NACIONAL

Mais de 50 mil professores de MT podem solicitar a CNDB

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) entregou, de forma simbólica, mais de 1,7 mil exemplares da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e 228 vales-computadores de R$ 3 mil para professores de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro. As entregas foram feitas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a inauguração do Campus Várzea Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a posse do reitor Julio César dos Santos. No estado, mais de 50 mil professores podem solicitar a CNDB, sendo 24,9 mil em Cuiabá, e mais de 2 mil docentes são elegíveis ao voucher para a compra de computadores. 

“Cerca de 65% da aprendizagem do aluno no ensino fundamental depende de um professor. Portanto, nós precisamos ter bons professores em sala de aula, valorizar e reconhecer o seu papel. O professor faz muito mais que transmitir o conhecimento, ele é, muitas vezes, enfermeiro, psicólogo, pai, mãe… Ele cuida do jovem e da criança. Por isso, é preciso criar uma cultura de valorizar a profissão mais importante de uma nação, que é ser professor”, observou. 

Representando os docentes do estado, a professora do Campus Várzea Grande, Renata Carvalho, falou que a CNDB unifica a classe e facilita o acesso dos profissionais aos benefícios instituídos, como descontos em atividades culturais. “Antes, a gente tinha que mostrar o nosso holerite e não tinha uma identificação unificada. Essa unificação é simbólica, de um novo passo para uma união nacional dos docentes”, disse. 

Leia Também:  MEC participa de workshop sobre tecnologias digitais no PNLD

A CNDB reconhece o trabalho dos professores no país, facilitando o acesso a benefícios garantidos aos educadores das redes pública e privada, em todos os níveis e etapas da educação, como descontos em cinemas, teatros e shows. 

Além disso, a carteira pode ser usada para obter condições exclusivas em hospedagem, serviços, ferramentas pedagógicas e produtos de tecnologia, por meio do #TôComProf — uma parceria do MEC com empresas privadas para oferecer vantagens e promover a valorização da profissão docente. Atualmente, mais de 40 empresas participam da iniciativa, que permanece aberta a novas adesões. A lista com as parcerias é divulgada na página oficial do programa. A ação integra o programa Mais Professores para o Brasil.  

Agenda – A cerimônia de entrega das carteiras e de inauguração do Campus Várzea Grande faz parte de uma série de agendas que Santana cumpre nos municípios de Várzea Grande e Cuiabá (MT). Dando continuidade aos compromissos, às 11h30, o ministro e a comitiva do MEC seguirão para o campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde será realizada uma visita técnica às obras de construção do Centro de Vivências. 

Leia Também:  Wolney Queiroz: "Governo está reembolsando o que foi roubado do aposentado"

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores na educação pública; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. 

O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; entre outras ações de valorização.     

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Parque Nacional de Ubajara: santuário de grutas, biodiversidade e paisagens deslumbrantes no Ceará

Publicados

em

Localizado na região noroeste do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é mais um dos vários destinos que o Brasil oferece para quem busca ecoturismo e contemplação da natureza. Abrangendo áreas dos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a unidade protege um total de 6.299 hectares de uma rica zona de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Criado em 1959, o parque destaca-se pela sua relevância ambiental e por abrigar um dos maiores patrimônios espeleológicos do país, com cavernas, grutas, fendas e outras formações subterrâneas. Situada na Serra da Ibiapaba, a unidade tem como um dos seus grandes atrativos o passeio de teleférico no tradicional bondinho, que oferece uma vista panorâmica da vegetação e dos paredões rochosos.

Para os amantes de caminhadas e de aventura ao ar livre, o parque oferece opções para diversos perfis de visitantes. O público conta com percursos como a Trilha da Samambaia, o Circuito das Cachoeiras, o Mirante do Pendurado e a Trilha Ubajara-Araticum, além da grande travessia do Parque Nacional de Ubajara. A unidade também contempla praticantes de cicloturismo, por meio da Trilha Cara Suja – Bike.

Leia Também:  MEC debate piso salarial de profissionais da educação

Caminhos pela região

O Parque Nacional de Ubajara também se integra à Trilha Caminhos da Ibiapaba. O itinerário conecta o norte do Piauí à região da Ibiapaba, no Ceará, tendo mais de 300 quilômetros. A rota engloba unidades de conservação, ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, bem como sítios históricos e arqueológicos, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Toda esta imponência geológica é cercada por uma expressiva riqueza natural. Por isso, o parque é palco de diversos programas de pesquisa, monitoramento e conservação da biodiversidade do bioma Caatinga, servindo de refúgio para a vida silvestre e de espaço para atividades contínuas de educação ambiental e integração comunitária.

Como chegar

A principal porta de entrada para o Parque Nacional de Ubajara é a sede administrativa na cidade de Ubajara, com acesso pela rodovia estadual CE-187 (Rodovia da Confiança). Partindo da capital do estado, Fortaleza, o trajeto rodoviário segue em direção à região da Serra da Ibiapaba.

Por se tratar de uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visita aos seus atrativos segue protocolos operacionais que garantem a segurança dos turistas e a preservação do patrimônio natural.

Leia Também:  MME atualiza prazos dos Leilões de Reserva de Capacidade de 2026

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA