NACIONAL

Operação combate fraudes em benefícios previdenciários em Goiás

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, nesta quinta-feira (31), a Operação Reativação, com o objetivo de combater fraudes envolvendo irregularidades em recebimentos de benefícios previdenciários reativados indevidamente no estado de Goiás. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um investigado, em Goiânia (GO), que teria recebido, em uma única conta bancária, o valor referente a pelo menos três desses benefícios.

As investigações tiveram início por meio de levantamento feito pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) e encaminhado à Polícia Federal, que apontava a reativação indevida de benefícios previdenciários, antes cessados ou suspensos, bem como o recebimento fraudulento de valores retroativos.

De acordo com a CGINP, o prejuízo estimado com base nos três benefícios analisados é de aproximadamente R$ 216 mil.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Leia Também:  Ministro da Previdência Social participa de Fórum das Assessorias Especiais de Controle Interno

Fonte: Ministério da Previdência Social

Propaganda

NACIONAL

MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente

O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.  

Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.  

Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.  

O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.   

Passo a passo para usar a plataforma:  

Leia Também:  Ministério da Previdência Social promove diálogo sobre envelhecimento e direitos da pessoa idosa

• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;   

• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;   

• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante;  • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.   

Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre. 

As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica. 

Leia Também:  Ministro Silvio Costa discute investimentos com bancada do Norte e detalha programa de infraestrutura aeroportuária na Amazônia

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA