HOSPITAL CENTRAL
“Estamos iniciando uma nova etapa na saúde pública”: Hospital Central inaugura com gestão do Albert Einstein após 40 anos de espera
Maior unidade hospitalar de Mato Grosso começa a atender pelo SUS em janeiro, com alta complexidade, tecnologia de ponta e padrão internacional
Maior unidade hospitalar de Mato Grosso começa a atender pelo SUS em janeiro, com alta complexidade, tecnologia de ponta e padrão internacional
Após mais de 40 anos com obras inacabadas, o Governo de Mato Grosso inaugurou, nesta sexta-feira (19), o Hospital Central, em Cuiabá, consolidando um dos maiores marcos da saúde pública estadual. A unidade será administrada pelo Hospital Israelita Albert Einstein e inicia os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de janeiro, com acesso 100% gratuito à população.
A construção, retomada em 2020 pela atual gestão, teve sua estrutura ampliada de 9 mil m² para 32 mil m², sendo projetada para atender demandas de alta complexidade, com equipamentos modernos e protocolos rigorosos de segurança e qualidade.
Durante a solenidade, o presidente do Einstein, Sidney Klajner, destacou que a inauguração representa mais do que a entrega de um hospital.
“Estamos iniciando uma nova etapa na saúde pública. A partir de janeiro, os pacientes do SUS sentirão essa transformação. É uma parceria para salvar vidas e oferecer cuidados avançados com elevados padrões de segurança”, afirmou.
Estrutura e capacidade
O Hospital Central contará com 287 leitos, sendo 191 de enfermaria e 96 de cuidados intensivos, incluindo 60 leitos de UTI. A unidade terá ainda dez salas cirúrgicas, com possibilidade de cirurgias robóticas, além de duas salas de hemodinâmica para procedimentos minimamente invasivos, como cateterismo cardíaco e angioplastia.
Entre as especialidades previstas estão cirurgia geral, aparelho digestivo, ortopedia, urologia, oncologia, cirurgia vascular, cardiologia, neurologia, neurocirurgia e hemodinâmica. No futuro, a unidade também deverá realizar transplantes.
Investimento histórico
Para a conclusão do Hospital Central, o Governo do Estado investiu R$ 295 milhões em obras, além de R$ 246 milhões em equipamentos, consolidando a maior estrutura hospitalar pública já entregue em Mato Grosso.
O governador Mauro Mendes afirmou que o hospital simboliza dignidade e respeito à população.
“É uma obra pensada para cuidar das pessoas com o mesmo padrão dos melhores hospitais do Brasil, garantindo saúde pública gratuita e de qualidade”, declarou.
Autoridades presentes
A cerimônia reuniu representantes dos três Poderes, entre eles o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo; o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; senadores, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, membros do Ministério Público, do Judiciário e da Defensoria Pública.
Para o vice-governador Otaviano Pivetta, o Hospital Central inaugura um novo tempo.
“Hoje viramos uma página importante da nossa história. Aqui começa um novo capítulo da saúde de alta complexidade em Mato Grosso, com foco absoluto na vida das pessoas”, afirmou.
Depois de décadas de espera, o Hospital Central deixa de ser promessa e passa a ser realidade, colocando Mato Grosso em um novo patamar da saúde pública brasileira.

MULHER
Em conversa com Virginia Mendes, Gusttavo Lima elogia Arena Show do Parque Novo Mato Grosso
_Cantor classificou o espaço como o melhor local para shows em que já se apresentou no Brasil
Em conversa com a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o cantor Gusttavo Lima, carinhosamente chamado de Embaixador, elogiou a estrutura da Arena Show do Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O cantor se apresentou na noite desta sexta-feira, 19/12, durante a inauguração oficial da Arena.
Segundo o artista, o espaço reúne características que o colocam entre os melhores palcos para grandes apresentações.

“O espaço é simplesmente impressionante. Posso dizer, com tranquilidade, que é o melhor lugar para shows em que já me apresentei”, afirmou o cantor.

O cantor também destacou o potencial de público da arena como atrativo turístico para a Capital e o Estado.
“Aqui o artista se sente respeitado. A estrutura é completa, bem pensada e feita para funcionar de verdade. É um padrão que a gente vê em poucos lugares do Brasil, e que coloca Cuiabá no mapa dos grandes shows”, afirmou.

A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou a importância do reconhecimento vindo de um artista com carreira consolidada no cenário nacional e internacional.
“Fico muito feliz com esse reconhecimento. Isso mostra que Mato Grosso está preparado para receber grandes eventos e que os investimentos em estrutura e organização refletem diretamente na valorização do nosso Estado”, destacou.

O elogio reforça o potencial do Parque Novo Mato Grosso como polo de grandes eventos, contribuindo para o fortalecimento do turismo, da cultura e da economia local, além de projetar Cuiabá no circuito dos principais shows do país.
-
CUIABÁ4 dias atrásNegligência na UTI do antigo pronto socorro de Cuiabá deixa pai de família entubado após dias sem exames e sem transferência – MP e TJ assistem calados
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVirgínia Mendes impressiona internautas ao mostrar grandiosidade da estrutura do Hospital Central, gerido pelo Albert Einstein, e dispara: “Quem prometeu não fez. Nós nunca prometemos, entregamos tudo com qualidade” – Veja postagem e vídeo
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington abre vantagem, Jayme consolida segundo pelotão e Pivetta encurta distância na corrida pelo Governo de MT
-
ESPORTES6 dias atrásVasco vence Fluminense nos pênaltis e garante vaga na final da Copa do Brasil
-
MULHER4 dias atrásPara Nininho, Virginia Mendes promove transformação inédita nas políticas sociais do Estado
-
ESPORTES6 dias atrásCorinthians supera Cruzeiro nos pênaltis e está na final da Copa do Brasil
-
Sinop5 dias atrásPequenos agricultores destacam investimentos com o Conquista+ em evento promovido pela Prefeitura de Sinop
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFaissal finaliza 2025 com mandato focado em fiscalização e melhorias para a população

