NACIONAL

MME promove Mutirão da Transição Energética para a COP30

O Ministério de Minas e Energia realiza, nesta segunda-feira (13), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica Onshore e Offshore e Novas Tecnologias (ABEEólica), o evento “Mutirão da Transição Energética para a COP30”. Durante todo o dia, serão debatidos temas como a expansão e resiliência de redes elétricas, mineração para a transição e circularidade, soluções da indústria de óleo e gás, acesso à energia, combustíveis sustentáveis e planejamento energético.

A assessora especial do MME, Mariana Espécie, ressaltou durante o painel de abertura a importância do evento em trazer para o debate assuntos que servirão de insumos para a consolidação de uma agenda energética ambiciosa, justa e inclusiva. “Nós teremos o dia inteiro para compartilhar diversas iniciativas que vão apoiar a presidência brasileira da COP30. Temos como base o que começamos no G20 ano passado e no BRICS este ano. Ao longo da programação, poderemos mergulhar um pouco nas principais motivações e começar esse debate entendendo que há muitos desafios pela frente e muitas boas oportunidades que poderão ser exploradas, sempre nesse esforço de tentar aproximar setor privado, governo e academia. Nós estamos conduzindo sete planos de soluções diferentes e cada um presente aqui poderá contribuir de acordo com sua área”, afirmou Espécie.

Leia Também:  Ministro Silvio Costa discute investimentos com bancada do Norte e detalha programa de infraestrutura aeroportuária na Amazônia

O diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, João Marcos Paes Leme, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com o MME e outros órgãos, com o objetivo de fazer desta a COP da implementação, aproveitando tudo o que já foi reunido até agora sobre a transição energética.

.
Foto: Tauan Alencar/MME

O painel contou também com a presença da Enviada Especial de Energia para a COP30, Elbia Gannoum, que destacou a importância de o Brasil apresentar seus avanços e fortalecer a liderança na transição energética “É o momento do Brasil levar a experiência que tem, aprender de forma global e trabalhar de forma sólida o conceito de economia de baixa emissão de carbono”, destacou.

O Mutirão da Transição Energética para a COP30 busca articular o conhecimento técnico nacional e internacional, criando um espaço de troca entre governo, especialistas e sociedade civil organizada. A iniciativa também pretende engajar o setor privado brasileiro, fundamental para viabilizar investimentos, inovação e escala, no mapeamento das principais barreiras que ainda impedem a implementação dessas soluções em larga escala.

Leia Também:  Ministério de Portos e Aeroportos defende cabotagem para reduzir preço das passagens aéreas

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Ministério do Turismo lança a nova Cartilha Parlamentar 2025/2026

O Ministério do Turismo lançou a nova versão da Cartilha Parlamentar 2025/2026, um importante instrumento que reúne orientações para deputados e senadores sobre o uso de emendas parlamentares para investimentos focados no desenvolvimento da atividade turística no país. O documento serve como um guia essencial para fortalecer a parceria entre o Executivo e o Legislativo na implementação de políticas públicas para o setor.

Acesse a cartilha clicando AQUI.

Criada para ser um guia básico para parlamentares, a publicação apresenta orientações para o aporte de recursos em diversas frentes. Entre elas, estão a execução de obras de infraestrutura turística, o apoio à realização de eventos geradores de fluxo turístico e a implementação de ações de qualificação e formação profissional. Além disso, os parlamentares podem consultar informações sobre como destinar verbas para o desenvolvimento do turismo sustentável, a criação de campanhas de marketing e a atração de investimentos.

Ao incentivar a destinação de mais recursos para o turismo, o ministério vai ampliar ainda mais os resultados que o setor vem alcançando em 2025, especialmente na geração de empregos, na atração de investimentos estrangeiros e no aumento da visibilidade do Brasil no cenário internacional.

Leia Também:  Webinário explica edital de experiências inspiradoras em ETI

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da Cartilha. “Estamos em um momento de muito destaque do turismo no Brasil. É extremamente importante que esses investimentos continuem sendo feitos, as emendas parlamentares são instrumentos que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso país.”

RECORDES – O lançamento da versão 2025/2026 da cartilha acontece em um momento de resultados históricos para o turismo brasileiro. Em 2025, o setor tem quebrado recordes sucessivos, como a marca de mais de 6,8 milhões de visitantes estrangeiros registrada já em setembro, atingindo 98,5% da meta para todo o ano.

Além disso, destinos como o Parque Nacional do Iguaçu também registraram o melhor mês de agosto de sua história, com mais de 155 mil visitantes, enquanto aeroportos como o Galeão, no Rio de Janeiro, apresentaram crescimento recorde de 26% no primeiro semestre. Esses números reforçam a importância de investimentos bem direcionados para que o setor continue crescendo de forma estruturada.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  Da história à mesa: Galinhada com Pequi encanta visitantes no Culinária Show

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA