POLÍTICA MT
Reajuste aos servidores do TJ fortalece mobilização dos demais poderes, diz Lúdio
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) comemorou a aprovação do Projeto de Lei nº 1398/2025, que concede reajuste de 6,8% aos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ). A aprovação, em segunda e última votação, aconteceu nesta quarta-feira (19) e o projeto agora segue para sanção do governador Mauro Mendes (União).
“Até que enfim, depois de três meses, aprovamos este projeto. A mobilização dos servidores e dos desembargadores foi importante, porque nós conseguimos aprovar por ampla maioria. Havia ainda possibilidade de sobrestamento da pauta, para votação de vetos, e a bancada do governo não fez isso. Agora, é manter o processo de mobilização para que o governador sancione o projeto ou para que, caso não sancione, ele espere passar o prazo para que a Assembleia promulgue a lei. Há possibilidade de o governador vetar e, nesse caso, nós voltaremos a analisar os vetos. Mas como tem sido um processo de luta e resistência, o fato de termos chegado até aqui com a aprovação é para se comemorar. É uma vitória, parcial ainda, mas é uma vitória. Vamos prosseguir na luta para que a lei seja publicada e entre em vigor”, disse Lúdio, ao final da votação.
O projeto chegou à Assembleia Legislativa em setembro. Proposto pela presidência do Tribunal de Justiça, o texto altera as tabelas salariais dos servidores públicos de nível médio e superior do Poder Judiciário com ganho real de 6,8%. O PL nº 1398/2025 foi encaminhado com as devidas previsões financeiras dentro do orçamento do TJMT.
“É um reajuste justo e digno ao trabalho que esses servidores prestam, e um exemplo para os demais Poderes e órgãos. Parabéns ao Poder Judiciário. Agora, seguiremos na luta para que o projeto seja sancionado e os servidores possam ter esse reajuste nos seus salários o mais rápido possível”, defendeu o deputado.
Para o deputado, o reajuste aos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário reforça a possível mobilização de servidores dos demais Poderes e órgãos constitucionais de Mato Grosso por ganhos salariais, em especial para compensar perdas inflacionárias dos últimos anos. Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apontou que os servidores do Poder Executivo tiveram perdas salariais de 19,52% com a falta de pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) desde 2020.
“É exatamente por causa disso que o governo não queria que fosse aprovado. Porque cria um contraste mais do que evidente entre o Poder Judiciário, que dá aumento real, e o Poder Executivo, que sequer paga as RGAs (Reajuste Geral Atual) atrasadas, que já são quase 20%. A aprovação do reajuste do Judiciário fortalece a mobilização dos servidores dos outros Poderes, da Assembleia, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e, especialmente, do Executivo”, afirmou o parlamentar.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Janaina destaca que mulheres sustentam famílias e anuncia articulação por recursos para Shopping Popular
Candidata ao Senado conversou com comerciantes que trabalham na estrutura provisória desde o incêndio de 2024
Ao visitar o Shopping Popular de Cuiabá nesta quarta-feira (23), Janaina Riva (MDB) ouviu comerciantes sobre as dificuldades de trabalhar na estrutura provisória. Entre elas estão mulheres que sustentam suas famílias com a renda das bancas e aguardam a reconstrução do centro comercial.
A candidata percorreu o espaço, no bairro Dom Aquino, e afirmou que pretende buscar recursos para melhorar a estrutura. “Como senadora, meu compromisso com o Shopping Popular é viabilizar recursos para a gente poder ajudar na estrutura e encontrar alternativas para que a Prefeitura possa também contribuir, para que nós possamos ver o Shopping retomando aquela vida, aquela alegria, todo climatizado, em um ambiente adequado para os lojistas e para os seus clientes”, disse.

O centro comercial funciona no estacionamento do antigo prédio desde o incêndio de 15 de julho de 2024, que destruiu cerca de 600 bancas. A instalação provisória permitiu a retomada das vendas, mas comerciantes ainda relatam limitações, como o espaço reduzido da área de alimentação e a falta de conforto.
Janaina lembrou que acompanhou, na Assembleia Legislativa, medidas ligadas à concessão do terreno e à construção do antigo Shopping Popular. Ao falar das trabalhadoras que dependem do comércio para manter suas casas, reforçou a mensagem: “Janaina Riva é força das mulheres.”

Ela também afirmou que pretende trabalhar em parceria com Cuiabá e Várzea Grande para atender demandas de infraestrutura, saneamento básico, praças e espaços de lazer nos bairros.
-
POLÍTICA MT7 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
MATO GROSSO2 dias atrásEx-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
-
NACIONAL4 dias atrásMensagens de Vorcaro revelam proximidade com ministro do STJ que se declarou impedido no caso Master
