MINISTÉRIO PÚBLICO MT
Com apoio do MP, Mostra Estudantil de Arte 2025 premia estudantes
Com apoio do Ministério Público de Mato Grosso, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher – Rede de Frente – celebrou a Mostra Estudantil de Arte 2025. O evento, realizado no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Barra do Garças (município localizado a 517 km de Cuiabá), foi marcado pelo reconhecimento à criatividade e ao engajamento de estudantes das redes pública e privada de ensino dos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
A cerimônia, realizada na terça-feira, 24 de junho, premiou os autores dos vídeos vencedores que melhor abordaram o tema “A história dos direitos conquistados pelas mulheres e seus desafios atuais”. Os trabalhos foram inscritos em oito categorias, do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, além de uma categoria especial voltada à participação da APAE de Barra do Garças. O projeto envolveu 14 escolas e contou com a inscrição de 55 vídeos.
O evento contou com apresentação musical da cantora Simone Matos, que encantou o público com interpretações sensíveis de canções como Maria Maria e Triste, Louca ou Má, emocionando a todos no encerramento com a canção Para todas as mulheres.
As produções, criadas de forma coletiva pelos estudantes, passaram por um processo de avaliação técnica e popular. A comissão julgadora foi composta por representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, representado pela promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David, integrante da Rede de Frente.
“A Mostra Estudantil de Arte 2025 faz parte do Eixo V, voltado à Prevenção e Sensibilização Social, do projeto da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra as Mulheres de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, e reafirma seu papel como ferramenta de educação transformadora e de enfrentamento à violência de gênero, promovendo o debate nas escolas e estimulando a reflexão crítica desde a infância e adolescência”, destacou a promotora de Justiça.
Realizada anualmente desde 2013, a Mostra Estudantil de Arte é uma das mais relevantes iniciativas da Rede de Frente, contribuindo para sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar em torno dos direitos humanos e da igualdade de gênero.
Cada categoria vencedora recebeu uma premiação de R$ 4.100,00, valor dividido entre estudantes, professores responsáveis, diretores e a instituição de ensino — um incentivo ao engajamento coletivo e à valorização da educação como instrumento de transformação social.
À medida que os troféus eram entregues, a euforia e a emoção tomaram conta do espaço. Em meio a aplausos e sorrisos, o destaque da noite ficou por conta da Escola Estadual Senador Filinto Müller, que se consagrou vencedora em diversas categorias, revelando o envolvimento e a dedicação da professora Kleide Araujo Lima, a mais premiada entre os docentes participantes.
Além da premiação, foram sorteados 12 brindes entre os estudantes participantes, incluindo itens como bicicleta, computador, Kindle, smartwatch e equipamentos esportivos e artísticos. Os sorteios foram realizados ao vivo durante o evento, com inscrições feitas por meio de formulário online.
Fonte: Ministério Público MT – MT
MINISTÉRIO PÚBLICO MT
Casal é condenado a 14 anos de reclusão por homicídio em Cuiabá
O Tribunal do Júri de Cuiabá condenou, na quinta-feira (2), Carolyne Beatriz da Silva e Roneclei José Mendes a 14 anos de reclusão cada um, pelo homicídio qualificado de Wesley Pinho Nardes. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e reconheceu que o crime foi cometido por motivo torpe e mediante dissimulação e emboscada. Atuou em plenário o promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins. Conforme a sentença, a pena deverá ser cumprida em regime inicial fechado. O juiz presidente do Tribunal do Júri também determinou a execução imediata da pena e a expedição dos mandados de prisão dos condenados. De acordo com a denúncia do MPMT, o crime aconteceu em novembro de 2020, nas proximidades da BR-364, no Distrito Industrial, em Cuiabá. As investigações apontaram que os denunciados agiram de forma premeditada e utilizaram arma de fogo para matar a vítima. Segundo apurado, Carolyne manteve um relacionamento amoroso conturbado com Wesley. Após retomar a convivência com Roneclei, pai de seus dois filhos, o casal passou a arquitetar a morte da vítima, motivado por sentimentos de vingança decorrentes dos conflitos existentes entre Carolyne e o ex-companheiro.Conforme a denúncia, Carolyne entrou em contato com Wesley e o convenceu a encontrá-la, simulando uma reaproximação. Em seguida, conduziu a vítima de motocicleta até um local ermo às margens da rodovia, onde Roneclei já aguardava. No local, Wesley foi surpreendido pela emboscada e atingido por disparos de arma de fogo, morrendo em decorrência dos ferimentos. O corpo foi encontrado dois dias depois, às margens da BR-364.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
CUIABÁ4 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
SAÚDE5 dias atrásDr. José Curvo abre agenda exclusiva em Cuiabá para avaliações e procedimentos estéticos nos dias 9 e 10 de julho
-
NACIONAL5 dias atrásBrasil reconhece, por lei, a Rota Turística das Cidades Coloniais Alagoanas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTRE multa Pedro Taques em R$ 10 mil por impulsionar conteúdo contra Mauro Mendes nas redes sociais
-
PICANTES6 dias atrásSabrina Sato e Nicolas Prattes revelam sexo do bebê e emocionam familiares: ‘Mágico’
