NACIONAL
MEC investe em ações de inovação e empreendedorismo

O III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), que ocorreu no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), de 10 a 12 de junho, promoveu um espaço estratégico de discussões sobre as práticas inovadoras e as iniciativas empreendedoras na formação técnica. Foram três dias de apresentações e trocas de experiências que evidenciaram o compromisso do Ministério da Educação (MEC) com o fortalecimento de políticas que articulam conhecimento, transformação social e avanços tecnológicos.
No último dia de evento, esta quinta-feira (12), foram discutidos os ambientes de inovação e empreendedorismo, o futuro do trabalho e os espaços makers. O evento é um reflexo do investimento do MEC na educação profissional e tecnológica (EPT) nestas áreas.
“Nós temos ações em todo o Brasil de empreendedorismo e inovação e essas iniciativas são executadas em toda a educação profissional e tecnológica”, explicou a coordenadora–geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica, Marcela Paes.
Ainda segundo ela, o MEC por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), abriu uma chamada com o objetivo de ajudar a desenvolver novas Indicações Geográficas (IGs) no país, com o apoio dos ambientes de inovação dos Institutos Federais. “Dessa forma conseguimos auxiliar cooperativas e associações, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões”, concluiu Paes.
Assistec Inova – O MEC promove assistência técnica, via o projeto Assistec Inova, às instituições ofertantes de cursos da EPT. A iniciativa permite que os ambientes de inovação se estruturem para atender às demandas da comunidade externa, do setor produtivo e da própria instituição com foco em ações de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
Inovação – Conectando inovação e desenvolvimento nacional, a Setec já mapeou mais de 630 ambientes de inovação nas redes estaduais e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo 286 espaços makers, 218 incubadoras de empresas, 114 empresas juniores e 14 Polos de Inovação. Esses ambientes de inovação são complementares ao aprendizado adquirido em sala de aula, ampliando o conhecimento dos participantes com iniciativas práticas.
Polos – Os polos de inovação, que promovem investigação, desenvolvimento e inovação, geraram mais de R$ 226 milhões de investimento no setor produtivo entre 2023 e 2024, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), envolvendo mais de cinco mil estudantes nos projetos.
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reúne hoje 14 polos de inovação, que aceleram a transmissão de tecnologia e conhecimento e conectam o meio acadêmico às instituições de investigação e as empresas. Nos polos, os estudantes têm contato direto com o setor produtivo, aprendendo a empreender, inovar e desenvolver pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Rede Integra – Iniciativa que centraliza dados de pesquisa, inovação e parcerias de todo o Brasil. A plataforma tem como objetivo ser uma vitrine tecnológica das ações de inovação e empreendedorismo da Rede Federal para o setor produtivo, ligando professores, técnicos e estudantes ao mundo do trabalho.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação


NACIONAL
Ministério do Turismo lança a nova Cartilha Parlamentar 2025/2026

O Ministério do Turismo lançou a nova versão da Cartilha Parlamentar 2025/2026, um importante instrumento que reúne orientações para deputados e senadores sobre o uso de emendas parlamentares para investimentos focados no desenvolvimento da atividade turística no país. O documento serve como um guia essencial para fortalecer a parceria entre o Executivo e o Legislativo na implementação de políticas públicas para o setor.
Acesse a cartilha clicando AQUI.
Criada para ser um guia básico para parlamentares, a publicação apresenta orientações para o aporte de recursos em diversas frentes. Entre elas, estão a execução de obras de infraestrutura turística, o apoio à realização de eventos geradores de fluxo turístico e a implementação de ações de qualificação e formação profissional. Além disso, os parlamentares podem consultar informações sobre como destinar verbas para o desenvolvimento do turismo sustentável, a criação de campanhas de marketing e a atração de investimentos.
Ao incentivar a destinação de mais recursos para o turismo, o ministério vai ampliar ainda mais os resultados que o setor vem alcançando em 2025, especialmente na geração de empregos, na atração de investimentos estrangeiros e no aumento da visibilidade do Brasil no cenário internacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da Cartilha. “Estamos em um momento de muito destaque do turismo no Brasil. É extremamente importante que esses investimentos continuem sendo feitos, as emendas parlamentares são instrumentos que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso país.”
RECORDES – O lançamento da versão 2025/2026 da cartilha acontece em um momento de resultados históricos para o turismo brasileiro. Em 2025, o setor tem quebrado recordes sucessivos, como a marca de mais de 6,8 milhões de visitantes estrangeiros registrada já em setembro, atingindo 98,5% da meta para todo o ano.
Além disso, destinos como o Parque Nacional do Iguaçu também registraram o melhor mês de agosto de sua história, com mais de 155 mil visitantes, enquanto aeroportos como o Galeão, no Rio de Janeiro, apresentaram crescimento recorde de 26% no primeiro semestre. Esses números reforçam a importância de investimentos bem direcionados para que o setor continue crescendo de forma estruturada.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Edna Sampaio propõe políticas para órfãos do feminicídio e mulheres no mercado de trabalho
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT amplia inclusão com guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos propõe destinar 20% do Fethab à habitação popular em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite encerra atividades com resultados e experiências internacionais
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT instala Câmara Setorial Temática para enfrentar feminicídio
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado Thiago Silva participa do anúncio de construção de viadutos no Trevão e obras de infraestrutura
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
CST da Enfermagem debate direitos trabalhistas e valorização da categoria