POLICIAL
Homem procurado pelo cometimento de furtos tem prisão cumprida pela Polícia Civil
Um criminoso com extensa ficha criminal e procurado da Justiça, foi preso pela Polícia Civil, na quinta-feira (17.11), em Alta floresta, região norte do Estado. A ação foi realizada pela equipe da Divisão Especializada em Roubos e Furtos, da Delegacia de Polícia do município.
O suspeito de 30 anos estava com a prisão preventiva, decretada pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Alta Floresta, pelo crime de furto. O mesmo foi condenado ao cumprimento de pena de mais de 6 anos de reclusão, porém ele estava no regime semiaberto e continuava praticando os delitos.
Conforme apurado, atualmente tramita na Delegacia de Polícia contra o suspeito, onze procedimentos instaurados que estão sob investigação. O homem também é réu em quatro ações penais que seguem em curso na Vara Criminal da Comarca local.
Após ser abordado, o foragido foi conduzido para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: PJC MT
POLICIAL
Polícia Civil de MT participa de encontro nacional de combate ao crime organizado e recuperação de ativos em Salvador
A Polícia Civil de Mato Grosso participa, entre os dias 12 e 15 de maio, do Encontro Técnico Presencial Renorcrim e Recupera, sediado em salvador (BA). A iniciativa é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado da Bahia.
O Encontro Técnico Presencial Renorcrim e Recupera reúne especialistas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, das Polícias Civis, da Polícia Federal, dos Ministérios Públicos e do Poder Judiciário, com o objetivo de aprimorar estratégias de enfrentamento ao crime organizado no país.
O coordenador de Enfrentamento ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso, Rafael Scatolon, e o delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gustavo Belão, participam do evento, que marca a integração entre duas importantes iniciativas nacionais: a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim) e a Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera).
A proposta é fortalecer ações conjuntas com foco na descapitalização de organizações criminosas, por meio da asfixia financeira e do aperfeiçoamento das investigações.
O Secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas, ressalta a importância da atuação integrada: “A integração institucional é a ferramenta mais poderosa que temos para desarticular o crime organizado e garantir que os ativos ilícitos retornem ao Estado”, destacou.
Durante o encontro, serão debatidos temas estratégicos como: Técnicas avançadas de investigação criminal; Inteligência financeira aplicada ao combate à criminalidade econômica; Aperfeiçoamento dos instrumentos jurídicos na persecução penal; Fortalecimento da cooperação entre instituições de diferentes esferas.
Integração e fortalecimento institucional
A Renorcrim, coordenada pela Senasp por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), atua na promoção da cooperação entre unidades especializadas das polícias judiciárias em todo o país, incentivando o compartilhamento de informações, a capacitação contínua e a realização de operações integradas.
Já a Rede Recupera consolida a articulação institucional para identificação, apreensão, administração e destinação de ativos relacionados a práticas criminosas. A recuperação de ativos é considerada uma das estratégias mais eficazes no combate ao crime organizado, ao enfraquecer financeiramente essas estruturas e permitir a reversão de recursos ilícitos em benefício da sociedade.
O encontro reforça o compromisso das instituições brasileiras com a integração, a inovação e a eficiência no enfrentamento ao crime organizado, consolidando uma atuação cada vez mais coordenada em nível nacional.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTV Assembleia expande sinal digital e fortalece comunicação pública em Rondonópolis e Sapezal
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre consultas públicas para atualizar tratamento da leishmaniose visceral no SUS
