NACIONAL

Pé-de-Meia: pagamento da 4ª parcela começa segunda (29)

Os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia que atingiram pelo menos 80% de frequência nas aulas no mês de abril começarão a receber, na segunda-feira, 29 de junho, a quarta parcela de R$ 200. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) poderá pagar as parcelas de matrícula de 2026 e de conclusão de 2025 para estudantes que tenham informações enviadas ou corrigidas pelas redes de ensino.  

Os pagamentos da quarta parcela seguem até o dia 6 de julho, de acordo com o mês de nascimento do aluno dentro dos dias úteis. 

Mês de nascimento 

Data de pagamento 

Janeiro e fevereiro 

29 de junho 

Março e abril 

30 de junho 

Maio e junho 

1º de julho 

Julho e agosto 

2 de julho 

Setembro e outubro 

3 de julho 

Novembro e dezembro 

6 de julho 

Condições – O Pé-de-Meia beneficia estudantes matriculados nas redes públicas de ensino que atendem aos seguintes critérios:    

  • Ter entre 14 e 24 anos no ensino médio regular ou entre 19 e 24 anos na educação de jovens e adultos (EJA);    
  • Integrar uma família inscrita no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;    
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;    
  • Manter frequência escolar mínima de 80% nas aulas.    
Leia Também:  Em posse do novo diretor-geral da Antaq, ministro reforça o papel da agência reguladora

Dúvidas – Estudantes, responsáveis e gestores escolares podem tirar dúvidas sobre o programa por meio da página de Perguntas Frequentes sobre o Pé-de-Meia, que reúne orientações detalhadas sobre o funcionamento do programa, incluindo critérios para participar, formas de consultar o benefício, calendário de pagamentos, perguntas frequentes e passo a passo sobre a liberação de movimentação da conta para menores de idade. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia tem como objetivo democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de garantir mais inclusão social por meio da educação, estimulando a mobilidade social. Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante do ensino regular recebe R$ 200 mensais, que podem ser sacados a qualquer momento. No caso da educação de jovens e adultos (EJA), ao comprovar a matrícula, o estudante recebe R$ 200 e, pela frequência, mais R$ 225 mensais, ambos disponíveis para saque. 

O beneficiário do Pé-de-Meia ainda recebe R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que só pode ser retirado da poupança após a formatura no ensino médio. Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno. 

Leia Também:  Ministério do Turismo e ONU lançam consulta pública para identificar soluções para o turismo responsável e consciente e para a ação climática

Desde 2024, o programa alcançou 7,2 milhões de estudantes em todo o Brasil. Neste ano, continua a beneficiar estudantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Para 2026, o MEC verificará se o jovem pode participar do programa a partir dos dados do CadÚnico, que poderão ser incluídos até a data-base de 7 de agosto de 2026. Ou seja, estudantes cujas famílias estejam cadastradas até essa data com a renda de até meio salário mínimo por pessoa, com CPF regular e que atendam aos demais critérios serão automaticamente incluídos no programa neste novo ano. Vale destacar que a atualização do CadÚnico tem validade de 24 meses. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Sétimo PREVBarco do INSS é inaugurado em Belém do Pará

Imagem Podcast
🔊 Previdência Social no Ar – Escute ou baixe o boletim de rádio referente a esta matéria.

Comunidades ribeirinhas do Pará e Amapá serão beneficiadas com o atendimento da sétima unidade flutuante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inaugurada na manhã desta sexta-feira (26), no Terminal Hidroviário de Belém (PA). “Esta entrega se reveste de uma importância muito grande. Ela representa a implantação de uma política de inclusão, de redução das desigualdades e de atendimento a esse Brasil profundo, tão necessitado. O PREVBarco está pronto para começar a trabalhar e atender a essas pessoas”, destacou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que esteve na capital paraense para receber o PREVBarco Belém II, junto a presidente do INSS, Ana Cristina Silveira.

A Agência da Previdência Social Móvel Flutuante fará rota de atendimento pelos municípios de Breves, Anajás, Afuá, Chaves e Gurupá, no Pará. Além dessas localidades do arquipélago marajoara, o PREVBarco navegará até Cutias, Jarilândia e ao distrito de Bailique, na capital Macapá (AP). A primeira viagem de atendimento está prevista para meados de julho.

­
­Foto: Edson Leal/MPS
Leia Também:  Novo Desconto Social já beneficia mais de 4,1 milhões de famílias no Brasil

“Hoje é um dia emocionante para nós que trabalhamos no INSS e para as pessoas que serão atendidas. O barco representa a presença da Previdência Social em nossos rios da Amazônia, levando cidadania, dignidade e direitos a populações que historicamente enfrentaram barreiras de acesso”, pontuou Ana Cristina Silveira.

O PREVBarco, nomeado como Belém II, funcionará com os mesmos serviços de uma agência física do INSS, inclusive com uma sala para atendimento do Serviço Social e duas salas para a Perícia Médica Federal. Em média, a capacidade é de 230 atendimentos por dia, realizados por uma equipe que totaliza 10 servidores e nove tripulantes.

­­
Foto: Roneymar Alves/INSS­­

Somente em 2025, os PREVBarcos atenderam cerca de 115 mil pessoas em mais de 100 municípios do norte do Brasil. Foram analisados quase 46 mil requerimentos de benefícios, além de 73 milhões de reais injetados na economia da região. As populações rurais, indígenas, quilombolas, extrativistas e de pescadores desta região passam a receber em suas próprias comunidades a presença do INSS.

Leia Também:  G20: Declaração de Líderes consagra turismo como vetor estratégico para investimento, conectividade e inclusão social

Também participaram do evento de inauguração o superintendente regional Norte/Centro-Oeste, Iracemo Coelho, e o gerente do PREVBarco, Rodolfo Lima.

Texto: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Fonte: Ministério da Previdência Social

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA