POLÍCIA FEDERAL

PF e CGU deflagram duas operações contra fraudes em contratos públicos

Publicados

em

Goiânia/GO – Polícia Federal, em operação conjunta com a Controladoria Geral da União, deflagrou, nesta quarta-feira (15/4), duas operações policiais visando a repressão de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato-desvio, lavagem de capitais e crimes licitatórios e irregularidades nos processos de seleção de empresas prestadoras de serviços, com possível direcionamento e simulação de concorrência. Estão sendo cumpridos 50 mandados judiciais.

A Operação Makot Mitzrayim cumpre 18 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, no âmbito de investigação sobre desvio de recursos públicos por meio da quarteirização e quinteirização de contratos realizados por duas organizações sociais que atuaram em Goiás.

As investigações demonstraram que as organizações sociais contrataram serviços e empresas. Os serviços contratados foram prestados de forma superfaturada, possibilitando o desvio de verbas públicas. Com as verbas superfaturadas desviadas, além de enriquecerem ilicitamente os fraudadores das organizações sociais, os valores eram usados para pagar servidores públicos responsáveis pela fiscalização desses contratos.

A Operação Rio Vermelho cumpre 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, e apura suspeitas de irregularidades na gestão de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 em hospital de campanha administrado por organização social.

Leia Também:  FICCO/PI prende foragido do DF por homicídio e furto

De acordo com as investigações, iniciadas a partir de auditorias da CGU, foram identificados indícios de que a estrutura da organização social teria sido utilizada como instrumento para viabilizar a obtenção de lucros indevidos por meio de contratações custeadas com recursos públicos. 

As apurações apontam irregularidades nos processos de seleção de empresas prestadoras de serviços, com possível direcionamento e simulação de concorrência.

Foram identificados indícios de contratações voltadas à maximização de margens, com possível precarização das relações de trabalho por meio de estruturas simuladas. Também há vínculos entre dirigentes e empresas contratadas, o que pode indicar favorecimento indevido. As buscas ocorrem em Goiânia (GO), Brasília (DF) e São José do Rio Preto (SP).

Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás
Fone: (62) 3240-9607 / (62) 99216-6260
E-mail:
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF apreende R$ 2,5 milhões em espécie no Pará

Publicados

em

Belém/PA. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (16/9), duas pessoas após a retirada de R$ 2,5 milhões em espécie de uma agência bancária da capital. O dinheiro foi apreendido pelos policiais.

Segundo as investigações, os valores seriam provenientes de desvio de recursos públicos e teriam como destino o financiamento irregular de campanha eleitoral. Além do dinheiro, foram apreendidos uma arma de fogo e materiais diversos, que serão submetidos à análise.

As investigações contaram com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), especialmente na análise e na rastreabilidade dos recursos.

Os suspeitos foram colocados à disposição do Tribunal Eleitoral Regional do Pará e poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de lavagem de dinheiro, peculato, associação criminosa, corrupção eleitoral, porte ilegal de arma de fogo, resistência, entre outros que venham a ser apurados.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: 91 97400-6868
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF combate posse e comércio ilegal de pássaros silvestres em Minas Gerais
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA