NACIONAL

MPor e Embraer discutem Fnac e impactos da Reforma Tributária em agenda do setor aéreo

Publicados

em

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Embraer consolidaram, nesta quarta-feira (10), uma agenda conjunta voltada ao fortalecimento da aviação brasileira e ao desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional. O ministro Silvio Costa Filho reuniu-se com Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer S.A., para discutir medidas estratégicas que ampliem a competitividade do setor e estimulem a expansão da aviação comercial e regional no país.

A reunião tratou de temas como o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e os impactos da Reforma Tributária no segmento. As autoridades discutiram melhorias no ambiente regulatório e instrumentos que incentivem investimentos e fortaleçam a presença da indústria aeronáutica nacional no mercado global. O secretário executivo do MPor, Tomé Barros Monteiro de Franca, e o secretário nacional da Aviação Civil, Daniel Ramos Longo, também participaram do encontro.

Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância da parceria estratégica com a Embraer para o desenvolvimento do setor aéreo. “O Brasil tem uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e nosso papel, como governo, é criar condições para que essa indústria continue crescendo, inovando e ampliando a aviação regional. Trabalhar ao lado da Embraer é fundamental para garantir um setor mais competitivo, moderno e acessível à população”, afirmou.

Leia Também:  Ministério do Turismo lança guia para atendimento a turistas neurodivergentes

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, ressaltou o alinhamento da empresa com as políticas públicas conduzidas pelo MPor. “A Embraer está comprometida com o fortalecimento da aviação brasileira. A parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos é essencial para avançarmos em inovação, sustentabilidade e na ampliação da conectividade aérea, sempre com foco no desenvolvimento econômico e social do país”, destacou.

O encontro também tratou do avanço do programa de mobilidade aérea da Eve Air Mobility, empresa da Embraer que recebeu aprovação do BNDES para um financiamento de cerca de R$ 200 milhões destinado ao desenvolvimento do eVTOL. Os recursos apoiarão a integração dos motores elétricos e a realização dos testes exigidos para a certificação de tipo pela Anac, reforçando o posicionamento do Brasil na mobilidade aérea sustentável e na inovação do setor.

O alinhamento entre governo, indústria e órgãos reguladores tem permitido ao MPor estruturar ações que modernizam a aviação brasileira, fortalecem a cadeia produtiva aeronáutica e estimulam o desenvolvimento de tecnologias capazes de ampliar o acesso e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Leia Também:  Ministério da Previdência Social lança Plano de Integridade 2025-2026

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Propaganda

NACIONAL

Parque Nacional de Ubajara: santuário de grutas, biodiversidade e paisagens deslumbrantes no Ceará

Publicados

em

Localizado na região noroeste do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é mais um dos vários destinos que o Brasil oferece para quem busca ecoturismo e contemplação da natureza. Abrangendo áreas dos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a unidade protege um total de 6.299 hectares de uma rica zona de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Criado em 1959, o parque destaca-se pela sua relevância ambiental e por abrigar um dos maiores patrimônios espeleológicos do país, com cavernas, grutas, fendas e outras formações subterrâneas. Situada na Serra da Ibiapaba, a unidade tem como um dos seus grandes atrativos o passeio de teleférico no tradicional bondinho, que oferece uma vista panorâmica da vegetação e dos paredões rochosos.

Para os amantes de caminhadas e de aventura ao ar livre, o parque oferece opções para diversos perfis de visitantes. O público conta com percursos como a Trilha da Samambaia, o Circuito das Cachoeiras, o Mirante do Pendurado e a Trilha Ubajara-Araticum, além da grande travessia do Parque Nacional de Ubajara. A unidade também contempla praticantes de cicloturismo, por meio da Trilha Cara Suja – Bike.

Leia Também:  MEC promove Festival Nacional de Sinalizartes

Caminhos pela região

O Parque Nacional de Ubajara também se integra à Trilha Caminhos da Ibiapaba. O itinerário conecta o norte do Piauí à região da Ibiapaba, no Ceará, tendo mais de 300 quilômetros. A rota engloba unidades de conservação, ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, bem como sítios históricos e arqueológicos, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Toda esta imponência geológica é cercada por uma expressiva riqueza natural. Por isso, o parque é palco de diversos programas de pesquisa, monitoramento e conservação da biodiversidade do bioma Caatinga, servindo de refúgio para a vida silvestre e de espaço para atividades contínuas de educação ambiental e integração comunitária.

Como chegar

A principal porta de entrada para o Parque Nacional de Ubajara é a sede administrativa na cidade de Ubajara, com acesso pela rodovia estadual CE-187 (Rodovia da Confiança). Partindo da capital do estado, Fortaleza, o trajeto rodoviário segue em direção à região da Serra da Ibiapaba.

Por se tratar de uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visita aos seus atrativos segue protocolos operacionais que garantem a segurança dos turistas e a preservação do patrimônio natural.

Leia Também:  Governo Federal anuncia R$ 6,5 milhões para modernizar os aeroportos de Santa Inês e Bacabal (MA)

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA