  • Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM) conquistou uma unidade do Centro de Referência da Mulher Brasileira, com investimento de R$ 2,5 milhões destinado à construção e equipagem do espaço. A formalização do contrato de repasse entre o Município e a Caixa Econômica Federal, por meio de recursos da União, representa mais um avanço nas políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, ampliando a estrutura de atendimento e acolhimento oferecida pelo Executivo Municipal.

O recurso integra o programa federal Mulher: Viver sem Violência e será aplicado na implantação do Centro de Referência da Mulher Brasileira Tipo III. A conquista possui participação do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, e contrapartida da Prefeitura de Sinop com investimento de R$ 25 mil de recurso próprio e doação do terreno localizado no Jardim Nossa Senhora Aparecida.

A conquista soma-se às iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela gestão do prefeito Roberto Dorner, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, ampliar o acesso à orientação e oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade ou que tenham vivenciado situações de violência.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destaca que a implantação da unidade representa um reforço importante na política municipal de proteção às mulheres, resultado da articulação para viabilizar recursos e ampliar os serviços disponíveis à população. “É uma conquista muito grande para o município de Sinop, mas, principalmente, para as mulheres da nossa cidade. É importante prevenir e orientar para que a violência não aconteça e, caso aconteça, que essas mulheres tenham acolhimento e apoio”, pontua.

Paulinho destaca que Sinop é o único município do interior de Mato Grosso que conquistou a casa de apoio e atribui aos trabalhos da Prefeitura ,desenvolvidos na luta contra essa violência. “A única cidade do Mato Grosso que está recebendo esse centro, graças a um trabalho que o prefeito Roberto Dorner implantou na Secretaria de Assistência Social e também na Coordenadoria da Mulher, que conseguiu aí, junto ao Governo Federal, esse recurso. Então, é resultado de um trabalho voltado a proteger e prevenir a violência contra as mulheres e acolher também”, concluiu.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop inicia implantação de novo semáforo na Avenida das Figueiras com Avenida dos Jacarandás na segunda-feira (1º)

A secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, destaca que a conquista é resultado dos esforços empregue pela gestão em busca de políticas públicas que resguardem os direitos das mulheres sinopenses. “É prioridade da gestão do prefeito Roberto Dorne, e do vice, Paulinho, de estar sempre protegendo as mulheres. Agora mais um ganho muito grande nesse combate, mas acima de tudo na proteção das nossas mulheres. Aqui vão ser feitos vários atendimentos para proteger, para que essas mulheres tenham, desde a prevenção até o acolhimento para que evite que Sinop continue no mapa da violência. Esse é o grande objetivo da nossa gestão, por isso buscamos, através dos meios disponíveis ter um avanço na proteção das nossas mulheres”, pontuou.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), professora Branca, ressalta a luta pela conquista do recurso. “Através do Governo Federal, nós estamos sendo contemplado pelo programa Mulher Viver Sem Violência. Sinop foi contemplada através da Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM), pela luta da CPPM, com a Casa da Mulher Brasileira, que é na verdade um Centro de Referência para trabalhar as políticas públicas para as mulheres. O objetivo é trabalhar a prevenção contra a violência e também acolher essas mulheres que tiveram seus direitos violados”, celebrou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop alerta população sobre proibição na soltura de fogos com estampidos e ruídos

Professora Branca destaca que a estrutura fortalecerá o trabalho preventivo, com orientação e acompanhamento profissional, além de contribuir para o direcionamento das mulheres que necessitem de atendimento especializado. A proposta é ampliar os caminhos de acesso à rede de proteção, para que as mulheres encontrem suporte e informações sobre os serviços disponíveis.

Rede de proteção em expansão

A conquista do Centro de Referência ocorre em um momento de ampliação das políticas públicas municipais voltadas às mulheres. Entre os avanços estão a criação da Coordenadoria da Mulher e a implantação da Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência, além do fortalecimento dos atendimentos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A presidente do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Branca, ressalta que a nova unidade vai contribuir tanto para a prevenção quanto para o acolhimento de mulheres que já sofreram violência. Segundo ela, o Município também tem orientado mulheres de cidades vizinhas que procuram os serviços em Sinop.

“Teremos profissionais e meios para que essa mulher encontre apoio na prevenção e no combate à violência. Aquelas que já passaram por situações de violência também poderão ser acolhidas e direcionadas aos profissionais responsáveis pelo atendimento”, explica.

Com a formalização do contrato de repasse, o Município avança para a etapa de licitação, necessária para a contratação da empresa responsável pela execução da obra. Após essa fase, serão realizados os procedimentos para construção e equipagem da unidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA