Sinop
Festeja Sinop 2025 terá Festa das Entidades com praça de alimentação e banho assistido
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Sinéia Abreu, a iniciativa fortalece o trabalho das entidades e garante uma fonte extra de recursos para ações sociais. “A Secretaria participa do Festeja, principalmente, com a praça de alimentação no Estádio Gigante do Norte. A praça será tocada pelas entidades, que vão fornecer vários tipos de alimentos para toda a população que vai assistir aos shows. É uma oportunidade que as entidades têm de levar alguns benefícios para suas associações. Uma entidade sem fins lucrativos sempre precisa de recursos para implementar projetos e ações”, destacou ela.
Durante os dias de shows, os visitantes poderão saborear pratos variados das entidades de Sinop, como: Buraco Quente e Porção de Mini Salgado (AABB Comunidade), Cachorro Quente (AMA), Isca de Frango e Batatas Fritas (Assinop), Caldos (Casa Di Maria), Pastel (Cartas), Quitutes Nordestinos (CTN), Espetinho (Léo Clube de Sinop), Mini-Pizza e Bolachinhas Caseiras (Omdas), Crepes (Pastoral da Criança), Hambúrguer (PLPS) e Pão com Linguiça (Rotary Clube Sinop).
O diretor de projetos do Rotary Clube, Celso Ramos, destaca que a participação no Festeja Sinop 2025 tem um significado especial. “É uma maravilha participar de um evento dessa magnitude. O aniversário de Sinop espelha a grandeza do município. Nós do Rotary estaremos com o nosso famoso pão com linguiça e esperamos contar com toda a população à noite nesse maravilhoso evento”, afirmou.
O presidente do Léo Clube de Sinop, Felipe Serenini, reforçou que a ação é também uma vitrine para o trabalho voluntário. “Durante o Festeja Sinop, estaremos servindo espetinho e esperamos a presença de todos. Todos os anos participamos e sempre foi um ótimo lugar para conseguir novos integrantes e mostrar nosso trabalho de assistência às pessoas mais carentes. Também é uma oportunidade de arrecadar fundos para nossos projetos”, ressaltou.
Além da praça de alimentação, a Secretaria de Assistência Social coordena o Banho Assistido na Praia do Cortado, voltado às pessoas com deficiência. A ação conta com apoio de instituições especializadas e parceria com alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Fasipe. “A Secretaria também participa de forma bem efetiva no banho assistido. Vamos estar com a associação dos deficientes, garantindo segurança e acessibilidade para que todos aproveitem esse momento de lazer”, explicou a secretária Sinéia.
O Festeja Sinop 2025 terá durante a programação atrativos como a Romaria Fluvial, Festival de Praia, Torneio de Pesca, Desfile Cívico e shows nacionais com o Padre Reginaldo Manzotti, Frank Aguiar, Marcos e Belutti, Léo Santana, Israel Salazar e Matheus Fernandes.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2025:
31 de agosto
Romaria Fluvial – Rio Teles Pires (ponte MT-220)
33º Jogos Olímpicos – Estádio Gigante do Norte (Massami Uriú)
Show Nacional Pe. Reginaldo Manzotti
06 de setembro
Torneio de Pesca – Praia do Cortado (Rio Teles Pires)
Show Nacional Frank Aguiar – Estádio Gigante do Norte (Massami Uriú)
Show Nacional Marcos e Belutti – Estádio Gigante do Norte (Massami Uriú)
07 de setembro
Festival de Praia – Praia do Cortado (Rio Teles PIres)
Show Regional Banda Fissura – Festival de Praia (Rio Teles Pires)
Desfile Cívico e Festivo – Avenida das Saudades (Dom Henrique Froelich)
12 de setembro
Show Nacional Léo Santana – Estádio Gigante do Norte (Massami Uriú)
13 de setembro
Festival de Praia – Praia do Cortado (Rio Teles Pires)
Marcha para Jesus – Praça da Bíblia
Show Gospel Israel Salazar – Estádio Gigante do Norte (Massami Uriú)
Baile da Cidade Banda Metrô – Garden Hall
14 de setembro
Festival de Praia – Praia do Cortado (Rio Teles Pires)
Show Nacional Matheus Fernandes – Festival de Praia (Rio Teles Pires)
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop realiza visita técnica na Praia do Cortado para planejamento do Festeja Sinop
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que o encontro marca o início da organização do evento. “Hoje é o pontapé inicial da organização da estrutura aqui do Festival de Praia. Todos os envolvidos, Corpo de Bombeiros, Marinha, instituições e as secretarias estão organizando como vai ser feito, para realizar um grande evento, como sempre foi, cada vez melhor, cada vez mais organizado e com mais estrutura para o nosso público aproveitar a nossa praia, o Festival de Praia, o Festival de Pesca e também a Romaria Náutica”, afirmou.
