NACIONAL
Pé-de-Meia: pagamento da 4ª parcela começa segunda (29)
Os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia que atingiram pelo menos 80% de frequência nas aulas no mês de abril começarão a receber, na segunda-feira, 29 de junho, a quarta parcela de R$ 200. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) poderá pagar as parcelas de matrícula de 2026 e de conclusão de 2025 para estudantes que tenham informações enviadas ou corrigidas pelas redes de ensino.
Os pagamentos da quarta parcela seguem até o dia 6 de julho, de acordo com o mês de nascimento do aluno dentro dos dias úteis.
|
Mês de nascimento |
Data de pagamento |
|
Janeiro e fevereiro |
29 de junho |
|
Março e abril |
30 de junho |
|
Maio e junho |
1º de julho |
|
Julho e agosto |
2 de julho |
|
Setembro e outubro |
3 de julho |
|
Novembro e dezembro |
6 de julho |
Condições – O Pé-de-Meia beneficia estudantes matriculados nas redes públicas de ensino que atendem aos seguintes critérios:
- Ter entre 14 e 24 anos no ensino médio regular ou entre 19 e 24 anos na educação de jovens e adultos (EJA);
- Integrar uma família inscrita no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;
- Manter frequência escolar mínima de 80% nas aulas.
Dúvidas – Estudantes, responsáveis e gestores escolares podem tirar dúvidas sobre o programa por meio da página de Perguntas Frequentes sobre o Pé-de-Meia, que reúne orientações detalhadas sobre o funcionamento do programa, incluindo critérios para participar, formas de consultar o benefício, calendário de pagamentos, perguntas frequentes e passo a passo sobre a liberação de movimentação da conta para menores de idade.
Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia tem como objetivo democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de garantir mais inclusão social por meio da educação, estimulando a mobilidade social. Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante do ensino regular recebe R$ 200 mensais, que podem ser sacados a qualquer momento. No caso da educação de jovens e adultos (EJA), ao comprovar a matrícula, o estudante recebe R$ 200 e, pela frequência, mais R$ 225 mensais, ambos disponíveis para saque.
O beneficiário do Pé-de-Meia ainda recebe R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que só pode ser retirado da poupança após a formatura no ensino médio. Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno.
Desde 2024, o programa alcançou 7,2 milhões de estudantes em todo o Brasil. Neste ano, continua a beneficiar estudantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Para 2026, o MEC verificará se o jovem pode participar do programa a partir dos dados do CadÚnico, que poderão ser incluídos até a data-base de 7 de agosto de 2026. Ou seja, estudantes cujas famílias estejam cadastradas até essa data com a renda de até meio salário mínimo por pessoa, com CPF regular e que atendam aos demais critérios serão automaticamente incluídos no programa neste novo ano. Vale destacar que a atualização do CadÚnico tem validade de 24 meses.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Sétimo PREVBarco do INSS é inaugurado em Belém do Pará
Comunidades ribeirinhas do Pará e Amapá serão beneficiadas com o atendimento da sétima unidade flutuante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inaugurada na manhã desta sexta-feira (26), no Terminal Hidroviário de Belém (PA). “Esta entrega se reveste de uma importância muito grande. Ela representa a implantação de uma política de inclusão, de redução das desigualdades e de atendimento a esse Brasil profundo, tão necessitado. O PREVBarco está pronto para começar a trabalhar e atender a essas pessoas”, destacou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que esteve na capital paraense para receber o PREVBarco Belém II, junto a presidente do INSS, Ana Cristina Silveira.
A Agência da Previdência Social Móvel Flutuante fará rota de atendimento pelos municípios de Breves, Anajás, Afuá, Chaves e Gurupá, no Pará. Além dessas localidades do arquipélago marajoara, o PREVBarco navegará até Cutias, Jarilândia e ao distrito de Bailique, na capital Macapá (AP). A primeira viagem de atendimento está prevista para meados de julho.
“Hoje é um dia emocionante para nós que trabalhamos no INSS e para as pessoas que serão atendidas. O barco representa a presença da Previdência Social em nossos rios da Amazônia, levando cidadania, dignidade e direitos a populações que historicamente enfrentaram barreiras de acesso”, pontuou Ana Cristina Silveira.
O PREVBarco, nomeado como Belém II, funcionará com os mesmos serviços de uma agência física do INSS, inclusive com uma sala para atendimento do Serviço Social e duas salas para a Perícia Médica Federal. Em média, a capacidade é de 230 atendimentos por dia, realizados por uma equipe que totaliza 10 servidores e nove tripulantes.
Somente em 2025, os PREVBarcos atenderam cerca de 115 mil pessoas em mais de 100 municípios do norte do Brasil. Foram analisados quase 46 mil requerimentos de benefícios, além de 73 milhões de reais injetados na economia da região. As populações rurais, indígenas, quilombolas, extrativistas e de pescadores desta região passam a receber em suas próprias comunidades a presença do INSS.
Também participaram do evento de inauguração o superintendente regional Norte/Centro-Oeste, Iracemo Coelho, e o gerente do PREVBarco, Rodolfo Lima.
-
ESPORTES6 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop3 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL4 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
ECONOMIA4 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



