NACIONAL
Durante agenda com Lula em Belém (PA), ministro do Turismo destaca empenho pela atração de turistas à Amazônia
Durante visita nessa sexta-feira (03.10) a obras da COP30 em Belém (PA), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacaram as melhorias urbanas e as ações de promoção turística da capital paraense como um legado permanente da Conferência Mundial do Clima para a cidade a região amazônica como um todo.
O ministro Celso Sabino destacou o recente lançamento de campanha nacional para divulgar atrativos de Belém ao público jovem. “O governo federal lançou nessa semana uma grande campanha nacional destinada aos jovens de todo o país, que já está sendo veiculada para atrair visitantes à Amazônia, especialmente à cidade de Belém. A campanha se chama ‘Belém é a Capital Mundial do Brega’ e é estrelada pela cantora paraense Joelma, reconhecida nacionalmente. Graças ao empenho do presidente Lula e ao trabalho de toda a nossa equipe, conseguimos colocar em prática uma ação que valoriza a cultura paraense e impulsiona o turismo da região”, celebrou Sabino.
O presidente Lula defendeu empenho pela atração de turistas jovens à Amazônia e afirmou que intervenções voltadas à COP30 terão um impacto duradouro no turismo e na qualidade de vida local. “Essas obras todas vão ficar para o povo do Pará, para o povo de Belém. Se a gente melhorar a qualidade de vida do povo de Belém, isso significa aumentar a possibilidade de vir mais turista”, apontou Lula.
A visita a obras da Conferência Mundial do Clima em Belém nessa sexta-feira fez parte de uma grande agenda cumprida pelo presidente Lula nos projetos de preparação do evento na capital paraense. O objetivo é que a COP da Amazônia deixe um legado sustentável e econômico para o Brasil e, especialmente, as comunidades da região que receberá o encontro da ONU.
CAMPANHA NACIONAL – Uma nova campanha nacional do Ministério do Turismo celebra o título de “Capital Mundial do Brega” conferido a Belém pela ONU Turismo. A iniciativa foi lançada no Dia Mundial da Música, comemorado em 1º de outubro, e integra a estratégia “Conheça o Brasil” do Ministério do Turismo, que estimula o turismo doméstico e valoriza as manifestações culturais do país.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.
Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.
O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.
Passo a passo para usar a plataforma:
• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;
• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;
• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante; • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.
Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
POLICIAL5 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
ARTIGOS3 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
ARTIGOS5 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal

