POLÍTICA MT
Governador assegura construção de hospital de câncer em Rondonópolis
Foto: Ronaldo Mazza
“Viemos trazer a proposta para construção de um centro de diagnóstico e estamos saindo com a palavra do governador Mauro Mendes para a construção de um centro de tratamento oncológico”, comemorou o deputado Ondanir Bortolini, Nininho, (PSD) ao fim da reunião no Palácio Paiaguás, na tarde da última quinta-feira (10).
Além do chefe do Executivo mato-grossense e do parlamentar responsável pelo agendamento da reunião, também participaram do encontro prefeitos e vereadores de diversos municípios da região Sul e Vale do Araguaia, os deputados federais Carlos Bezerra (MDB) e Neri Geller (PP); presentes também o senador Carlos Fávaro (PSD) e o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo.
De início, a proposta levada a discussão com o governador Mauro Mendes visava construção de unidade para diagnóstico de câncer, em parceria com o Hospital do Amor, sediado em Barretos (SP), a exemplo de outras vinte em funcionamento no país, uma delas em Mato Grosso, no município de Sinop. O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, inclusive já adiantara o projeto de engenharia e a doação de terreno com área de 15 mil metros quadrados.
O resultado do encontro foi além do que era esperado. O governador entendeu a necessidade de atendimento a pacientes oncológicos do sul mato-grossense e região do Araguaia, que hoje precisam se deslocar até a cidade do interior paulista para tratamento.
Mauro Mendes propôs então a viabilização de parceria para a construção de uma unidade com estrutura não apenas para diagnóstico oncológico, mas também para tratamento de câncer – enfatizou, porém, a necessidade de planejamento prévio detalhado não apenas do espaço físico, assim como de equipamentos necessários, recursos humanos e da administração futura da unidade hospitalar.
De pronto, o prefeito de Rondonópolis garantiu a doação de uma área maior – com pelo menos 40 mil metros quadrados – para a construção do hospital.
Bastante satisfeito com o compromisso assumido pelo governador, o deputado Nininho destacou a necessidade de parcerias com o empresariado da região, assim como a destinação de emendas parlamentares estaduais e federais para a viabilização do projeto.
Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir ao governador a disponibilização de uma unidade móvel – caminhão – devidamente equipada para a realização de diagnósticos em câncer de mama para atendimento imediato à população daquelas regiões – mais uma vez conseguiu apoio de Mauro Mendes, que garantiu o atendimento à solicitação já para o próximo mês.
POLÍTICA MT
Irajá avança no PSD, ameaça derrotar Emanuelzinho nas urnas e aumenta pressão sobre clã Pinheiro
Projeções eleitorais colocam Irajá Lacerda em vantagem na disputa interna pela Câmara Federal e indicam cenário difícil para Emanuel Pinheiro Filho, que tenta conquistar o terceiro mandato consecutivo
O avanço da campanha de Irajá Lacerda dentro do PSD começa a desenhar um cenário preocupante para o deputado federal Emanuel Pinheiro Filho, o Emanuelzinho, que busca nas eleições de outubro conquistar o terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.
A pouco mais de três semanas da votação, projeções eleitorais apontam Irajá como potencial candidato mais votado do PSD para deputado federal, situação que pode deixar Emanuelzinho fora da única vaga direta projetada para a legenda.
A avaliação publicada nesta sexta-feira (11) pelo jornalista Romilson Dourado, do RDNews, leva em consideração o cenário atual da disputa, pesquisas, estrutura eleitoral, grupos de apoiadores, desempenho interno das candidaturas e volume de campanha. Segundo a análise, Irajá Lacerda desponta como potencial candidato mais votado do PSD para deputado federal, cenário que ameaça diretamente a tentativa de Emanuelzinho de conquistar o terceiro mandato.
A projeção indica que Irajá pode ultrapassar a casa dos 80 mil votos. Em 2022, o advogado recebeu 54.607 votos, mas não conseguiu se eleger em razão do desempenho da legenda.
Agora, além de sua principal base eleitoral na região de Cáceres, Irajá aparece com expansão política para outras regiões de Mato Grosso, incluindo Baixada Cuiabana, Médio-Norte e Araguaia, aumentando sua competitividade dentro da própria chapa.
Para Emanuelzinho, o problema está justamente na matemática da eleição proporcional. A projeção aponta um quociente eleitoral próximo de 231 mil votos, enquanto o PSD poderia alcançar aproximadamente 265 mil. Nesse desenho, a legenda teria condições de conquistar uma vaga direta.
Com apenas uma cadeira direta em jogo, a disputa interna passa a ser decisiva: Emanuelzinho precisa não apenas obter uma votação expressiva, mas superar os próprios companheiros de partido.
O deputado tenta renovar o mandato depois de oito anos consecutivos na Câmara Federal. Na reta final, seu desempenho parlamentar e as entregas realizadas durante esse período também entram no debate político e passam a ser explorados por adversários na tentativa de convencer o eleitorado pela renovação.
Nos bastidores, o risco de Emanuelzinho perder espaço para Irajá aumenta a pressão sobre o grupo político da família Pinheiro, que tem no mandato federal uma de suas principais posições na política estadual.
O quadro, porém, ainda é uma projeção e não representa antecipação do resultado das urnas. Com pouco mais de três semanas de campanha, movimentações políticas, estrutura partidária e desempenho individual dos candidatos ainda podem alterar a composição da chapa.
Se Irajá confirmar nas urnas o desempenho projetado e terminar como o mais votado do PSD, Emanuelzinho poderá ver interrompida sua trajetória na Câmara Federal. A batalha mais perigosa para o deputado, portanto, pode não estar nos partidos adversários, mas dentro da própria chapa.
-
POLICIAL2 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça mantém vídeo de Pivetta em que Silval acusa Wellington de receber propina
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPaulo Araújo reúne cerca de mil pessoas em ato com Virginia, Mauro Mendes, Gisela e lideranças em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT6 dias atrásOtaviano Pivetta incorpora agenda feminina ao projeto de governo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi vai levar oficinas sobre recursos minerais e sustentabilidade a mais de 22 mil estudantes de Mato Grosso
