NACIONAL

MEC divulga lista de redes elegíveis à Medalha Paulo Freire

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira, 13 de março, a lista com as redes de ensino municipais e estaduais elegíveis à Medalha Paulo Freire em 2026, referente ao Censo Escolar de 2025. Ao todo, foram admitidas três secretarias estaduais e 764 municipais. As inscrições para participar da seleção devem abrir em breve, quando as redes elegíveis poderão apontar suas experiências educacionais inovadoras voltadas à superação do analfabetismo no Brasil e à qualificação da educação de jovens e adultos (EJA). 

A medalha é uma ação estratégica do MEC que reconhece, valoriza e estimula políticas públicas educacionais nos territórios. Além da medalha, a premiação prevê a concessão de apoio financeiro às redes selecionadas no valor de R$ 200 mil por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Integrante do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Brasil com o direito à alfabetização de jovens, adultos e pessoas idosas.  

Critérios – Podem concorrer à Medalha Paulo Freire as secretarias de educação que aderiram ao Pacto EJA; registraram aumento do número de matrículas na EJA, conforme comparação entre os dados do Censo Escolar de 2024 e 2025; alcançaram pontuação no Índice de Esforço de Alfabetização (IEA) que as classifique entre as 50% melhores redes (para redes municipais); e alcançaram pontuação no Índice de Esforço de Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (IEQ) que as classifique entre as 60% melhores redes (para redes estaduais e distrital). 

Leia Também:  MEC orienta sobre uso do Novo PAR na formação de professores

As redes elegíveis podem inscrever experiências pedagógicas de EJA realizadas em espaço escolar ou comunitário, por meio do Programa Brasil Alfabetizado. A data de inscrição para concorrer à Medalha Paulo Freire será divulgada em breve no site do Ministério da Educação. 

As experiências serão avaliadas por representantes do MEC; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA); da Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec); e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Entre os critérios para avaliação das experiências estão a articulação com a continuidade dos estudos; a participação dos sujeitos da EJA e da comunidade; a formação continuada de educadores; a organização da chamada pública; as estratégias de combate à evasão; a sustentabilidade institucional; e o impacto, o monitoramento e a possibilidade de replicação da iniciativa. 

Contexto – A Medalha Paulo Freire foi criada para ajudar a combater o expressivo número de jovens, adultos e idosos não alfabetizados no país e a redução das matrículas na modalidade EJA nos últimos anos, conforme dados do Censo Escolar 2024. Por meio da implementação do Pacto EJA, instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o MEC retomou a concessão da premiação, que havia sido interrompida, com foco no incentivo à ampliação da oferta de EJA e à melhoria da qualidade das políticas de alfabetização. A iniciativa constitui-se, assim, como uma estratégia de mobilização nacional e interfederativa, estimulando os entes federados a fortalecerem suas ações de alfabetização na EJA. 

Leia Também:  Instituições federais do MEC recebem Prêmio Mulheres e Ciência

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Ministro do Turismo participa do Governo do Brasil na Rua, em João Pessoa (PB)

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participa nesta quinta-feira (23), em João Pessoa (PB), da feira de cidadania Governo do Brasil na Rua — uma iniciativa do Governo Federal que leva serviços públicos gratuitos à população e amplia o acesso a diversas políticas públicas.

O evento será realizado na ECIT Mestre Sivuca, no bairro Mangabeira, das 9h às 17h.

A abertura oficial está marcada para as 9h30 e contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, do governador Lucas Ribeiro, do prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, além de autoridades convidadas. Em seguida haverá atendimento à imprensa.

Durante a feira, a população terá acesso a diversos serviços públicos gratuitos, sem necessidade de agendamento, com a possibilidade de sair do local com demandas resolvidas.

Entre os atendimentos disponíveis estão perícias do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos e serviços de saúde, entrega de carteira para o artesão, ID Jovem, entre outros serviços.

Esta é a 13ª edição do Governo do Brasil na Rua, ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que reúne órgãos federais e parceiros locais para ampliar o acesso da população a políticas públicas.

Leia Também:  Ministério do Turismo é premiado no ColaboraGov 2025 com o Movimento Turismo que Protege

Serviço

– Evento: Governo do Brasil na Rua – João Pessoa (PB)
– Data: 23 de abril (quinta-feira)
– Abertura institucional: 9h30
– Atendimento à imprensa: após a cerimônia de abertura
– Local: ECIT Mestre Sivuca – Mangabeira
– Horário: 9h às 17h

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA