POLÍTICA NACIONAL
Reconhecimento de ações ambientais em escolas passa na CMA
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta terça-feira (2) a criação do Selo Bandeira Verde, destinado a reconhecer escolas que desenvolvem ações de proteção ao meio ambiente e de educação ambiental.
De acordo com o PL 4.602/2024, do senador Esperidião Amin (PP-SC), o selo poderá ser concedido às unidades escolares que adotem pelo menos três entre cinco critérios sustentáveis: captação de água da chuva; horta ou jardim escolar; uso de energia limpa; coleta seletiva de lixo; e programas de educação ambiental. Essas ações precisam estar em funcionamento e integradas ao projeto político-pedagógico da escola.
A proposta também estabelece diretrizes para concessão do selo, entre elas a sustentabilidade, a educação para o consumo consciente, a eficiência energética e o respeito à diversidade. Os critérios para concessão, renovação ou perda do selo, além de sua forma de uso e divulgação, deverão ser estabelecidos em nova norma.
O texto recebeu parecer favorável da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Ela destacou que o selo poderá transformar as escolas em espaços de prática e disseminação de atitudes sustentáveis, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. O relatório foi lido na reunião pela senadora Leila Barros (PDT-DF). A matéria segue agora para a Comissão de Educação (CE).
Audiência pública
A CMA também aprovou requerimento (REQ 27/2025 – CMA), da senadora Leila Barros, de audiência pública para debater o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) no desenvolvimento de cidades resilientes no Brasil.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Quaest: Flávio Bolsonaro tem 50% e Lula registra 40% das intenções de voto no DF
Levantamento aponta vantagem de dez pontos percentuais do candidato do PL no segundo turno; 94% dos entrevistados afirmam que já definiram seu voto.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto entre os eleitores do Distrito Federal. Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (12) mostra Flávio com 50% das intenções de voto, contra 40% de Lula no segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 25 de outubro.
De acordo com o levantamento, 6% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 4% disseram não saber em quem votar.
A pesquisa também avaliou o grau de definição das escolhas eleitorais. Para 94% dos entrevistados, a decisão sobre o candidato é definitiva. Já 6% afirmaram que ainda podem mudar de posição até o dia da votação.


Este é o primeiro levantamento da Quaest no Distrito Federal após a confirmação do segundo turno entre Flávio Bolsonaro e Lula. Na pesquisa anterior, divulgada em 29 de setembro, Flávio tinha 48% das intenções de voto, enquanto Lula aparecia com 33%. Na ocasião, brancos, nulos e eleitores que não pretendiam votar somavam 12%, e 3% não souberam responder.
O instituto também mediu a avaliação do governo federal no Distrito Federal. A aprovação do trabalho de Lula subiu de 37% para 42%, enquanto a desaprovação recuou de 59% para 54%. Outros 4% não souberam avaliar a gestão, percentual que permaneceu estável em relação ao levantamento anterior.
A Quaest entrevistou 1.104 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-06799/2026.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPolíticos de direita de Mato Grosso se unem em apoio a Flávio Bolsonaro: “É 22 neles”
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásExportação de suco cresce 9,6% e receita atinge R$ 2,46 bilhões
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
