POLÍTICA MT

Regularização fundiária avança em Cuiabá com entrega gratuita de escrituras definitivas

Publicados

em

Mais uma etapa do maior programa de regularização fundiária urbana de Mato Grosso foi realizada nesta terça-feira (10), em Cuiabá, beneficiando famílias dos bairros Jardim Florianópolis e Primeiro de Março com a entrega gratuita das escrituras definitivas de seus imóveis.

A iniciativa é resultado do convênio firmado entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por intermédio do deputado estadual Eduardo Botelho (União), e o governo do estado, com a parceria do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Núcleo de Regularização Fundiária, Anoreg, Ministério Público, Corregedoria do Tribunal de Justiça, Consórcio Vale do Rio Cuiabá e colaboração do município.

As solenidades ocorreram em dois locais, no Centro Comunitário do bairro Jardim Florianópolis e na Igreja Católica São José, no bairro 1º de Março. As famílias contempladas receberam a documentação definitiva registrada em cartório, garantindo segurança jurídica e valorização do patrimônio.

O deputado Eduardo Botelho destacou que o trabalho está sendo executado em todo o estado, com a meta de resolver cerca de 80% dos problemas fundiários existentes.

“Não estamos entregando apenas títulos provisórios. Estamos garantindo escrituras registradas e gratuitas, assegurando segurança jurídica às famílias. Em Cuiabá, já contemplamos etapas de entrega em vários bairros, como Alvorada, Renascer, Primeiro de Março, Florianópolis, Pedra 90 e Cinturão Verde, Sta Inês, São Carlos, Jardim Industriário, Jardim Presidente, Grande Morada da Serra (CPA 1,2,3, 4), Jardim Itapajé, Distrito da Guia, etc. E esse trabalho também será ampliado para Várzea Grande”, ressaltou o parlamentar.

Leia Também:  Senador Wellington Fagundes propõe reduzir fração mínima de parcelamento e destravar regularização de pequenas propriedades rurais

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), que também participou da solenidade, enfatizou o impacto social da iniciativa, especialmente na região metropolitana, onde grande parte das áreas urbanas se formou por meio de ocupações.

“O ponto social é fundamental. A falta de política pública habitacional fez com que milhares de brasileiros ocupassem áreas que deram origem a bairros inteiros. Depois de décadas, numa parceria da Assembleia Legislativa, à época capitaneada pelo presidente Eduardo Botelho, com apoio unânime dos deputados, estamos aplicando recursos da Assembleia em conjunto com o Intermat para levar a dezenas de milhares de famílias a tão sonhada escritura, registrada em cartório e sem custos. Isso precisa continuar. Nossa meta deve ser universalizar a entrega de escrituras em todo o estado de Mato Grosso”, afirmou.

O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim, participou da solenidade ao lado do diretor de Regularização Fundiária e Urbana do órgão, Erivelton Vieira Nunes, e ressaltou a importância da parceria institucional.

“A regularização fundiária traz satisfação e, principalmente, segurança para a população. É uma ação extremamente gratificante para nós e para as famílias que recebem o documento definitivo. O governador nos determina que não deixemos nenhum morador sem o benefício da escritura definitiva. Só vamos encerrar esse trabalho quando não houver mais nenhum cidadão pendente de receber seu documento”, afirmou.

Leia Também:  Vencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições

Morador do bairro 1º de Março há 32 anos, o microempresário Evaldo Souza Oliveira destacou a importância histórica do momento para a comunidade.

“É algo que foi construído e plantado há muito tempo. Sempre torcemos para que desse certo, e hoje ver isso acontecer é muito importante para todos nós. Foi uma batalha e uma luta muito grande. Agora, graças a Deus, estamos recebendo nossas escrituras. É uma felicidade enorme para o bairro”, declarou.

De acordo com o coordenador de Regularização Fundiária da ALMT, Euclides Santos, no Jardim Florianópolis todo o trabalho de cadastramento já foi realizado em três etapas, resultando na entrega de cerca de mil escrituras gratuitas às famílias.

“O próximo passo será a entrega dos títulos dos imóveis do bairro Jardim União, onde os trabalhos já foram iniciados. No bairro 1º de Março, falta muito pouco para regularizarmos 100% das unidades habitacionais e garantir que todas as famílias recebam a escritura definitiva”, explicou.

A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da cidadania, a dignidade das famílias e o desenvolvimento urbano sustentável em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi reforça apoio ao Ciopaer e promete articulação por melhorias para militares

Presidente da ALMT destaca avanços na estrutura e na frota da unidade e afirma que continuará atuando junto ao Governo do Estado em defesa da categoria

Publicados

em

 

O deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), reforçou o apoio ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e afirmou que pretende continuar articulando, junto ao Governo do Estado, avanços para os profissionais que atuam na unidade.

A declaração ocorreu durante um encontro com militares do Ciopaer, realizado na noite desta terça-feira (8), em Cuiabá. Na ocasião, o parlamentar ouviu demandas apresentadas pelos profissionais e reiterou o compromisso de manter diálogo permanente com o setor.

Max Russi destacou que mantém uma relação de parceria com o Ciopaer desde o período em que esteve à frente da Casa Civil do Governo de Mato Grosso. Segundo ele, naquela época houve atuação para garantir melhores condições de trabalho e estrutura para a unidade.

Durante o encontro, o presidente da ALMT também ressaltou a evolução do Ciopaer nos últimos anos, especialmente com a ampliação da estrutura e da frota de aeronaves. Para o deputado, o serviço desempenha papel estratégico nas ações de segurança pública e no atendimento à população em diferentes regiões do Estado.

Leia Também:  Em reunião na Fiemt, João Batista discute inserção de jovens no mercado de trabalho

“O Ciopaer avançou muito nos últimos anos, cresceu, ganhou estrutura e aeronaves. É um serviço econômico, produtivo e seguro para Mato Grosso. Fico muito feliz em ser parceiro e quero continuar à disposição”, afirmou Max Russi.

O deputado também destacou que seu mandato mantém diálogo com diferentes categorias profissionais e que as demandas apresentadas diretamente por servidores e pela população ajudam a orientar sua atuação no Legislativo.

“Eu gosto de atender, de ver um projeto dando resultado e de pegar uma demanda, fazer a articulação e conseguir um benefício para uma categoria. É isso que gosto de fazer”, completou.

Max Russi afirmou ainda que pretende continuar atuando como interlocutor das demandas do Ciopaer junto ao Executivo estadual, buscando contribuir para a valorização dos profissionais e para a manutenção dos avanços estruturais conquistados pela unidade.

O Ciopaer reúne profissionais especializados e realiza operações aéreas de apoio às forças de segurança. Entre as atividades desempenhadas estão ações de patrulhamento, resgate, transporte e atendimento a ocorrências em diferentes regiões de Mato Grosso.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA