NACIONAL
Ministra do Turismo em exercício visita voluntários na Blue Zone e participa de painéis na Green Zone
A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, esteve nesse sábado (15.11) na Blue Zone e na Green Zone da COP30, em Belém (PA), onde conversou com jovens que integram o Programa de Voluntariado da Conferência Mundial do Clima. Ana Carla percorreu os pontos de apoio e orientação ao público do evento e ouviu relatos dos voluntários sobre a experiência de recepcionar visitantes do Brasil e do mundo.
Para Ana Carla, o trabalho desenvolvido pela juventude paraense tem papel direto na percepção positiva da COP30 e no fortalecimento do turismo. “Como paraense, fico imensamente orgulhosa de ver nossos jovens acolhendo quem chega para a COP. Essa ação é fundamental para o bem-estar dos visitantes – e no turismo isso faz toda a diferença. Quem é bem recebido sempre volta”, afirmou a secretária.
O Programa de Voluntariado da COP30 oferece cerca de 4 mil vagas a moradores de Belém e da Região Metropolitana. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará, em parceria com a Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil da Presidência da República, o projeto incentiva a participação ativa da população na Conferência e contribui para a formação de novos protagonistas de um futuro sustentável, como destacou Hana Ghassan, vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual da COP30.
Antes de atuar no evento, os voluntários passaram por 120 horas de capacitação, com módulos sobre mudança do clima, turismo e comunicação intercultural. Durante a COP, eles recebem alimentação, transporte e uniforme completo. As equipes atuam em diversas frentes: orientação de deslocamentos, acessibilidade, apoio na localização de itinerários e pontos de ônibus, recepção de delegações e suporte geral ao público – funções essenciais para garantir uma experiência acolhedora e organizada aos participantes do evento.
PAINÉIS – No estande do Ministério do Turismo na Green Zone, a ministra Ana Carla Lopes acompanhou as palestras “Turismo responsável: da floresta ao oceano” e “Justiça protetiva e o futuro: estratégias interinstitucionais na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes”, moderadas pela delegada da Polícia Federal Érika Sabino.
Nesse último painel, a Secretaria de Cultura e Turismo de Belém aderiu ao Movimento Turismo que Protege, criado pelo Ministério do Turismo para reforçar a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. A iniciativa foi formalizada com a assinatura de uma carta de intenção pelas painelistas e pela ministra do Turismo em exercício.
Ana Carla Lopes também participou dos painéis “Aves, clima e turismo: como a observação de aves pode fortalecer a resiliência e a conservação da Amazônia”; “Tapajós: a porta de entrada do turismo da Amazônia” e de uma roda de conversa a respeito de conservação e geoparques.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil
A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).
Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.
Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.
“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.
“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.
A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).
Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.
No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.
A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.
ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.
A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.
Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.
A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.
A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.
ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.
O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO5 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
