POLÍTICA NACIONAL

Congresso vai celebrar os 107 anos da Assembleia de Deus no Amazonas

O Congresso Nacional vai promover, na terça-feira (10), às 10h, uma sessão solene para celebrar os 107 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam). A solenidade também vai comemorar os 32 anos da Rede Boas Novas do Amazonas (RBN-AM). A homenagem foi proposta (REQ 8/2025 – Mesa) pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e pelo deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).

De acordo com o requerimento, a Assembleia de Deus no Amazonas teve início em 1917, por meio do evangelista Severino Moreno de Araújo. Pouco depois, no dia 1º de janeiro de 1918, os missionários suecos Samuel Nystron e Lina Nystron fundaram a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Manaus. Hoje, a denominação evangélica conta com cerca de 3 mil templos e mais de 2 mil pastores em todo o estado.

No ano de 1993, a igreja deu início ao que seria o projeto de comunicação da Assembleia de Deus no Amazonas. A igreja assumiu emissoras de rádio e televisão, inaugurando a Rede Boas Novas do Amazonas (RBN-AM).

Leia Também:  Produção de instrumentos do samba torna-se manifestação cultural

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Comissão de Educação aprova projeto que prorroga bolsas de pesquisa para pais estudantes

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante a pesquisadores e estudantes do ensino superior o direito de prorrogar o prazo de suas bolsas de estudo em caso de nascimento de filho. A proposta inclui explicitamente a paternidade biológica entre as situações que permitem o afastamento temporário mantendo o auxílio financeiro.

Pelo texto, bolsas de estudo com duração mínima de 12 meses poderão ter seus prazos estendidos por até 180 dias se houver comprovação de afastamento por nascimento, adoção ou obtenção de guarda judicial.

O projeto altera a Lei 13.536/17, que já permite a prorrogação dos prazos de vigência das bolsas de estudo, mencionando a maternidade, o parto e a adoção, mas não o nascimento de filho. A proposta revoga ainda trechos dessa lei que impedem que dois bolsistas usufruam do benefício simultaneamente pelo mesmo evento de adoção ou guarda.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Professor Alcides (PSDB-GO), para o Projeto de Lei 4311/25, da deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

Leia Também:  Projeto exige informação clara sobre compartilhamento de rotas por empresas aéreas

Professor Alcides afirmou que a proposta incentiva a “participação dos pais no cuidado dos filhos desde o nascimento ou adoção”. “Caso ambos os pais sejam bolsistas, o direito assegurado aos dois favorece a conclusão de estudos e pesquisas da mãe, que ficaria menos sobrecarregada nos cuidados com o filho”, destacou ainda.

Mudança no prazo
O projeto inicial de Tabata propunha um afastamento padrão de 60 dias para os pais, que só seria ampliado para 180 dias em situações específicas, como falecimento da mãe ou adoção monoparental pelo pai. O novo texto passou a prever prazo de até 180 dias para todos os casos, alinhando a norma com legislações recentes sobre o tema.

Outra mudança foi a retirada de dispositivos que tratavam da prorrogação de prazos para a conclusão de cursos e atividades acadêmicas. Professor Alcides explicou que essa necessidade já é suprida pela legislação vigente, que garante um prazo mínimo de 180 dias para estudantes de ambos os sexos concluírem seus cursos em virtude de nascimento ou adoção.

Leia Também:  Motta: defender a justiça tributária é também defender responsabilidade no gasto público

Por isso, o novo texto altera especificamente as regras de vigência das bolsas de estudo concedidas por agências de fomento.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda passará pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA