POLÍCIA FEDERAL
PF desarticula grupo investigado por tráfico de drogas sintéticas na região central do RS
Santa Maria/RS. A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quinta-feira (10/8), a Operação Springfield, que apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
A ação mobiliza 55 policiais federais para o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva na cidade de Santa Maria, com apoio da Receita Federal e da Susepe. Concomitantemente, são executadas medidas voltadas à descapitalização do grupo criminoso, como sequestros de veículos de luxo, apreensão de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias.
A investigação teve início em outubro de 2022 com a apreensão de uma encomenda de drogas sintéticas pela Receita Federal. As substâncias foram remetidas do Rio de Janeiro e interceptadas na sede de uma empresa transportadora, na cidade de Santa Maria. A partir desse fato, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência da destinatária da encomenda e interceptou outras quatro remessas ilegais de drogas, entre elas, LSD, Ecstasy, Lança-Perfume e Haxixe.
Com o avanço da investigação, foi possível identificar toda estrutura criminosa envolvida no tráfico, controlada por um jovem de 20 anos e por sua namorada, de 18.
As drogas eram adquiridas nos grandes centros, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, e enviadas através dos Correios e empresas transportadoras. Os investigados se utilizavam de nomes e endereços de pessoas interpostas (laranjas), que eram pagas para receber as encomendas. Posteriormente, as drogas eram encaminhadas para depósitos provisórios. A comercialização ocorria por aplicativo de mensagens instantâneas e a entrega era realizada por mototaxistas, sob coordenação dos líderes do grupo.
Os investigados utilizavam perfis falsos em redes sociais, e-mails fictícios e cadastros telefônicos em nome de terceiros. Ao se comunicar, utilizavam pseudônimos, geralmente relacionados a personagens de filmes ou desenhos infantis.
Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria
Fone: (55) 3218-9000
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/SP realiza apreensão de drogas e prisão em flagrante
Bauru/SP. Nesse sábado 25/4, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (FICCO/SP), no âmbito da Operação Impacto, realizou diligências voltadas à repressão aos crimes de tráfico de drogas e de contrabando.
Durante ação, foi identificado e abordado um veículo com suspeita de transporte de ilícitos. Na fiscalização, foram localizados cerca de 218 kg de maconha, distribuídos em 230 tabletes, e 1,7 kg de haxixe, totalizando mais de 220 kg de entorpecentes apreendidos.
No interior do veículo, também foram encontradas placas veiculares adicionais, indicando possível tentativa de falsificação da identificação do automóvel.
Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Bauru, onde foi colocado à disposição da Justiça Federal.
A ação ocorreu de forma conjunta, com a equipe do Tático Ostensivo Rodoviário.
A FICCO/SP é composta pela Polícia Federal, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfsaopaulo
Tel.: (11) 3538-5013
Fonte: Polícia Federal
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásNota de condolências
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásChina confirma foco de aftosa e abates na Rússia elevam alerta no mercado
-
POLÍTICA MT4 dias atrásComissão de Saúde cobra do Governo que reveja demissões e desativação de unidades do Samu em Mato Grosso
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca desenvolvimento econômico e potencialidades turísticas durante principal feira de agronegócio do Norte de MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásChico Guarnieri propõe transformar Encontro das Águas em patrimônio turístico de MT
