NACIONAL

Chefe de Gabinete do Ministério do Turismo participa de reuniões bilaterais durante o Tourism Innovation Summit 2025

Representando o ministro Celso Sabino, a chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Janara Braga, cumpriu agendas de reuniões bilaterais durante o Tourism Innovation Summit (TIS) 2025, realizado em Sevilha, na Espanha. O evento que se encerra nesta sexta-feira (24.10) é reconhecido como o principal encontro global dedicado à inovação, tecnologia e sustentabilidade no turismo, reunindo representantes de mais de 40 países.

Ao longo do TIS 2025, Janara participou de encontros com empresários espanhóis e representantes do setor tecnológico, em que foram apresentadas novas soluções digitais voltadas ao desenvolvimento de destinos turísticos mais acessíveis, conectados e sustentáveis. As reuniões abordaram temas como inclusão de pessoas com deficiência, parcerias público-privadas e modelos colaborativos entre Brasil e Espanha para o fortalecimento da infraestrutura e da gestão turística em destinos emergentes brasileiros.

“Essas reuniões reforçam o compromisso do Brasil em construir um turismo mais acessível, inovador e conectado ao mundo. As parcerias internacionais são fundamentais para que possamos compartilhar experiências e adotar soluções tecnológicas que tornem nossos destinos mais inclusivos e sustentáveis”, destacou a chefe de gabinete.

Leia Também:  Tradição, aventura e cultura: Confira o roteiro de eventos que agitam o Brasil no mês de Setembro

Entre as propostas apresentadas, destacam-se ferramentas baseadas em inteligência artificial e realidade aumentada voltadas à melhoria da experiência dos turistas e à gestão inteligente dos destinos. As conversas também incluíram o intercâmbio de boas práticas internacionais e o estímulo à inovação aplicada ao turismo, com foco em soluções que tornem as viagens mais sustentáveis, inclusivas e personalizadas.

A participação do Ministério do Turismo no TIS reforça o compromisso do Brasil em acompanhar as tendências globais de transformação digital e fortalecer a cooperação internacional para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade do setor.

PAINEL – Mais uma experiência brasileira foi debatida no painel “Overtourism vs Smart Tourism: Turning a Threat Into Value” que discutiu como o turismo inteligente pode transformar os desafios do excesso de visitantes em oportunidades de crescimento sustentável. Foram apresentados casos de sucesso, como Foz do Iguaçu (PR) que adotou um modelo de turismo de massa qualificado, e Bonito (MS), que utiliza plataformas digitais como o “Voucher Único” para controlar o número de visitantes e proteger o meio ambiente.

Leia Também:  Operação combate fraude em benefícios assistenciais em Alagoas

A palestrante Patrícia Albanez, do Sebrae Paraná, destacou que o turismo inteligente vai muito além da tecnologia. “O turismo envolve planejamento estratégico, colaboração entre setores e protagonismo das comunidades locais”, explicou. O objetivo foi distribuir melhor os fluxos turísticos, melhorar a infraestrutura e valorizar novas experiências que descentralizem o turismo e reduzam a pressão sobre os destinos mais visitados.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Silveira recebe Arnaldo Jardim e avança na governança dos minerais críticos e estratégicos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu, nesta quarta-feira (29/10), o deputado Arnaldo Jardim, relator da proposta de Projeto de Lei 2780/2024 que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A reunião marca um avanço institucional para garantir participação ativa e articulada das esferas Executiva e Legislativa na formulação desse importante dispositivo, com foco no fortalecimento do conhecimento geológico brasileiro e da governança do setor mineral.

O encontro teve como ponto central o alinhamento dos próximos passos da PNMCE, entre os quais a instalação do primeiro Conselho Nacional de Política Mineral, etapa fundamental para estruturar a governança da política e fortalecer o papel estratégico do setor mineral no Brasil. Silveira reforçou que o país reúne todas as condições para ocupar uma posição de “celeiro global” dos minerais críticos e estratégicos, em consonância com a transição energética mundial.

“Eu tenho andado pelo mundo com o presidente Lula mostrando as potencialidades dos minerais críticos e estratégicos para desenvolver a cadeia mineral da transição e da segurança alimentar, sempre levando em consideração a soberania nacional. Os minerais são dos brasileiros e devem ser produzidos com toda sua a cadeia a favor da melhoria da qualidade de vida da população”, disse Silveira ao lembrar que o Brasil tem reservas geológicas relevantes, matriz energética limpa e oferece estabilidade institucional no âmbito do setor mineral.

Leia Também:  Governo apresenta ao STF acordo interinstitucional para ressarcir vítimas de fraudes no INSS

Durante a reunião, foram tratados temas como a definição de critérios para classificação dos minerais críticos/estratégicos, o desenho institucional que garantirá cooperação entre Governo Federal, Legislativo, estados, municípios e setor privado. Também esteve em pauta os instrumentos de fomento, desde os regulatórios até os fiscais e financeiros, para gerar previsibilidade e atrair investimentos. No âmbito da governança, está prevista a criação do Conselho de Minerais Críticos e Estratégicos (CMCE), responsável por formular diretrizes para o desenvolvimento da cadeia produtiva desses minerais e acompanhar a implementação da política e definir parcerias estratégicas nacionais e internacionais.

O deputado Arnaldo Jardim destacou que o relatório em elaboração busca convergência entre as cadeias produtivas, a pesquisa mineral, o beneficiamento e a agregação de valor em território nacional.

“Nós estamos falando daquilo que vai significar diminuir a dependência de importação de fertilizantes daquilo que é a possibilidade do Brasil na corrida tecnológica da inteligência artificial, de data center, de usar os minerais, não para vendê-los para fora, mas beneficiá-los aqui e mudar o padrão”, disse.

Com este alinhamento entre Executivo e Legislativo, o MME avança na elaboração de uma política capaz de dar ao Brasil segurança jurídica, governança e velocidade de implementação, preparando o país para elevar sua participação nas cadeias globais de minerais que serão essenciais nas próximas décadas. A expectativa é que o relatório final da PNMCE seja concluído em breve e apresente um cronograma claro de implementação, com metas de curto e médio prazo para mineração, beneficiamento e industrialização de minerais críticos e estratégicos.

Leia Também:  PRT em Ação leva orientações técnicas sobre regionalização do turismo a municípios de Rondônia

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA