Sinop
Prefeitura de Sinop acompanha entrega de van para Fundação Livre para Viver
A Prefeitura de Sinop acompanhou, na tarde da última quinta-feira (5), a entrega de uma van destinada à Fundação Livre para Viver. O veículo, avaliado em R$ 319 mil, foi adquirido com recursos de ações afirmativas provenientes de condenações trabalhistas e entregue por meio de parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23), o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e instituições parceiras.
Com foco em assistência psicossocial, a Fundação Livre para Viver atua na recuperação de pessoas em situação de dependência química no município, oferecendo acompanhamento terapêutico, atividades educativas e oportunidades de qualificação profissional, contribuindo para a reconstrução de vínculos familiares e a reinserção social dos atendidos.
A solenidade ocorreu na sede da entidade, localizada na Rodovia MT-220, km 12, e contou com a presença do presidente do TRT-23, desembargador Aguimar Peixoto, da procuradora-chefe do MPT-MT, Thaylise Zaffani, e do vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, que representou o Executivo Municipal no ato.
Conforme destacou o diretor-executivo da Fundação Livre para Viver, Robson Ferreira, o novo veículo será utilizado no transporte dos acolhidos pela instituição para cursos de qualificação profissional, atendimentos de saúde e outras atividades voltadas ao processo de reinserção social. Parte dessas ações inclui atendimentos e formações ofertados pelo poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Nós estamos muito felizes por receber esse veículo, que trará benefício para o nosso projeto, onde serão assistidas mais de 40 pessoas que estão internadas aqui, através do acesso aos cursos profissionalizantes que serão disponibilizados”, comemorou Ferreira.
Representando a Administração Municipal, o vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, ressaltou a relevância da parceria entre instituições públicas e entidades da sociedade civil para ampliar o alcance das ações sociais no município. “A Funvida é uma instituição muito importante e hoje está recebendo essa van do TRT e do MPT, que vai realizar um trabalho essencial no transporte das pessoas que estão aqui, para cursos e atividades que ajudam na recuperação e na dignidade delas”, declarou ele.
Durante a entrega, o presidente do TRT-23, desembargador Aguimar Peixoto, destacou a importância da destinação de recursos oriundos de decisões judiciais para fortalecer projetos sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. “Esse veículo foi adquirido com capital decorrente de condenações em ações trabalhistas, principalmente aquelas coletivas, em que o Ministério Público pede indenização por dano moral coletivo e os recursos são destinados a projetos sociais no próprio local onde ocorreu o dano”, explicou.
Com a nova van, a instituição passa a contar com melhores condições para deslocamento dos acolhidos, ampliando o acesso a serviços essenciais e às atividades formativas que integram o processo de recuperação. “O transporte que esse veículo fará vai fazer total sentido para nós e ajudará muito no projeto, especialmente na reinserção dessas pessoas ao mercado de trabalho”, acrescentou Ferreira.
Segundo o presidente do TRT-23, a destinação do recurso ocorreu após a instituição apresentar um projeto à Justiça do Trabalho, que foi analisado antes da liberação do investimento social. O mecanismo permite que valores provenientes de condenações trabalhistas sejam revertidos para ações que beneficiem diretamente a comunidade.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop participa da entrega de 796 casas e destaca atuação na oferta habitacional
A Prefeitura de Sinop participou, na manhã de hoje (16), da entrega de 796 casas da primeira etapa do Residencial Rhodivi Morada do Bosque, na região da MT-140. O novo bairro planejado amplia a oferta de moradias de interesse social no município e representa mais um resultado da atuação da gestão municipal para criar condições e viabilizar empreendimentos habitacionais que atendam à crescente demanda por moradia em Sinop.
Com investimento superior a R$ 159 milhões, o empreendimento é resultado da articulação entre iniciativa privada, Município e demais instituições envolvidas na viabilização das moradias. A Prefeitura de Sinop participou diretamente do processo, especialmente por meio de incentivos fiscais, além da atuação das equipes municipais na análise, aprovação e acompanhamento do projeto, contribuindo para que o empreendimento avançasse de forma célere e dentro do planejamento de expansão da cidade.
Para o prefeito Roberto Dorner, a chegada de empreendimentos com essa capacidade de produção é fundamental diante da demanda habitacional de Sinop. “Nós, enquanto Prefeitura, não podemos travar. Qualquer coisa que esteja em travamento, falem comigo e nós resolvemos, porque nós queremos que a cidade cresça e que a empresa não seja prejudicada com alguns documentos que possam faltar. Assim como eles são rápidos na construção, nós temos que ser rápidos também na entrega dos documentos para eles, para que possam trabalhar”, destacou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a entrega é resultado de um conjunto de ações que envolvem políticas públicas, planejamento urbano e participação da iniciativa privada. “Essa entrega vem coroar a política pública da Prefeitura de Sinop, favorecendo a habitação, através de legislações como o Plano Diretor, que ajuda a viabilizar o custo dessas obras. Então, é um conjunto de ações que privilegiam a casa própria na nossa cidade”, afirmou.
Planejamento e articulação
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Luiz Magnani, a Prefeitura acompanhou as diferentes etapas, desde a análise da localização até os processos de aprovação, considerando o planejamento habitacional e o crescimento da cidade. “Por mais que seja um projeto de uma empresa particular, eles tiveram o apoio da Prefeitura. Todo o apoio que a Prefeitura pôde dar, desde a aprovação e análise da localização, a gente estudou junto com eles. É um projeto de habitação social, que atende uma grande massa da população e que vai crescer muito dentro do município de Sinop”, explicou.
Magnani também ressaltou o crescimento ordenado da cidade, propiciado por políticas públicas como o Plano Diretor e o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). “O município está sempre atento a esses planos, aos loteamentos, aos empreendimentos, para que atenda a população e para que não se criem problemas a mais para o município. A gente vem acompanhando com eles, acompanha todas as empresas que estão chegando, e isso é muito importante: o município crescer ordenadamente e ter como atender essa população”, acrescentou.
Segundo o vereador e presidente da Câmara Municipal de Sinop, Moisés do Jardim do Ouro, as alterações promovidas no Plano Diretor contribuíram para possibilitar projetos voltados à habitação de interesse social. “Estou muito feliz de participar desse dia histórico. Estou vendo aqui centenas de pessoas que sairão do aluguel, graças a esse projeto que tem uma participação grande da Câmara. No Plano Diretor, a gente modificou, diminuiu o tamanho dos terrenos, possibilitando os projetos habitacionais, que fossem de interesse social, que conseguissem chegar àquelas famílias de baixa renda”, afirmou.
Para Moisés, a união entre Prefeitura, Câmara e iniciativa privada produz resultados diretamente percebidos pelas famílias beneficiadas. “Quando tem uma Câmara atuante, uma Prefeitura atuante, que se preocupa com o social, o resultado é isso aqui. Família sorrindo, crianças sorrindo. Quem ganha com isso aqui é o povo”, destacou.
O diretor de Negócios da Pacaembu Construtora, Bruno Vilar, destacou a abertura e a celeridade da Prefeitura nos processos necessários para a execução do projeto. “A Pacaembu veio para Sinop, contou com o apoio do município muito forte, que abriu as portas e teve celeridade em todos os processos para que a gente pudesse performar um bairro como esse numa velocidade muito rápida”, afirmou.
Importância do novo bairro planejado para Sinop
Segundo Bruno, a primeira etapa foi concluída cerca de 18 meses após o início das vendas, transformando uma área que ainda era rural em um bairro estruturado, com equipamentos de lazer, áreas verdes, espaços comerciais e 796 moradias.
O Residencial Rhodivi Morada do Bosque terá, ao final de todas as etapas, 1.645 casas. A segunda fase, com outras 849 moradias, já está em construção e segue em ritmo acelerado, com previsão de conclusão entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2027.
Além das moradias, o empreendimento conta com mais de 49 mil metros quadrados destinados a áreas de lazer e convivência, incluindo playground, academia, quadra poliesportiva, espaço de jogos, pet place e área para piquenique. O bairro possui ainda mais de 83 mil metros quadrados de áreas verdes e de preservação, além de lotes comerciais destinados à futura instalação de serviços para os moradores.
Durante a construção da primeira etapa, foram gerados aproximadamente 2,4 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a cadeia da construção civil e contribuindo para a geração de renda no município.
A mais nova moradora do residencial, Gabrielly Fischer, destacou a importância do momento. “A gente sempre teve o sonho de conquistar a nossa casa própria e hoje, estar podendo receber a chave de algo que é nosso, é uma sensação que eu não consigo nem explicar. A gente lutou muito para conseguir ter a nossa casa própria. Hoje a gente pode conquistar a nossa casa, e sair do aluguel é um alívio enorme”, relatou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLICIAL6 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO5 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO6 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
MATO GROSSO4 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrefeita de VG chama de “inverdade” fala de Wellington sobre R$ 300 milhões e expõe novo racha no partido
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi reúne mais de 5 mil pessoas em lançamento de campanha e recebe apoio para 2030
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVirgínia Mendes recebe associação e assume compromisso com pacientes de fibromialgia