Klayton Gonçalves, secretário de Governo e Planejamento Estratégico, ressaltou que o planejamento zela pela segurança e a organização. “Estamos aqui por determinação do nosso prefeito Roberto Dorner, acompanhando todas as forças de segurança e as secretarias envolvidas, para que a gente consiga, tecnicamente, atender a população e garantir que o Festival de Praia e o nosso Torneio de Pesca tenham muita segurança. Estamos pensando no layout, no desenvolvimento, na segurança das pessoas, para que o Festeja Sinop continue sendo um grande exemplo e um grande modelo tanto em torneio de pesca quanto em festival de praia”, destacou.
O respeito e a preservação do meio ambiente também é uma prioridade das autoridades. “Vale reforçar que estamos em uma área de preservação ambiental. Tudo o que vamos fazer será respeitando o meio ambiente, mantendo essa beleza como grande atrativo para os nossos eventos. Sinop tem uma belíssima praia, um turismo muito forte, e a Prefeitura, por meio de suas ações, aproxima a população da natureza, promove o turismo e também o desenvolvimento econômico por meio da Economia Azul, com eventos organizados à beira do rio”, acrescentou Gonçalves.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, reforçou o convite para que a população participe, mas ajudando com a preservação do local. “Para nós, da Secretaria de Meio Ambiente, é um momento muito especial podermos conviver com esse espaço de natureza, extremamente preservado. Fazemos o convite para que a população participe do Festival de Praia, mas com essa ideia da preservação e do cuidado, cuidando do meio ambiente e dos resíduos, para que a gente mantenha esse local preservado como de fato está e todos possam contemplar essa natureza com responsabilidade”, disse.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que, após a visita técnica, a estruturação do espaço será iniciada para receber as atividades previstas. “O Festeja está chegando. Estamos aqui na Praia do Cortado para iniciar essa grande festa. Agora começa a parte da estrutura, das limpezas, e teremos recreação, competições dos Jogos Olímpicos, como beat tênis, vôlei de praia e várias outras atividades de lazer. Será uma grande festa para comemorar os 52 anos de Sinop”, afirmou.
A visita contou ainda com a participação da Agência Fluvial de Sinop, da Marinha do Brasil. O capitão-tenente Wagner da Silva explicou que o objetivo é alinhar os procedimentos de segurança para todos os eventos previstos. “A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Sinop, veio nesta visita técnica junto à Prefeitura e aos órgãos de segurança para alinhar os procedimentos que serão realizados no Festival de Pesca e na Romaria Náutica. Nossa missão é cuidar da segurança da navegação, da segurança das pessoas e verificar questões relacionadas à poluição hídrica, fazendo as orientações que entendemos pertinentes para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança”, ressaltou.
O Corpo de Bombeiros Militar também atuará tanto na análise técnica da estrutura quanto na prevenção aquática durante toda a programação. “Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalha na análise do projeto do evento e na vistoria técnica da estrutura. Em um segundo momento, atuamos na prevenção aquática, com embarcações durante o Torneio de Pesca, a Romaria Náutica e o período de banho na praia. Teremos guarda-vidas, materiais específicos para salvamento e embarcações durante todo o evento para garantir a segurança da população”, explicou o major Anderson Amaral.
O major ainda orientou os visitantes a respeitarem a área destinada ao banho. “As pessoas podem aproveitar com tranquilidade, cada um com a sua responsabilidade. Pedimos que respeitem a delimitação da área de banho, porque existem bolsões e poços de água que oferecem risco. O Corpo de Bombeiros estará presente para garantir a segurança de todos”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
MATO GROSSO4 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO4 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
